Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
bom dia

O peso da Lava Jato na eleição de 2018; a maratona burocrática para empreender no Brasil

 | Jonathan CamposGazeta do Povo
(Foto: Jonathan CamposGazeta do Povo)

Bom dia! 

 

A Lava Jato será um fator preponderante nas eleições de 2018 - e o fato de já estarmos falando das eleições de 2018 é uma prova disso. A operação expôs a corrupção do governo petista na Petrobras, o que levou a população às ruas pelo impeachment de Dilma Rousseff; desnudou a promíscua relação entre público e privado; despertou uma aversão nos brasileiros aos velhos políticos; levou à mudança no modelo de financiamento de campanha. Chico Marés analisa estes e outros fatores - e como eles guiarão o voto dos brasileiros dentro de um ano. 

 

A lista de candidatos será formada após passar por um crivo mais abrangente da Lei da Ficha Limpa. O Supremo decidiu que seus efeitos se aplicam a condenações anteriores à entrada em vigor da norma. Mais do que punitiva, a deliberação do STF deixa claro o alcance e a natureza da Ficha Limpa, como apontamos no editorial da Gazeta do Povo. 

O principal é o desejo da sociedade brasileira, manifestado na legislação, de não ver entre seus representantes eleitos pessoas que tenham sido condenadas pela Justiça dentro de determinado prazo. 

 

Para quem receber o crivo popular, o mandato será conduzido sob uma lei de improbidade administrativa mais madura - outro reflexo positivo da Lava Jato e tema de artigo dos advogados André Portugal e Gabriel Castella. 

 

A próxima legislatura será um bom tira-teima entre a eficiência de administradores e de políticos na gestão pública. A Lava Jato reforçou a visão de que o Estado precisa de empresários no comando para assumir o tamanho e o papel devido. Fernando Martins apresenta estudo que conta uma história um pouco diferente. 

*** 

A Gazeta do Povo pôs no ar uma página especial que concentra as diferentes pesquisas eleitorais a presidente da República. Ali é possível acompanhar a evolução dos candidatos para diferentes institutos, em variados cenários. 

O balanço e o futuro das reformas 

A reforma política mudou pouco das regras do jogo eleitoral. E ainda assim, algumas mudanças ficaram para 2020. O editorial da Gazeta do Povo aponta acertos e disparates no pacote votado no Congresso

Se por um lado a aprovação da cláusula de barreira e do fim das coligações é positiva, por outro a Câmara deu um espetáculo de desfaçatez quando aprovou projeto de lei que cria o fundo bilionário de financiamento de campanhas eleitorais. 

 

Foram colocadas na geladeira enquanto os parlamentares debatiam quantos bilhões do orçamento seriam destinados às próprias campanhas. Agora que o prazo já passou, há duas grandes pedras no meio do caminho: a segunda denúncia contra Temer e a crise institucional entre Senado e STF. 

 

As reformas nacionais terão caráter multiplicador nos estados e municípios. Esta é a visão de Marcos Domakoski, eleito para mais um mandato à frente do Movimento Pró-Paraná. O empresário visualiza uma oportunidade única de virada em 2018. 

Por conta das operações de combate à corrupção, é uma boa oportunidade de a população rever o seu voto e eleger pessoas em condições de mudar esse estado de coisas que o Brasil vive hoje. 

 

Nos Estados Unidos, essa inflexão ocorreu com força no século 19. A combinação entre crise econômica e combate à corrupção desatou o nó do capitalismo na América. Quase 180 anos depois, chegou a hora de acontecer o mesmo no Brasil. 

Sinais positivos 

Os resultados cada vez melhores da Bolsa - mesmo com a política em frangalhos - indica que começamos a percorrer este caminho. Ricardo Amorim vê o início do ciclo de recuperação econômica por trás do crescimento das empresas no mercado

Dá para melhorar 

Claro, a montanha a ser escalada é gigantesca. Passa por reduzir a burocracia. Hoje, um empreendedor levar 80 dias para abrir uma empresa no Brasil, informa Naiady Piva. 

