Bom dia!
A Semana Santa não começou nada bem para um dos edifícios mais icônicos da história do cristianismo. A Catedral de Notre-Dame, em Paris, passou pelo momento mais crítico de sua quase milenar história nesta segunda-feira (15): a igreja sofreu um incêndio de grandes proporções, que destruiu o seu pináculo central, conhecido como “a Flecha”, e o telhado. A estrutura principal resistiu às chamas e o interior ficou relativamente preservado.
Imagem do dia
O “amigo do amigo do meu pai” sabe lidar com a liberdade de imprensa?
Na sexta (12), uma reportagem da revista Crusoé apontou que o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Dias Toffoli, é o “amigo do amigo do meu pai” na planilha da Odebrecht. Mal terminou o fim de semana e nesta segunda um dos ministros da corte, Alexandre de Moraes, atendeu a um pedido de investigação do próprio Toffoli e ordenou que a revista e o site a ela ligado, O Antagonista, retirassem imediatamente do ar a reportagem – leia a decisão na íntegra. A primeira multa, de R$ 100 mil, já foi aplicada, embora os veículos tenham cumprido a ordem imediatamente.
A CPI da Lava Toga, quem sabe, pode ressurgir das cinzas depois dessa investida autoritária do STF. Já a Associação Nacional de Jornais (ANJ), a Associação Nacional de Editores de Revistas (Aner) e a Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) protestaram contra a decisão. A Gazeta do Povo trata do assunto no editorial desta terça (16), em que defende a necessidade da liberdade de crônica em casos como o do ministro:
No contexto das grandes operações contra a corrupção, já houve notícias muito mais desabonadoras sobre agentes públicos divulgadas pela imprensa. Aliás, basta lembrar que já tivemos a divulgação de denúncias de corrupção contra um presidente da República, no exercício do mandato, e nenhum tribunal cogitou tirá-las do ar. Não faria sentido alterar esse entendimento tradicional apenas porque se trata do presidente do STF – ao contrário, seria dar a ele um privilégio imoral e antirrepublicano.
A força do hábito
Quem ainda tinha esperança de que Jair Bolsonaro (PSL) tivesse algum apreço pelo liberalismo econômico, não precisa ter mais. O presidente deu uma segurada no reajuste do preço anunciado pela Petrobras para o diesel na quinta-feira (11). O movimento não é de todo surpreendente: Fernanda Trisotto está aqui para não nos deixar esquecer de outras cinco vezes em que Bolsonaro mostrou que por trás daquele discurso liberal existe um coraçãozinho estatizante.
- O governo anunciou nesta segunda que o salário mínimo não terá ganho real nos próximos anos: o reajuste seguirá apenas a inflação. Servidores públicos federais – exceto militares – também não terão reajuste e concursos públicos não serão realizados no próximo ano. Tudo para conter os gastos públicos: ainda assim, o Brasil não deve sair do vermelho durante o mandato de Bolsonaro. Entenda mais nas matérias de Fernando Jasper e Jéssica Sant’Ana.
A Gazeta do Povo entrevistou a ativista antipopulista e cientista política Gloria Álvarez, candidata à presidência da Guatemala. Na conversa com Helen Mendes, ela explicou por que o cenário latino-americano é desalentador para os liberais:
O que me preocupa é que a direita, quando governa, governa de maneira mercantilista, e não com o livre mercado. (...) Oligopólios, que venderam a ideia de livre mercado mas fizeram privatizações para eles e seus amigos. E sempre com protecionismo, tarifas e mercados restringidos. (...) As oligarquias criam ressentimento para as pessoas pobres. E o problema é que quando as pessoas pobres se cansam, elas vão para um messias populista, como um Chávez, ou um Lula ou um Evo Morales. E o problema é que quando esses socialistas governam, não acabam com a corrupção das oligarquias, mas sim formam eles mesmos oligarquias e levam a corrupção a outro nível. (...) E quando esse modelo colapsa, as pessoas então se voltam para a extrema-direita. E quando a extrema-direita cria oligarquias, com protecionismos, e os pobres se cansam, eles se voltam ao messias socialista. E assim vivemos neste continente; nos queixamos dos governos, dizemos que nos roubam e que são corruptos, mas queremos que o governo controle tudo. E um governo que controla tudo rouba tudo.
E ainda
- Dois deputados federais pelo Paraná estão dividindo suas atenções entre o mandato em Brasília e um novo desafio nas urnas. Um quer a prefeitura de Curitiba; o outro, a de Londrina. Quem conta é João Frey.
- Dá para ter critérios objetivos sobre quais são os clubes realmente grandes do futebol brasileiro? A Gazeta do Povo elaborou um sistema de pontuação dos títulos e conquistas de cada time nos últimos 10 anos e bateu o martelo: tá na hora de saber quais são os maiores clubes do Brasil.
Tenha uma ótima terça-feira!
Eleição sem Lula ou Bolsonaro deve fortalecer partidos do Centrão em 2026
Saiba quais são as cinco crises internacionais que Lula pode causar na presidência do Brics
Elon Musk está criando uma cidade própria para abrigar seus funcionários no Texas
CEO da moda acusado de tráfico sexual expõe a decadência da elite americana