Ala do governo apoia projeto do Centrão para regulamentar redes sociais| Foto: dlxmedia.hu/Unsplash
Ouça este conteúdo

Esse conteúdo faz parte da newsletter Bom Dia, enviada por e-mail todas as manhãs para que você comece o dia bem informado. Quer recebê-la em primeira mão e sem nenhum custo? É só deixar seu e-mail abaixo:

CARREGANDO :)
Infográficos Gazeta do Povo[Clique para ampliar]

Após fracassar no esforço de aprovar o PL das Fake News, o governo Lula parte para uma nova tentativa de ampliar a regulamentação das redes sociais. A aposta agora é em um projeto apresentado no fim do ano passado por deputados do Centrão. A proposta traz vários pontos em comum com o PL das Fake News, gerando risco de censura. Conheça os detalhes do texto.

Publicidade

Liberdade de expressão sob análise. Membros da Comissão Interamericana de Direitos Humanos estão no Brasil para avaliar a situação da liberdade de expressão no país. Quem lidera a comitiva é o advogado colombiano Pedro Vaca, relator de casos de censura. Saiba quem é ele.

Opinião da Gazeta

Uma visita crucial para a liberdade de expressão no Brasil. A situação catastrófica da liberdade de expressão no Brasil pode finalmente ganhar a repercussão internacional que tem faltado até agora. Veja um trecho da opinião da Gazeta:

Que Vaca Villareal tenha a disposição de ouvir com verdadeira abertura os relatos sobre nossa mistura de O Processo, 1984 e Fahrenheit 451; a honestidade intelectual de perceber quão maltratada tem sido a liberdade de expressão no Brasil.

Leia o editorial na íntegra

Política, Economia e Mundo

Motta incomoda o governo. Além de fazer alguns acenos à oposição, o novo presidente da Câmara, Hugo Motta, mandou recados ao governo. Essas atitudes já incomodam a base de Lula.

Publicidade

Oposição cobra explicações. A deputada Sílvia Waiãpi protocolou pedidos de explicações ao governo sobre a licitação vencida por uma empresa suspeita e sobre privilégios aos criminosos Marcola e Fernandinho Beira-Mar.

Giro pelo mundo. Acatando sugestão de Donald Trump, Israel deu um ultimato ao Hamas para libertação de reféns. Para diminuir a desvantagem na disputa com a China, Trump mira "terras raras" da Ucrânia.

O que mais você precisa saber hoje

Cotas, MST, indígenas. A ascensão do identitarismo no Theatro Municipal de São Paulo

EUA. Uma surpresa a cada dia: como as decisões de Trump mexem com a economia mundial

Falta de transparência. Grupos terroristas receberam milhões da Usaid, aponta relatório

Publicidade

Paraná. Filiação de Cristina Graeml ao Podemos mexe no xadrez eleitoral para 2026

Colunas e artigos

Vencedores e derrotados no Congresso. Câmara e Senado trabalham sob o comando dos seus novos presidentes. O artigo de Roberto Queiroga mostra quem venceu e quem perdeu nessa nova configuração.

Marcio Antonio Campos diz por que a Canção Nova é a grande derrotada, aconteça o que acontecer na Justiça.

Luciano Trigo destaca uma jogada de mestre de Trump na Ucrânia.

Para inspirar e alegrar

Menos política, mais humor. Os comerciais do Super Bowl do último domingo mudaram a tônica em relação aos anos anteriores. A política e as mensagens woke deram lugar ao humor e à nostalgia.

Publicidade