Bom dia!
A Semana Santa não começou nada bem para um dos edifícios mais icônicos da história do cristianismo. A Catedral de Notre-Dame, em Paris, passou pelo momento mais crítico de sua quase milenar história nesta segunda-feira (15): a igreja sofreu um incêndio de grandes proporções, que destruiu o seu pináculo central, conhecido como “a Flecha”, e o telhado. A estrutura principal resistiu às chamas e o interior ficou relativamente preservado.
Imagem do dia
O “amigo do amigo do meu pai” sabe lidar com a liberdade de imprensa?
Na sexta (12), uma reportagem da revista Crusoé apontou que o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Dias Toffoli, é o “amigo do amigo do meu pai” na planilha da Odebrecht. Mal terminou o fim de semana e nesta segunda um dos ministros da corte, Alexandre de Moraes, atendeu a um pedido de investigação do próprio Toffoli e ordenou que a revista e o site a ela ligado, O Antagonista, retirassem imediatamente do ar a reportagem – leia a decisão na íntegra. A primeira multa, de R$ 100 mil, já foi aplicada, embora os veículos tenham cumprido a ordem imediatamente.
A CPI da Lava Toga, quem sabe, pode ressurgir das cinzas depois dessa investida autoritária do STF. Já a Associação Nacional de Jornais (ANJ), a Associação Nacional de Editores de Revistas (Aner) e a Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) protestaram contra a decisão. A Gazeta do Povo trata do assunto no editorial desta terça (16), em que defende a necessidade da liberdade de crônica em casos como o do ministro:
No contexto das grandes operações contra a corrupção, já houve notícias muito mais desabonadoras sobre agentes públicos divulgadas pela imprensa. Aliás, basta lembrar que já tivemos a divulgação de denúncias de corrupção contra um presidente da República, no exercício do mandato, e nenhum tribunal cogitou tirá-las do ar. Não faria sentido alterar esse entendimento tradicional apenas porque se trata do presidente do STF – ao contrário, seria dar a ele um privilégio imoral e antirrepublicano.
A força do hábito
Quem ainda tinha esperança de que Jair Bolsonaro (PSL) tivesse algum apreço pelo liberalismo econômico, não precisa ter mais. O presidente deu uma segurada no reajuste do preço anunciado pela Petrobras para o diesel na quinta-feira (11). O movimento não é de todo surpreendente: Fernanda Trisotto está aqui para não nos deixar esquecer de outras cinco vezes em que Bolsonaro mostrou que por trás daquele discurso liberal existe um coraçãozinho estatizante.
- O governo anunciou nesta segunda que o salário mínimo não terá ganho real nos próximos anos: o reajuste seguirá apenas a inflação. Servidores públicos federais – exceto militares – também não terão reajuste e concursos públicos não serão realizados no próximo ano. Tudo para conter os gastos públicos: ainda assim, o Brasil não deve sair do vermelho durante o mandato de Bolsonaro. Entenda mais nas matérias de Fernando Jasper e Jéssica Sant’Ana.
A Gazeta do Povo entrevistou a ativista antipopulista e cientista política Gloria Álvarez, candidata à presidência da Guatemala. Na conversa com Helen Mendes, ela explicou por que o cenário latino-americano é desalentador para os liberais:
O que me preocupa é que a direita, quando governa, governa de maneira mercantilista, e não com o livre mercado. (...) Oligopólios, que venderam a ideia de livre mercado mas fizeram privatizações para eles e seus amigos. E sempre com protecionismo, tarifas e mercados restringidos. (...) As oligarquias criam ressentimento para as pessoas pobres. E o problema é que quando as pessoas pobres se cansam, elas vão para um messias populista, como um Chávez, ou um Lula ou um Evo Morales. E o problema é que quando esses socialistas governam, não acabam com a corrupção das oligarquias, mas sim formam eles mesmos oligarquias e levam a corrupção a outro nível. (...) E quando esse modelo colapsa, as pessoas então se voltam para a extrema-direita. E quando a extrema-direita cria oligarquias, com protecionismos, e os pobres se cansam, eles se voltam ao messias socialista. E assim vivemos neste continente; nos queixamos dos governos, dizemos que nos roubam e que são corruptos, mas queremos que o governo controle tudo. E um governo que controla tudo rouba tudo.
E ainda
- Dois deputados federais pelo Paraná estão dividindo suas atenções entre o mandato em Brasília e um novo desafio nas urnas. Um quer a prefeitura de Curitiba; o outro, a de Londrina. Quem conta é João Frey.
- Dá para ter critérios objetivos sobre quais são os clubes realmente grandes do futebol brasileiro? A Gazeta do Povo elaborou um sistema de pontuação dos títulos e conquistas de cada time nos últimos 10 anos e bateu o martelo: tá na hora de saber quais são os maiores clubes do Brasil.
Tenha uma ótima terça-feira!