Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
E mais: Câmara analisa prisão de Chiquinho Brazão

Novo Código Civil pode dar direitos a amantes. A ida de Bolsonaro à Embaixada da Hungria. Macron vem ao Brasil

Flávio Tartuce, um dos relatores da proposta do anteprojeto na Comissão de Juristas, já se mostrou favorável à ideia de que amantes tenham os mesmos direitos dos cônjuges. (Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado)

Ouça este conteúdo

Esse conteúdo faz parte da newsletter Bom Dia, enviada por e-mail todas as manhãs para que você comece o dia bem informado. Quer recebê-la em primeira mão e sem nenhum custo? É só deixar seu e-mail abaixo:

O último relatório para a elaboração do anteprojeto do novo Código Civil prevê mudanças que podem dar direitos a amantes. Entre eles estão até benefícios previdenciários. A sugestão também pode facilitar o reconhecimento de uniões estáveis de relações incestuosas. Saiba mais.

Vídeo. O jornal The New York Times divulgou imagens de câmeras de segurança mostrando que Jair Bolsonaro ficou dois dias na Embaixada da Hungria no Brasil em fevereiro. Segundo o jornal, a estadia ocorreu depois de uma operação da Polícia Federal que apreendeu o passaporte do ex-presidente.

Repercussão. Após a divulgação das imagens, o Itamaraty convocou o embaixador da Hungria no Brasil, Miklós Halmai, para prestar esclarecimentos. Já a PF vai investigar se Bolsonaro tinha a intenção de pedir asilo político diante dos inquéritos a que responde no Brasil. Veja como o vídeo repercutiu entre aliados do ex-presidente.

Política, Economia e Mundo

Caso Marielle Franco. A CCJ da Câmara vai analisar, hoje, a prisão do deputado Chiquinho Brazão. Ele é acusado de ser um dos mandantes do assassinato da vereadora Marielle Franco e do motorista Anderson Gomes. Entenda por que o trâmite é necessário.

Tour pelo Brasil. O presidente da França, Emmanuel Macron, chega hoje ao Brasil. Na pauta da agenda bilateral com Lula devem estar temas como a "economia verde" e a biodiversidade. O acordo entre o Mercosul e a União Europeia, porém, deve ficar de fora.

Giro pelo mundo. O Conselho de Segurança da ONU aprovou um cessar-fogo em Gaza, mas Israel afirma que não vai cumprir a resolução. Sete países da América Latina divulgaram um comunicado em que demonstram "profunda preocupação" com as eleições na Venezuela.

Opinião da Gazeta

O velho hábito estatizante e intervencionista. Os países nos quais o chefe de governo se mantém no poder por muitos anos, às vezes décadas, acabam se retrasando e ficando para trás na corrida mundial pela atualização e modernização. Veja um trecho da opinião da Gazeta:

O hábito estatizante e intervencionista, embora nocivo e enferrujado, continua sendo a marca deste terceiro mandato de Lula.

O que mais você precisa saber hoje

Colunas e artigos

Bolsonaro pode ser preso? Na semana passada, Bolsonaro foi indiciado pela PF por suposta fraude na carteira de vacinação. Artigo do advogado criminalista Leonardo Tajaribe Jr. discute se o ex-presidente pode mesmo ser preso.

J.R. Guzzo e Rodrigo Contantino comentam os desdobramentos do caso Marielle Franco.

Para inspirar e alegrar

Direto da maior feira da América Latina. A equipe de HAUS já te mostrou o que há de mais moderno em acabamentos e revestimentos. Para completar a obra, veja os lançamentos de metais para cozinha e banheiro.

Tenha um ótimo dia!

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.