Esse conteúdo faz parte da newsletter Bom Dia, enviada por e-mail todas as manhãs para que você comece o dia bem informado. Quer recebê-la em primeira mão e sem nenhum custo? É só deixar seu e-mail abaixo:
Utilizando uma ferramenta do Google para análise de dados, um levantamento exclusivo da Gazeta do Povo com 7.000 dissertações de mestrado e teses de doutorado publicadas no Banco de Teses da Capes mostrou como a "história do futuro" está sendo escrita nas universidades brasileiras. Nas palavras de novos mestres e doutores, o impeachment de Dilma Rousseff foi um golpe. Confira a reportagem e veja exemplos de como os estudantes de mestrado e doutorado se referem a figuras como Michel Temer e Jair Bolsonaro e não explicam por que o impeachment de Dilma Rousseff foi golpe, simplesmente partem do pressuposto "de que foi".
Eleições no México. Após uma eleição violenta, com tiroteios e mortos em locais de votação, a candidata governista Claudia Sheinbaum será a primeira mulher presidente do México, segundo a contagem preliminar do Instituto Nacional Eleitoral do México (INE). Em segundo ficou a oposicionista Xóchitl Gálvez. Confira mais informações sobre a apuração final no país.
Colunas e artigos
Alexandre Garcia mostra como o STF libera assassinato de fetos de mais de cinco meses
Luís Ernesto Lacombe reflete sobre a relação do Congresso e a vontade popular
Frases da Semana
Confira nossa seleção de frases da semana
Opinião da Gazeta
Leia a opinião da Gazeta sobre a farsa eleitoral sem observadores, mas visível aos olhos de todos na eleição venezuelana.
"Opositora de Nicolás Maduro, María Corina Machado afirmou, em maio, que a derrota do chavismo era garantida se as eleições fossem limpas, mas que o processo está “cheio de armadilhas”. A oposição política e a imprensa independente continuam a ser perseguidas ferozmente, enquanto Maduro apresenta uma cédula de votação em que sua foto aparece incríveis 13 vezes, uma delas para cada partido político que faz parte de sua coligação."
O que mais você precisa saber hoje
Liberdade de expressão. Estado brasileiro normaliza iniciativas para blindar autoridades de críticas
STF. Mendonça diverge de Moraes e Kassio paralisa julgamento sobre aborto no STF
Crime. PCC avança em roubos a bancos e coloca Paraguai em 4º no crime organizado global
Para inspirar e divertir
Clint Eastwood, que fez 94, vingou Morgan Freeman no faroeste “Os Imperdoáveis”
O mestre do Faroeste Clint Eastwood fez 94 anos na última sexta. Em sua homenagem, que tal relembrar um dos grandes filmes da carreira de Clint? A obra é de 1992 e envelheceu bem, ganhando uma aura de clássico, como se fosse da era de ouro dos westerns, vivida entre os anos 1930 e 1950. Confira o artigo de Francisco Escorsim sobre Os Imperdoáveis.
Tenha um ótimo dia e uma excelente semana!
Perda de contato com a classe trabalhadora arruína democratas e acende alerta para petistas
Bolsonaro testa Moraes e cobra passaporte para posse de Trump; acompanhe o Sem Rodeios
BC dá “puxão de orelha” no governo Lula e cobra compromisso com ajuste fiscal
Comparada ao grande porrete americano, caneta de Moraes é um graveto seco