• Carregando...
Pronunciamento de Michel Temer e Jair Bolsonaro, no Palácio do Planalto, em novembro de 2018.
Pronunciamento de Michel Temer e Jair Bolsonaro, no Palácio do Planalto, em novembro de 2018.| Foto: Wilson Dias/Agência Brasil

Esse conteúdo faz parte da newsletter Bom Dia, enviada por e-mail todas as manhãs para que você comece o dia bem informado. Quer recebê-la em primeira mão e sem nenhum custo? É só deixar seu e-mail abaixo:

Utilizando uma ferramenta do Google para análise de dados, um levantamento exclusivo da Gazeta do Povo com 7.000 dissertações de mestrado e teses de doutorado publicadas no Banco de Teses da Capes mostrou como a "história do futuro" está sendo escrita nas universidades brasileiras. Nas palavras de novos mestres e doutores, o impeachment de Dilma Rousseff foi um golpe. Confira a reportagem e veja exemplos de como os estudantes de mestrado e doutorado se referem a figuras como Michel Temer e Jair Bolsonaro e não explicam por que o impeachment de Dilma Rousseff foi golpe, simplesmente partem do pressuposto "de que foi".

Eleições no México. Após uma eleição violenta, com tiroteios e mortos em locais de votação, a candidata governista Claudia Sheinbaum será a primeira mulher presidente do México, segundo a contagem preliminar do Instituto Nacional Eleitoral do México (INE). Em segundo ficou a oposicionista Xóchitl Gálvez. Confira mais informações sobre a apuração final no país.

Colunas e artigos

Alexandre Garcia mostra como o STF libera assassinato de fetos de mais de cinco meses

Luís Ernesto Lacombe reflete sobre a relação do Congresso e a vontade popular

Frases da Semana

Felipe Neto: "Aí eu fico com que cara, Lula?"
Felipe Neto: "Aí eu fico com que cara, Lula?"| Balão de diálogo adicionado sobre imagem de Divulgação

Confira nossa seleção de frases da semana

Opinião da Gazeta

Leia a opinião da Gazeta sobre a farsa eleitoral sem observadores, mas visível aos olhos de todos na eleição venezuelana.

"Opositora de Nicolás Maduro, María Corina Machado afirmou, em maio, que a derrota do chavismo era garantida se as eleições fossem limpas, mas que o processo está “cheio de armadilhas”. A oposição política e a imprensa independente continuam a ser perseguidas ferozmente, enquanto Maduro apresenta uma cédula de votação em que sua foto aparece incríveis 13 vezes, uma delas para cada partido político que faz parte de sua coligação."

Leia o editorial na íntegra.

O que mais você precisa saber hoje

Liberdade de expressão. Estado brasileiro normaliza iniciativas para blindar autoridades de críticas

STF. Mendonça diverge de Moraes e Kassio paralisa julgamento sobre aborto no STF

Crime. PCC avança em roubos a bancos e coloca Paraguai em 4º no crime organizado global

Mundo. Pesquisa revela que 47% dos americanos acreditam que condenação de Trump ocorreu por motivação política

Para inspirar e divertir

Clint Eastwood, que fez 94, vingou Morgan Freeman no faroeste “Os Imperdoáveis”

O mestre do Faroeste Clint Eastwood fez 94 anos na última sexta. Em sua homenagem, que tal relembrar um dos grandes filmes da carreira de Clint? A obra é de 1992 e envelheceu bem, ganhando uma aura de clássico, como se fosse da era de ouro dos westerns, vivida entre os anos 1930 e 1950. Confira o artigo de Francisco Escorsim sobre Os Imperdoáveis.

Tenha um ótimo dia e uma excelente semana!

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]