Bom dia!
As retóricas de defesa do acordo nuclear com o Irã de 2015 como um compromisso possível com ‘menos desvantagens’, segundo o Reino Unido, ou ainda, como um ‘imperfeito instrumento’ para impedir o desenvolvimento de armas nucleares por Teerã, segundo a França, não vingaram em Washington e o presidente Donald Trump anunciou que os Estados Unidos se retirarão do pacto.
Em seu discurso, o presidente norte-americano declarou que os Estados Unidos não mais se envolverão em “tratados vazios” e que os aliados do Irã também devem esperar pesadas sanções.
Por falar na acusação dos “tratados vazios”, a equipe de Mundo da Gazeta do Povo explicou quais são os três acordos internacionais abandonados por Donald Trump.
Já os líderes das potências europeias, fracassados na sua tentativa de convencer os Estados Unidos, ainda têm uma carta na manga para manter o acordo, mas para isso, precisarão da cooperação da Rússia e da China.
‘Ai que preguiça’
Um vereador mineiro encontrou uma forma pouco comum para se promover nas redes sociais. Ele divulgou uma foto sua dormindo durante uma sessão na Câmara de Vereadores em que cumpre mandato.
Caso do ‘bunker’
O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu pelo recebimento da denúncia contra o ex-ministro Geddel Vieira Lima (PMDB) e seu irmão, o deputado Lúcio Vieira Lima (PMDB).
Menos um
O ex-ministro do Supremo Tribunal Federal Joaquim Barbosa (PSB) anunciou pelas suas redes sociais que não deve concorrer à Presidência da República. Guido Orgis analisou o cenário: Joaquim Barbosa tira novidade da eleição e dá alívio a Alckmin.
‘Vou de táxi’
Veja imagens do protótipo do novo táxi aéreo da Uber apresentado em Los Angeles, nos Estados Unidos. O misto de drone com helicóptero deve começar a voar em 2020 e até a Nasa está envolvida no projeto.
No vermelho?
O Ministério da Justiça acabou de liberar uma plataforma online temporária para a renegociação de dívidas com as instituições financeiras. Não perca essa oportunidade.
Como esperado
Depois de meio século na liderança, a Massey Fersuson ficou em terceiro lugar entre as marcas que mais produziram tratores no Brasil. Confira o ranking da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea).
O pioneiro
Conheça Jordan Peterson, um dos intelectuais públicos mais comentados da atualidade, que está em uma cruzada pelo fortalecimento dos jovens e considera que ser simpático e gentil é uma virtude de baixo valor.
Peterson critica o vitimismo e a “política de identidade da esquerda radical”. Ele é contra a igualdade regulada por lei e encara com ceticismo a noção de “privilégio” masculino ou branco.
Contra a politização
Entenda o que a atriz Cate Blanchett, presidente do júri desta edição do Festival de Cannes, quis dizer com:
A Palma de Ouro não é o Nobel da Paz
No Iraque
Com o apoio popular, a Justiça iraquiana é rigorosa contra aqueles que considera como apoiadores do Estado Islâmico. Julgamentos que não duram mais de 10 minutos e condenações à morte se tornaram comuns e organizações internacionais denunciam violações aos direitos humanos.
No Vaticano
A Santa Sé definiu um plano de auxílio de 800 mil euros para ajudar os venezuelanos que tenham sido forçados a emigrar.
Na Argentina
A atuação dos movimentos pró-vida argentinos pode inspirar os seus equivalentes brasileiros em um momento no qual o Supremo Tribunal Federal deve decidir sobre a descriminalização do aborto. Deixando claro que qualquer decisão que legalize o aborto será um exercício de ativismo judicial, o Editorial da Gazeta do Povo evidenciou algumas dessas lições:
Por mais que o Supremo se apegue ao verniz das audiências públicas para dar ares democráticos aos seus procedimentos, uma decisão sobre o tema vinda da corte será um inegável exercício de ativismo judicial. A Constituição brasileira é clara ao dizer que a vida é inviolável desde a concepção, sendo vedadas distinções de qualquer natureza – o que inclui a diferenciação arbitrária entre seres humanos nascidos e não nascidos.
Nos Estados Unidos
Figura controversa na história recente do país, Oliver North foi indicado como o novo presidente da National Rifle Association (NRA), entidade americana que advoga pela posse de armas.
O bem da vida
Uma decisão da Justiça determinou que o Distrito Federal deve indenizar a família de um adolescente assassinado em uma Unidade e Internação Provisória onde cumpria uma medida socioeducativa.
Para o juiz responsável pelo caso, no entanto, a responsabilidade objetiva do Estado decorre da relação de causa e efeito entre os atos de seus agentes públicos e os danos sofridos pela parte ofendida.
O espaço das Humanas
Entrando no debate nacional sobre o melhor desenho das disciplinas que deveriam ser oferecidas no ensino médio, a equipe de Educação da Gazeta do Povo selecionou 6 intelectuais que usaram a filosofia e a matemática para construir seus sistemas de pensamento.
[O]s grandes matemáticos da história utilizaram a filosofia para avançar em suas descobertas. Se no currículo “enciclopédico” do ensino médio brasileiro, de 13 matérias, faltou pesar melhor o tempo dedicado para cada disciplina nos últimos anos, talvez só eliminar a filosofia não seja o suficiente para tirar os estudantes do fundo do poço.
No Paraná
Para os cafeicultores. Já está em operação o Alerta de Geada que, emitido desde 1995, nunca errou uma previsão.
Sem distinção. A governadora Cida Borghetti (PP) anunciou a criação de uma Divisão de Combate à Corrupção que investigará denúncias dentro do governo.
Durante o anúncio, a governadora encarou a saia justa de responder sobre os secretários recém-indicados que estão sendo investigados ou já foram envolvidos em casos de corrupção.
Em Curitiba
Econômica e sustentável. A Guarda Municipal já está testando uma nova ferramenta que deve contribuir para a rapidez dos atendimentos nos parques da capital.
Sem comemoração. Segundo os dados da Secretaria de Estado da Segurança Pública (Sesp), a capital paranaense teve o menor índice de homicídios neste primeiro trimestre em 11 anos . Os números continuam alarmantes, no entanto.
Grana curta? O Guia Gazeta do Povo contou como você pode assistir ao balé Guaíra sem pagar nada.
Um bom dia!
Moraes eleva confusão de papéis ao ápice em investigação sobre suposto golpe
Indiciamento de Bolsonaro é novo teste para a democracia
Países da Europa estão se preparando para lidar com eventual avanço de Putin sobre o continente
Em rota contra Musk, Lula amplia laços com a China e fecha acordo com concorrente da Starlink
Deixe sua opinião