Esse conteúdo faz parte da newsletter Bom Dia, enviada por e-mail todas as manhãs para que você comece o dia bem informado. Quer recebê-la em primeira mão e sem nenhum custo? É só deixar seu e-mail abaixo:
O governo Lula receberá caravanas de militantes em Brasília numa mobilização para incluir pautas progressistas e de viés de esquerda dentro do Plano Nacional de Educação 2024-2034. Uma das diretrizes do documento-base diz que “se faz urgente a contraposição efetiva do Estado, nas suas diversas esferas federativas, às políticas e propostas ultraconservadoras”. O agronegócio é um dos alvos, mas outros estão na mira.
“Vestibulacre”: lista para a prova da USP só com livros escritos por mulheres divide opiniões. A Fuvest (Fundação Universitária para o Vestibular), notória por organizar as provas para o ingresso na Universidade de São Paulo (USP), anunciou uma nova lista de livros para as edições de 2026, 2027 e 2028. Composta exclusivamente por títulos de autoria feminina, a relação foi formulada, de acordo com a instituição, para reparar “décadas de invisibilidade pelo fato de as escritoras serem mulheres”. Os homens só retornam ao concurso em 2029, e representados por apenas três nomes.
Nossos colunistas
Roberto Motta: Não existe “dez vezes sem juros”
Polzonoff: Zanin, Dino, Barroso & Moraes: que nome você daria para essa banda?
As frases da semana
Compilação de frases da semana tem ainda frases de The New York Times, Janja e Flávio Dino.
Opinião da Gazeta
A insegurança jurídica e a fuga de investimentos: Leia nosso editorial sobre o tema.
A exigência de cobrança retroativa da CSLL desde 2007 a empresas que tinham decisão definitiva a seu favor deixa claro que, neste país, o passado é incerto e decisões judiciais transitadas em julgado podem ser modificadas contra os beneficiados
O que mais você precisa saber hoje
Estados Unidos: Mais violência, leis brandas: como estão as cidades dos EUA com promotores bancados por Soros
Eficiência energética: Nova regra do governo pode aumentar preço de geladeiras; Lula prometeu baratear
Plebiscito: Venceu o “contra”: chilenos rejeitam nova Constituição pela segunda vez
Destaques do ano: Seis acertos do primeiro ano de Tarcísio no governo de São Paulo
Para inspirar e alegrar
Novas gerações precisam conhecer Gustavo Corção. Corção foi um articulista destemido, um ensaísta brilhante, um apologeta vigoroso, e um romancista-de-um-romance-só que mereceu, com um só romance, ser apontado como único sucessor à altura de Machado de Assis. Relembre a história do "Chesterton brasileiro”.
Tenho um bom dia e uma excelente semana!
Deixe sua opinião