Bom dia!
A bolha do funcionalismo público está prestes a ser estourada no Brasil. Michel Temer enviou à Câmara medidas provisórias que rompem privilégios históricos, como regime previdenciário e auxílio-moradia, além de congelar por um ano reajuste salariais. Essa última medida afeta quase 30 categorias.
Guido Orgis analisa que as medidas ajudam a desconstruir o mundo ideal de benefícios que o serviço público foi construindo paulatinamente. Também alerta para a sempre bem articulada ação dos grupos de pressão do funcionalismo, capaz de subverter o pacote enviado ao Congresso.
O pacote de Temer leva para o plano federal algo que já acontece nos estados e municípios. Rafael Greca definiu que a prefeitura de Curitiba não irá reajustar o salário dos servidores este ano - a resposta virá com funcionários públicos "acompanhando" o prefeito por todos os eventos.
No governo estadual, Beto Richa já anunciou que não haverá reajuste aos servidores em 2018. Em contrapartida, o Palácio Iguaçu pagará o 13º salário deste ano em parcela única, 12 dias antes do prazo final.
E sempre, claro, haverá quem caminhe na contramão para agarrar seus privilégios: como um grupo de 16 vereadores e ex-vereadores de Curitiba que pretende ir à Justiça para receber 13º salário retroativo.
Melhorou, mas pode piorar
O Senado desarmou o projeto de lei que regulamenta aplicativos de transporte privado. Exigências de placa vermelha e de o carro estar no nome do motorista, que inviabilizariam o funcionamento de serviços como Uber, 99 e Cabify, foram retirados. Como houve mudança, o projeto volta para a Câmara.
Dia das Bruxas
Nova York foi palco de novo ato terrorista, a poucos metros do World Trade Center. Um terrorista uzbeque jogou uma van sobre ciclistas e corredores. Oito morreram. Cinco são argentinos que viajavam a Nova York para um encontro de 30 anos da turma de colégio. A sexta vítima é belga. Não há identificação das outras duas.
O ataque reforça como o uso de veículos motorizados tornou-se uma maneira fácil, barata e mortal de radicais islâmicos espalharem o terror no ocidente.
Comunismo, 100 anos
A Revolução Russa completa 100 anos e temos dois ótimos artigos sobre a data.
Leandro Narloch escreve que foi a revolução liderada por Lenin que deu relevo histórico a Karl Marx e a seu ideário.
Pedro Henrique Alves analisa o legado do movimento: um fracasso do ponto de vista político e econômico, porém um sucesso na cultura e no mundo da ideias, como mostra a atual ditadura do politicamente correto.
Refis do Fies
A Câmara aprovou a medida provisória do novo financiamento estudantil. Caiu a possibilidade de uso do FGTS para quitar a dívida. Mas haverá uma espécie de Refis para negociação das dívidas, similar ao aprovado recentemente para pessoas físicas e jurídicas. Claro, a anistia de multa será bem menos generosa.
Sem emenda
Fernando Martins explica os quatro projetos que tramitam na Câmara para acabar com emendas de feriado. A proposta é empurrar para a segunda-feira seguinte os feriados que caírem terça, quarta, quinta ou sexta-feira. A justificativa é o prejuízo econômica dos dias enforcados.
Poupar. Nós sabemos
A crise impôs aos brasileiros a necessidade de economizar e isso está sendo cumprido à risca. Pesquisa da Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiros e de Capitais mostra que 98% dos brasileiros estão, de alguma maneira, adotando medidas para economizar. Entre as mais comuns estão comprar produtos mais baratos, escolher opções de lazer gratuitas e trocar ou vender o que não se usa mais.
O comportamento individual é uma lição para o poder público, perdulário contumaz. O editorial da Gazeta do Povo reforça que o equilíbrio nas contas do governo é condição obrigatória para o crescimento econômico.
Para os descrentes no fim da recessão, o principal problema está nos enormes déficits primários do setor público e na demora na reforma dos sistemas de previdência dos trabalhadores do setor privado e dos servidores púbicos.
Ricardo Amorim analisa que os seguidos meses de geração de emprego e o crescimento real dos salários - mesmo que em índices modestos - mostram que a parte virtuosa do ciclo econômico começou. Reformas e controle de gastos determinarão a duração deste ciclo.
Credibilidade
A proliferação das fake news afetaram a credibilidade das redes sociais e de aplicativos de mensagem no Brasil, EUA, França e Reino Unido, indica a consultoria Kantar. Em contrapartida, a confiança em marcas tradicionais do jornalismo aumentou, bem como o interesse dos nascidos nos anos 1990 (a geração Z) por política e notícias.
A combinação entre política e noticiário estará forte em 2018, por causa da eleição. Para impedir que as notícias falsas interfiram no resultado eleitoral, como suspeita-se ter acontecido nos EUA, o TSE estuda a criação de um grupo de combate às fake news.
Agora vai?
Prefeitura de Curitiba e ministério das Cidades homologam hoje o repasse de R$ 92,6 milhões para conclusão da Linha Verde Norte.
Aprovada pela ONU
A Horta Comunitária de Calçada do Cristo Rei, em Curitiba, foi indicada pela ONU como um dos melhores projetos de agricultura urbana em pequena escala do mundo. Um reconhecimento e tanto para um projeto que foi multado pela prefeitura, o que desencadeou uma mudança na legislação municipal sobre a vegetação possível em calçadas.
Galpões são história
Fábricas desativadas ajudam a contar a história de uma cidade e Curitiba não é diferente. Júlia Rohden mostra como iniciativas de revitalização do patrimônio industrial aliaram a preservação da memória ao bom uso para os dias atuais.
Será com emoção
O Paraná perdeu por 2 a 1 para o Oeste, de virada, na Vila Capanema, e viu cair para um ponto a diferença para o próprio Oeste, quinto colocado na Série B. O Tricolor ainda tem cinco jogos pela frente e cinco times disputam três vagas na Série A - o acesso do Inter é iminente.
De camarote
Quer ver o Natal do Palácio Avenida de camarote? Laura Beal Bordin preparou um guia de como ver o show do melhor lugar. Mas corra, pois restam poucos lugares.
É feriado
Vai pegar a estrada no feriado de Finados? Fuja dos piores horários. E olho na previsão do tempo. Amanhã tem sol. Já de sexta a domingo...
Curtam o descanso. Sexta-feira a gente conversa de novo.
Deixe sua opinião