Plenário do Congresso: legislatura atual chega ao fim nesta terça-feira (31).| Foto: Pedro França/Agência Senado.
Ouça este conteúdo
CARREGANDO :)

Esse conteúdo faz parte da newsletter Bom Dia. Quer receber diretamente em seu e-mail, sem nenhum custo? É só clicar aqui e se inscrever.

A atual legislatura do Congresso Nacional chega ao fim nesta terça-feira (31). Na quarta (1º), os eleitos e reeleitos nas eleições de 2022 tomam posse tendo pela frente o debate de alguns temas que tramitam há anos – ou, em alguns casos, há décadas. Regulamentação do lobby, prisão em segunda instância e as tão faladas reformas estão entre esses tópicos. Saiba mais.

Publicidade

Eleição na Câmara. Na quarta, após a posse dos deputados, acontece a eleição do novo presidente da Câmara. Saiba como será a escolha.

Oposição se organiza. Parlamentares que se opõem ao novo governo prometem uma oposição institucional no Congresso. Veja como eles pretendem atuar.

Política, Economia e Mundo

Fim da intervenção no DF. Termina nesta terça a intervenção na Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal. Veja o que o governo Lula espera do novo secretário da pasta.

Resultados e dúvidas na economia. O governo de Jair Bolsonaro fechou 2022 com a menor dívida pública em mais de cinco anos. Já na atual gestão, sobram dúvidas sobre o plano econômico de Fernando Haddad.

Giro pelo mundo. Um general norte-americano disse acreditar que os EUA entrarão em guerra com a China em 2025. Atraindo parcerias para driblar as sanções, a Rússia corre riscos a longo prazo.

Publicidade

Opinião da Gazeta

A oportunidade de um Senado mais independente. Um dos primeiros passos que definirá como se dará o trabalho do Congresso em 2023 será a escolha dos presidentes das duas casas. Veja um trecho da opinião da Gazeta:

Com a eleição de Pacheco, projetos do Executivo poderão ter a tramitação facilitada, enquanto pautas contrárias aos interesses de Lula poderão ser engavetados. O governo petista será fortalecido e terá mais liberdade para agir.

Leia o editorial na íntegra

O que mais você precisa saber hoje

Identitarismo. Governo Lula abre espaço para linguagem neutra; entenda por que isso é um erro

Obras no Maranhão. Ministro de Lula usou orçamento secreto para construir acesso às próprias fazendas, diz jornal

Publicidade

Ensaio. Como começou a relação sombria entre a esquerda e o antissemitismo

Colunas e artigos

Guerra contra o “choque de civilizações”. O intelectual russo Alexander Dugin defende uma “guerra total” para vencer o “choque de civilizações” com o Ocidente. Artigo de Michael Lucchese explica essa teoria.

J.R. Guzzo sentencia: não haverá pacificação com Lula e suas falas sobre o impeachment são prova disso.

Francisco Razzo destaca a coragem de tratar o tema do aborto com rigor.

Para inspirar

Área verde no coração de São Paulo. São Paulo vai ganhar um espaço de convivência com uma área verde de 10 mil metros quadrados, a poucos passos da Avenida Paulista. Conheça o projeto.

Publicidade

Tenha um ótimo dia!