 

 

Por isso, um empreendedor de sucesso no Brasil ganha status de sobrevivente. Reinaldo Bessa entrevista Clemilda Thomé. Ela e o marido, Geninho, fundaram a Neodent nos anos 90, venderam a fabricante de próteses dentárias em 2015 e agora se tornaram dois dos investidores mais cobiçados do país, abrindo variadas frentes de novos negócios. 

Carne sagrada 

O agronegócio brasileiro está expandindo suas fronteiras de proteína aninal. Amanhã, produtores brasileiros expõem na Alemanha carne halal, corte feito desde o abatimento do animal até o preparo seguindo os preceitos do islamismo. O test drive será feito com um brasileiríssimo churrasco. 

O teorema das armas 

O massacre de Las Vegas recolocou o porte de armas no centro do debate mundial. No podcast Ideias, Alexandre Borges, Ewandro Schenkel, Leandro Narloch e Rodrigo Constantino discutem desarmamento e porte de armas

E a criança? 

É recomendável expor uma criança à nudez, como aconteceu na abertura da Mostra Panorama da Arte Brasileira? Tiago Cordeiro levou essa pergunta a especialistas e trouxe a seguinte resposta: sim, exposição a nudez afeta o desenvolvimento emocional da criança. 

 

O debate em torno do caso do Museu de Arte Moderna de São Paulo passa, necessariamente, pelo papel da família. Em seu artigo semanal, Carlos Alberto Di Franco escreve que a crise ética que castiga o país tem nascedouro na crise dentro dos lares brasileiros

Privacidade perdida 

Outro desafio do nosso tempo é a perda de privacidade. Estamos sujeitos a um escaneamento permanente da tecnologia. Ou seja, controlar essa coleta de dados é causa perdida. O caminho é ter limites bem claros sobre o que empresas e governos podem fazer com nossas informações. 

Plebiscito 

O movimento separatista "O Sul é o Meu País" não chegará nem perto do 1 milhão de votos esperado para o seu plebiscito. Com 81% das urnas apuradas, pouco mais de 300 mil pessoas haviam votado - a maioria, como era previsível, a favor da separação. 

 

Na Espanha, mais de 300 mil pessoas foram às ruas de Barcelona protestar contra a independência da Catalunha - o que quebra o mito de um pensamento monolítico catalão pela criação de estado separado da Espanha. 

Façam as contas 

Amanhã tem rodada das Eliminatórias da Copa e, quarta-feira, o Brasileirão volta a dominar a pauta do torcedor. Serão 53 dias para definir campeão, classificados à Libertadores e rebaixados. Aqui estão a situação, as possibilidades e os próximos jogos do seu time. 

Olha o calendário 

Sim, tem mais um feriado esta semana, o da Padroeira do Brasil. O clima terá alternância permanente entre sol e chuva, "ótimo" para quem pensa em viajar. 

 

Um passeio especial este ano é a Aparecida. A aparição da pequena imagem de Nossa Senhora da Conceição o rio Paraíba do Sul completa 300 anos na quinta-feira (12). Na véspera, será apresentado ao público o novo mosaico da cúpula da Basílica

 

Se você for ficar em Curitiba, tem muitos programas para fazer com seu filho no Dia das Crianças: filmesrestaurantes que ensinam os pequenos a cozinhardescontos variados para quem é do Clube Gazeta do Povo

50 anos de felicidade

Para embalar o começo da semana, Ronise Vilela conta a história do casal Claudinei e Felicidade. Há 52 anos eles dividem as panelas na cozinha de um restaurante - primeiro o Cascatinha, desde 2009 o Fellini, ambos em Curitiba. O segredo? 

Amor, tolerância, confiança e religiosidade. 

 

Ótima semana a todos.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.