• Carregando...
 |
| Foto:

Bom dia!

Hoje é o dia do julgamento de Luiz Inácio Lula da Silva. O ex-presidente será o protagonista dessa data histórica para o Brasil. Isso ficou claro no seu discurso de ontem. Considerando a sua inocência já provada, o petista discursou como candidato à Presidência da República.

São muitos os coadjuvantes, no entanto. Vejamos alguns.

O ex-eleitor. José Afonso Pinheiro, ex-zelador do condomínio onde se encontra o tríplex atribuído a Lula, narra a sua demissão após prestar depoimento diante de Moro e afirma que jamais voltará a votar no petista.

A classe sub-representada. Supostamente falando pelo jornalismo brasileiro, a Federação Nacional dos Jornalistas saiu em defesa da absolvição de Lula. Jones Rossi explica que uma entidade que verdadeiramente representasse a classe teria uma postura completamente diferente.

O irmão do réu. Às vésperas do julgamento, a família Silva sofreu outro revés. José Ferreira da Silva, irmão de Lula, foi intimado a depor na Polícia Federal em São Paulo. Frei Chico, como é conhecido, teria sido beneficiado por esquema investigado na Operação Lava Jato.

A anfitriã comprometida. Deixando para trás uma vida pacata em Tristeza, localidade em que vive em Porto Alegre, Dilma se engaja na agenda pró-Lula e faz planos para 2018.

Em ato público, a ex-presidente afirmou que o PT não tem plano B e que acredita na inocência de Lula.

A incansável. Presença constante na agenda de atos pró-Lula, a presidente do PT e senadora paranaense Gleisi Hoffmann é uma das vozes mais estridentes na defesa de Lula.

E o arauto do amanhã. O deputado federal Ênio Verri (PT-PR), em entrevista à Gazeta do Povo, admitiu não acreditar na absolvição do ex-presidente e que petistas planejam uma nova “carta ao povo brasileiro” para marcar a candidatura de Lula ao Planalto.

Ainda em Porto Alegre

Carga simbólica. De grande exemplo da administração petista a cidade do julgamento de Lula.  Confira a história da velha relação entre entre Poa e o PT.

Caráter político. As lideranças do pró-Lula adotaram a estratégia de tornar o julgamento um ato político do qual dependeria o futuro da democracia brasileira. O Editorial da Gazeta do Povo deixa claro que é exatamente o oposto

 A natureza do que ocorrerá dentro da sede do TRF4, no entanto, nada tem de política; por mais que petistas queiram descrever o 24 de janeiro como uma etapa da disputa eleitoral de 2018, os desembargadores da 8.ª Turma não estão decidindo se Lula pode ou não ser candidato à Presidência, mas se a sentença dada por Moro em julho do ano passado está correta ou não – em outras palavras, se Lula é ou não culpado dos crimes de corrupção e lavagem de dinheiro que lhe são imputados.

Defesa técnica. A defesa de Lula entende claramente que o debate é técnico. Os advogados exploraram controvérsias jurídicas para tentar criar “dúvidas razoáveis” nos desembargadores do TRF-4 e sustentar a alegação de prescrição dos crimes de Lula.

Dúvidas de última hora? Quer esclarecer alguma dúvida antes do julgamento? Confira o especial organizado pela Gazeta do Povo: Tudo o que você precisa saber sobre o julgamento de Lula no TRF-4.

E a Lava Jato? Entenda o desafio que a absolvição ou ao menos um voto pela inocência do petista podem significar para o futuro da Operação Lava Jato.

RenovaBr 

Apostando na formação para a criação de uma nova cultura política, RenovaBr, com o apoio de Luciano Hulk, inicia período de estudos de seus bolsistas.

O pulo do gato 

Entenda os riscos para a compra de caças suecos pelo Brasil decorrentes da celebração de acordo entre a Boeing e a Embraer. Enquanto isso, o novo avião da empresa brasileira prova ser o mais eficiente entre as aeronaves de corredor único.

Apoio político dentro de casa 

A gravidez da primeira-ministra da Nova Zelândia, Jacinda Ardern, pode ser um importante marco no debate que erroneamente opõe carreira e maternidade na vida das mulheres.

"We Can Do It!" 

Morreu nos EUA, aos 96 anos, Naomi Parker Fraley. Foto da trabalhadora de base naval serviu de inspiração para a personagem Rosie the Riveter.

Educação Superior, mesmo? 

Com medidas distintas, mas foco na massificação do ensino, as estratégias dos dois maiores grupos de educação do país passam longe de debates fundamentais do ensino.

Ensino de História

Estudo releva que 85% dos professores de História são de esquerda, mas 

[o] mundo caminha para um retorno ao conservadorismo, o que favorece a emergência de nomes mais conservadores da historiografia dentro das universidades João Valdir Alves Souza, vice-diretor da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Uber no vermelho 

Com plano de expansão agressivo, Uber busca maneiras de ser mais eficiente.

No tapete vermelho

Confira a lista de indicados para o Oscar. "Me Chame pelo Seu Nome" concorre à estatueta de melhor filme. O brasileiro Rodrigo Teixeira é produtor do longa.

Para passar as férias 

Procurando uma casa de praia? A casa dos Obama está à venda. Confira as fotos da propriedade.

Choque lateral

Até 2020, todos os carros terão de passar por teste de resistência a choque lateral

O futuro em Maringá 

Entenda como a união entre os atores locais está transformando a cidade do norte paranaense em um polo tecnológico.

Para a dengue! 

Em nota, a Secretaria de Saúde do Paraná respondeu ao questionamento de pesquisador aposentado do Butantã sobre a aquisição de vacinas contra a dengue pelo governo do estado.

a Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco) reafirma os questionamentos e defende a interrupção da campanha de vacinação.

Bibinho de volta à prisão 

Abib Miguel, ex-diretor-geral da Assembleia Legislativa do Paraná, foi preso novamente. Bibinho é acusado de ser um dos responsáveis por desvios de recursos que vieram a público na série Diários Secretos, produzida pela Gazeta do Povo e pela RPC em 2010.

Tira-teima 

A Gazeta do Povo montou tabelas da classificação, dos jogos e da artilharia do campeonato paranaense de 2018.

Peso na balança 

Sentiu que o quilo está mais caro? A Gazeta do Povo explica a alta no preço dos alimentos em Curitiba.

Manifestações pacíficas 

Democrática, a República de Curitiba teve manifestações dos dois lados da torcida do julgamento de Lula. Confira a cobertura da Gazeta do Povo.

Por fim, gostaria de me apresentar aos leitores. Desde ontem, eu, Raul Cornélio, assino este Bom dia! Que a leitura seja leve. 

Uma ótima quarta-feira a todos!

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]