Bom dia!
Na última semana, um leitor desta coluna enviou um e-mail reclamando da quantidade de notícias desanimadoras sobre a política nacional. Sinal dos tempos. Não há como deixar de noticiar aquilo que maltrata o nosso espírito democrático e a nossa crença na política como uma das ferramentas de promoção do bem comum e da felicidade dos indivíduos.
Precisamos nos lembrar que a divulgação dos dilemas da nossa república é uma forma de construir um futuro melhor, afinal, como afirmou o filósofo George Santayana:
aqueles que não conseguem lembrar o passado estão condenados a repeti-lo.
Hoje, porém, aquele leitor poderá se debruçar sobre um texto mais alvissareiro. O Editorial da Gazeta do Povo, comentando o estudo “Panorama Brasil”, defendeu uma agenda para o país:
O Brasil não está fadado a ser o país do futuro que nunca chega. Com o diagnóstico correto, a vontade de enfrentar gargalos estruturais e lideranças políticas capazes de inspirar a população e negociar com o Congresso para promover as reformas necessárias, o país tem plenas condições de reencontrar a trilha de seu desenvolvimento.
Na mesma toada. Em resposta à tragédia do edifício Wilton Paes de Almeida na capital paulista, podemos nos inspirar com projetos bem-sucedidos de habitação social para camadas mais pobres da população pelo mundo.
Para que mesmo?
Sob a suspeita de que a medida seria tomada para beneficiar os agentes privados que são seus franqueados, os Correios têm o plano de fechar 513 agências e demitir 5,3 mil funcionários.
O Efeito Lula
Filipe Albuquerque analisou as expectativas dos brasileiros sobre o comportamento da Justiça em relação aos políticos após a prisão do ex-presidente Lula (PT).
Qual a solução?
Para conter a escalada de violência no campo, a bancada ruralista no Congresso Nacional e organizações ligadas ao agronegócio defendem a flexibilização do Estatuto do Desarmamento. O presidente da Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa), Arlindo Moura, afirmou:
Qual a solução? Para mim, ela só virá no momento em que as fazendas possam estar armadas. Hoje, em função da lei do desarmamento, ele [criminoso] tem certeza de que ninguém tem arma.
Independentemente
Fernando Jasper explicou por que quem vencer as eleições vai governar de mãos amarradas.
Direção defensiva
Saiba como proteger o seu bolso das variações nos preços dos combustíveis.
Sai daí!
O novo avião cargueiro da Embraer, que faz parte de um projeto de desenvolvimento que já custou US$ 5 bilhões para a Força Aérea Brasileira (FAB), saiu da pista durante um teste de solo. Esse é o segundo incidente envolvendo o avião.
Bons resultados
Um call center foi modernizado e passou a faturar mais 60% ao ano. Será que algumas das ideias de modernização poderiam melhorar o faturamento da empresa na qual você trabalha?
A cultura ervateira
Flávio Bernardes contou como a indústria da Erva-mate está se reinventando para sobreviver:
[D]iferentemente do Rio Grande do Sul e da Argentina, onde se cultiva a erva-mate principalmente a céu aberto, [no Paraná] o predomínio é da planta nativa, que cresce naturalmente sob a sombra das araucárias e recebe apenas o manejo dos produtores.
NewsTracker
É uma nova ferramenta, criada pelo jornalista e programador americano Cameron Hickey, para entender como as ‘fake news’ se espalham pela internet. O que ele não esperava é que as redes sociais de sua avó seriam uma fonte de informações fundamental na sua empreitada e que a reação da senhora de 86 anos seria uma resposta à propagação da desinformação.
103 teses
No 19º Congresso Nacional da Anamatra (Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho), foram aprovadas 103 teses que, embora não vinculem os juízes do trabalho, sinalizam a orientação da instituição e dos seus membros. Dentre as teses aprovadas, algumas vão de encontro a pontos fundamentais da reforma trabalhista.
Comentando a reforma trabalhista e seus impasses, o Editorial da Gazeta do Povo de domingo (05) afirmou:
[N]o caso da reforma, o radicalismo ideológico tem tomado conta de muitos magistrados e órgãos de classe que estão, na prática, negando qualquer espaço para que a lei modernize as relações trabalhistas do país.
Para fechar o tema... O vencimento da validade da Medida Provisória n. 808, a lei das gorjetas, que tinha o objetivo de solucionar um erro na redação da reforma trabalhista, é mais um fator de instabilidade no mercado de trabalho brasileiro.
Força motriz
Para impactar positivamente no seu entorno, a Câmara dos Deputados quer aprovar um projeto que estimula a criação de Centros de Desenvolvimentos Regionais (CDRs) ligados às universidades:
A proposta partiu do recente relatório “Instituições de Ensino Superior e o Desenvolvimento Regional: potencialidades e desafios” [...] tendo com eixo principal indicações sobre o papel das universidades como elemento de progresso em âmbito regional.
No Espaço
A InSight, uma espaçonave da Nasa, após um lançamento bem-sucedido da Base Aérea de Vandenberg, na Califórnia, está a caminho de Marte. Descubra por que a espaçonave foi para o Planeta Vermelho.
Na Rússia
No sábado (05), uma manifestação contra o presidente Vladimir Putin terminou com a prisão de mais de mil pessoas. Entenda como a crise diplomática russa e a Copa do Mundo se relacionam com a enérgica resposta do governo de Moscou.
Já no domingo (06), uma das principais lideranças da oposição a Putin, Alexei Navalny, foi solto. Segundo Nalvany, a sua soltura tem mais a ver com a posse do presidente russo nesta segunda-feira (07) do que com qualquer outra coisa.
No Líbano
Foi realizada a primeira eleição nacional em nove anos. Embora os políticos tenham exortado a população a votar, houve uma baixa participação no sufrágio.
Na Tunísia
As eleições municipais, apesar de representarem a quebra de uma série de tabus com candidaturas femininas e de minorias religiosas, também não contaram com a participação de boa parte do eleitorado. O que será que aconteceu com a sede de democracia da Primavera Árabe?
No Paraná
Não deixe de conferir. A Gazeta do Povo selecionou alguns dos destaques da política paranaense para a semana que está começando.
No campo. Os produtores de leite estão aos poucos recuperando as perdas de capital do início de 2018. Entenda os fatores que estão contribuindo para isso.
Em Curitiba
E na RMC. A cidade de Araucária reduziu o preço da passagem de ônibus em 30%. Será que isso seria possível em outras cidades da região?
Do lado luminoso da Força. Você não vai acreditar em quem virá para o Shinobi Spirit, um dos principais eventos ‘nerd’ do Paraná.
Uma boa semana!
Prejuízo recorde ressalta uso político e má gestão das empresas estatais sob Lula 3
Moraes enfrenta dilema com convite de Trump a Bolsonaro, e enrolação pode ser recurso
Carta sobre inflação é mau começo para Galípolo no BC
Como obsessão woke e negligência contribuíram para que o fogo se alastrasse na Califórnia