Bom dia!
Na madrugada de terça (01) um prédio de 24 andares, que já foi sede da Polícia Federal e era atualmente ocupado irregularmente no centro da cidade de São Paulo, desabou após um incêndio.
Tragédia anunciada, além das vítimas e dos desaparecidos, afetou as construções do seu entorno. Dentre os prédios afetados, está a Igreja Martin Luther, a primeira paróquia evangélica luterana da capital paulista. O pastor Frederico Carlos Ludwig afirmou:
Há tempos já tínhamos notado que o prédio parecia se inclinar em direção a rua, o desabamento parecia iminente. Tentamos denunciar a situação aos órgãos competentes, mas sem sucesso.
Comentando o caso, o Editorial da Gazeta do Povo defendeu que há muito mais por trás do desabamento a que todos assistimos:
Tampouco se desconhece que o ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad (PT) foi leniente ao extremo com invasões de propriedade durante sua gestão, entre 2013 e 2016. Não é razoável que líderes de “movimentos sociais” que agem ao arrepio da lei e seguem a trilha aberta pelo MST há tantas décadas sejam louvados como representantes da vontade popular e adulados pelas autoridades públicas.
Para mostrar trabalho
Contrariando a equipe econômica do governo, o Presidente Michel Temer (PMDB), em seu pronunciamento do Dia do Trabalho, anunciou um reajuste do programa Bolsa Família acima da taxa de inflação e não parou por ai...
E tem mais... Flávia Pierry explicou quanto vai custar para os outros consumidores a ampliação da conta de luz grátis no Bolsa Família.
1º de Maio em Curitiba
A capital paranaense foi palco de um inédito 1º de Maio unificado desde a redemocratização brasileira. O ineditismo do evento, motivado pela prisão do ex-presidente Lula (PT) em Curitiba, não foi além muito disso. Críticas à prisão do ex-presidente, ao governo Temer e à reforma trabalhista marcaram o tom dos discursos.
Nem mesmo o discurso de Lula, lido pela presidente do PT, a senadora Gleisi Hoffmann, fugiu muito disso:
É com tristeza que vivemos um momento onde nossa democracia está incompleta, com um governo ilegítimo no poder.
Além do câmbio
O dólar subiu 6% em abril, o que significou a sua maior alta mensal desde novembro de 2016. Entenda o movimento da moeda americana e como se comportaram alguns dos principais papéis negociados na Bolsa de Valores de São Paulo.
Comportamento ilícito
A Justiça do Distrito Federal decidiu que, além de ser causa para o pedido de divórcio, a manutenção pública e notória de casos extraconjugais pelo cônjuge implica obrigação de indenizar a ex-mulher.
Discordâncias?
Para se dedicar a hobbies, como colecionar Porsches e jogar frisbee, um dos fundadores do WhatsApp anunciou que deve deixar o Facebook, companhia que adquiriu o aplicativo de mensagens instantâneas em 2014. Os motivos da saída do executivo, no entanto, parecem ser outros.
Antes que seja tarde
Uma startup está ensinando programação para meninas com 15 anos de idade. O objetivo da iniciativa é garantir que as políticas de equidade de gênero nas contratações sejam mais efetivas com o aumento do número de profissionais mulheres nas áreas de tecnologia.
Economia florestal
A extração de goma resina é um negócio extremamente rentável que está atraindo a atenção do agronegócio brasileiro. São Paulo, Rio Grande do Sul e Paraná são os estados que despontam na produção dessa matéria-prima que está presente em várias cadeias produtivas. Confira as fotos da reportagem especial da Gazeta do Povo.
‘Livre de transgênicos’
Conheça uma proposta de posicionamento para os consumidores em face da expansão dos alimentos transgênicos e também dos seus críticos:
Desde que os alimentos geneticamente modificados começaram a chegar ao mercado, décadas atrás, nenhum efeito adverso para a saúde dos consumidores foi registrado – o que não quer dizer que não exista.
Velhas fraturas
A aprovação de um projeto para alterar a constituição da África do Sul a fim de permitir que as terras improdutivas de brancos sejam expropriadas sem nenhum tipo de compensação pode ter impactos devastadores sobre a economia e sociedade sul-africanas:
O que acontece é que o partido governante da África do Sul não considera legítimo o atual molde da propriedade de terra do país, pois apenas a ilegitimidade da propriedade poderia justificar uma expropriação sem compensação. Ainda que a medida nunca seja colocada em prática, mesmo assim deverá causar prejuízos à produção agrícola sul-africana.
O mês da doutrinação
A Equipe de Educação da Gazeta do Povo listou nove flagrantes de professores que se excederam no posicionamento político em sala de aula.
No Mundo
Os atos em comemoração pelo 1º de Maio, Dia do Trabalho, foram marcados por conflitos, críticas aos governos e a reformas previdenciárias.
Em Israel
O primeiro-ministro do país, Benjamin Netanyahu, afirmou possuir provas que comprovariam que o Irã estaria infringindo os termos do acordo nuclear de 2015 e fez um pedido aos Estados Unidos em decorrência desses fatos.
No Reino Unido
Por causa das suas gargalhadas, uma mulher autista foi expulsa de um cinema do British Film Institute. A entidade filantrópica afirmou que não está levando o caso ‘extremamente a sério’.
Enquanto isso, nos Estados Unidos. A resolução de uma ação civil patrocinada pela família de um rapaz com Síndrome de Down que, também em um cinema, foi tirado à força de uma cadeira por três policiais de folga, jogado no chão e teve sua laringe fraturada, vindo a falecer por asfixia, mostrou que casos assim podem ser extremamente sérios (e caros):
Por isso, é imprudente permitir que os policiais substituam guardas de segurança privados, o que pode obrigá-los a tomar partido da administração, apesar das boas práticas policiais.
Na Espanha
Um caso de estupro coletivo que envolveu uma garota de 18 anos e cinco homens acendeu um debate nacional que pode levar à alteração da constituição do país.
No Paraná
Desde 2015. Com dinheiro sobrando e problemas com influência política na definição dos seus cargos de comando, a Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados do Paraná (Agepar) é responsável pelas tarifas dos pedágios, pelo preço da travessia do ferryboat e pelas faturaa de água e de esgoto no estado.
Além disso. Também as pressões e os interesses políticos parecem ser o principal obstáculo para que a Agepar consiga resolver o nó do transporte intermunicipal.
Para finalizar. Descubra o que a Lava Jato viu, a Agepar não enxergou no Anel de Integração.
Além da disputa judicial. Diante de dúvidas técnicas das empresas potencialmente interessadas, o governo do estado optou pelo adiamento da licitação da Faixa de Infraestrutura.
Em Curitiba
Que tiro foi esse (x2). O homem ferido durante um ataque contra o acampamento dos manifestantes pró-Lula recebeu alta da UTI.
Aproveitando o 1º de Maio. O Prefeito Rafael Greca (PMN) reclamou da permanência do ex-presidente Lula (PT) na Superintendência da Polícia Federal na capital paranaense.
‘A rua do outono’. Cecília Tümler contou a história das árvores da canaleta do Mossunguê.
Um bom dia!