Bom dia!
Substituindo momentaneamente o foco na condenação de um ex-presidente e na escolha do próximo, vamos ao atual presidente.
O governo Temer está comemorando o resultado das suas contas de 2017. A contenção de gastos e a recuperação da arrecadação no final do ano permitiram um deficit primário menor do que era previsto.
Mas a Previdência. O desempenho das contas foi muito influenciado pelo resultado da Previdência. O déficit do Regime Geral somou R$ 182,4 bilhões.
O governo planeja votar a Reforma da Previdência em um mês. No último domingo, o presidente Michel Temer, no programa de Silvio Santos, defendeu a medida. O apresentador, que já foi cogitado para ocupar a presidência da República, deixou claro o seu apoio à reforma.
Com o claro objetivo de conseguir apoio popular, Temer declarou:
Se a vontade popular compreender isso, os deputados vão lá e depositam seu voto favoravelmente, portanto, ajudam o País
A preocupação em angariar o apoio popular se justifica. Já está marcada a data para a “greve geral” contra a reforma. Bárbara Lobato explica como essa manifestação pode virar palanque para o ex-presidente Lula.
Mercado de Trabalho. Outros dados que estão empolgando o governo são os do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados). O ano de 2017 encerrou com 20.832 vagas de carteira assinada a menos que no fim de 2016. O Editorial da Gazeta do Povo explica por que esses dados não ajudam a entender a evolução do mercado de trabalho brasileiro:
O mercado de trabalho geral, que inclui os empregos com carteira assinada e os demais tipos de trabalho sem carteira, vem passando por modificações tão relevantes que é cada vez mais difícil julgar o comportamento da economia e do mundo do emprego apenas com os dados do Caged, pois este registra apenas os empregos formais com carteira.
O ar é nosso. Por fim, e comparando a Embraer à Petrobrás, o presidente da República reafirmou que o governo brasileiro não vai abrir mão, diretamente ou indiretamente, do controle da Embraer na negociação com a Boeing.
Voltando à condenação de Lula
Reverberando as expectativas do seu partido, a senadora Gleisi Hoffmann (PT-PR) afirmou que acredita que os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) não deixarão que Lula seja condenado.
As esperanças no STF. O programa Reunião de Pauta discutiu as alternativas que o PT pretende usar para evitar a prisão de Lula.
E Fernando Martins explica os porquês dessa preferência: Tribunal mais ‘político’, STF vira luz no fim do túnel para Lula se salvar.
Eleições de 2018...
Esperando a poeira baixar. Joaquim Barbosa, ex-ministro do STF, ainda não decidiu se vai ou não sair como candidato ao Planalto.
Pedir voto é coisa de político. Outro que ainda precisa decidir se concorrerá à Presidência é Henrique Meirelles, atual ministro da Fazenda. Avaliado como bem preparado para ocupar a presidência, mas com pouco apoio político para concorrer.
Lava Jato
Primeira fase internacional. Foi determinada pela Justiça portuguesa a transferência de Raul Schmidt, investigado pelo pagamento de propinas a ex-diretores da Petrobras, para o Brasil.
Imóveis de Dirceu. O juiz federal Sergio Moro mandou leiloar quatro imóveis de José Dirceu, ex-chefe da Casa Civil do governo Lula. Advogados afirmaram que se trata de cumprimento antecipado da pena.
Tríplex. Outro leilão determinado por Moro é o do Tríplex do Guarujá. O imóvel, pivô do processo no qual o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi condenado pelo TRF-4, foi declarado produto de crime.
Sem sair de casa
O Ibope Conecta comparou os níveis de satisfação dos consumidores na compra online. Confira o ranking das 35 principais lojas virtuais do Brasil.
Horizontes
Conheça o projeto que já distribuiu óculos de grau de um dólar para mais de 100 mil pessoas do Brasil à África.
Carne em alta
Em 2018, o setor de carnes deve se recuperar. O AgroReport traz as projeções para o setor.
“Carteira de identidade”. Ajudando no movimento de ascensão, O Brasil passará a identificar seu rebanho bovino para exportação com o código para rastreabilidade internacional.
Cortes na Argentina
Além de um corte de 25% dos funcionários do Estado, Mauricio Macri, presidente da Argentina, anunciou a demissão de parentes de ministros que ocupem outros cargos no governo.
E Ricardo Amorim defende que o Brasil deveria seguir os passos do país vizinho.
Estabilidade no trabalho
O Justiça da Gazeta do Povo organizou uma lista com os trabalhadores do setor privado que possuem estabilidade provisória.
Copa do Brasil
Começou a Copa do Brasil 2018. Confira os infográficos e as perguntas e respostas organizados pelo Blog Arquibancada Virtual.
Reação de Maillard
O Bom Gourmet explica o que a casca de pão e o sabor da carne assada têm em comum.
Sorria!
Você está sendo filmado. Em São Paulo, um casal encontrou uma câmera escondida no espelho do quarto no apartamento que alugaram por meio do Airbnb.
“Um novo modelo”
Negando a possibilidade de uma composição com Cida Borghetti (PP), Ratinho Jr. (PSD) se afirmou como uma opção às tradicionais famílias da política paranaense. Confira a entrevista concedida pelo pré-candidato ao Palácio Iguaçu à Gazeta do Povo.
Já começou primeira rodada de entrevistas ao vivo com os pré-candidatos ao governo do Paraná da Gazeta do Povo. Confira as próximas entrevistas.
Operação Quadro Negro
Modernização de Matinhos
A praia de Matinhos e a sua orla serão revitalizadas e a Avenida Juscelino Kubitschek será duplicada.
Pela primeira vez no PR
Já a praia de Carmery, em Pontal do Paraná, tornou-se o berço para 131 ovos de tartaruga-cabeçuda. É a primeira vez que essa espécie de tartaruga escolhe uma praia do estado para botar seus ovos.
Enquanto isso, no calçadão da XV, centro de Curitiba, um sapo atraiu a atenção dos pedestres.
Alagados curitibanos
As enchentes persistem como um dos principais desafios urbanos de Curitiba. Célio Martins apresenta o problema e a insuficiência das políticas desenhadas pelas autoridades municipais para a sua solução.
Lua Azul
Na próxima quarta-feira (31), a segunda lua cheia do mês de janeiro, Lua Azul, coincidirá com a Superlua. Com algumas dificuldades meteorológicas, o fenômeno poderá ser visto de Curitiba.
Mudança de estratégia
Notificado pela prefeitura de Curitiba pelo uso irregular de espaço público, o acampamento dos manifestantes favoráveis à Lava Jato foi desmontado na tarde de ontem.
Paróquia Santo Estanislau
Com missa em polonês e rica em vitrais e cores, a igreja já foi conhecida como ponto de encontro dos padres exorcistas e é um patrimônio cultural de Curitiba.
Cultura digital
Sabia que Curitiba está sediando a maior bienal de arte e cultura digital do mundo? Você ainda pode aproveitar a amostra.
Um bom dia a todos.
A festa da direita brasileira com a vitória de Trump: o que esperar a partir do resultado nos EUA
Trump volta à Casa Branca
Com Musk na “eficiência governamental”: os nomes que devem compor o novo secretariado de Trump
“Media Matters”: a última tentativa de censura contra conservadores antes da vitória de Trump
Deixe sua opinião