Bom dia!
Na última semana, a desistência do governo federal de votar a Reforma da Previdência e a decisão pela intervenção na segurança pública do Rio de Janeiro serviram como pistas do que se verá nas eleições presidenciais de 2018. Ao que tudo indica, Michel Temer brigará pela reeleição.
Evandro Éboli deixa claro que a semana começa com Michel Temer (PMDB-SP) e Rodrigo Maia (DEM-RJ) ainda estremecidos, divididos entre a pauta econômica e a da segurança, e a expectativa do nome do futuro ministro da Segurança Pública. Nada de calmaria, portanto.
Voltando à semana que passou...
Entendendo os sinais. O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, informou a Temer que pretende ser o candidato do PMDB para o Planalto. Agora está nas mãos de Temer, se ele quiser concorrer à reeleição, deve decidir até abri, quando Meirelles, se for concorrer, precisará deixar o governo.
Aos gritos de “mito”. Jair Bolsonaro (PSC-RJ) desembarcou em Tóquio para participar de um almoço e dar uma palestra para os brasileiros que vivem na capital japonesa. Dentre outras medidas, defendeu o estabelecimento de uma parceria com o Japão para a exploração do nióbio brasileiro.
Criticando os “caciques tucanos”. O prefeito de Manaus, Arthur Virgílio, afirmou que não vai mais concorrer com Geraldo Alckmin, nas prévias para a escolha do candidato do PSDB à Presidência. Com isso, não há mais obstáculos para a indicação do governador de São Paulo pelos tucanos.
Sem assumir publicamente. Lideranças petistas estariam cogitando o nome do deputado federal Patrus Ananias (PT-MG), que cuidou dos programas Fome Zero e Bolsa Família nos governos Lula, como uma terceira via aos nomes de Jacques Wagner(PT-BA) e Fernando Haddad (PT-SP).
Eleições e corrupção
Não basta que o brasileiro perceba a corrupção; é preciso que ele a trate como um critério importante – se não o principal deles – na hora do voto. O “rouba, mas faz” é uma ilusão em que se pequenas melhorias são oferecidas para que o cidadão feche os olhos a uma prática que mantém o Brasil no atraso.
[Você pode receber nossos editoriais em áudio pelo WhatsApp. Para isso, clique aqui para adicionar o nosso contato (05541999573379) na sua agenda. Depois nos mande uma mensagem com a palavra EDITORIAL. Pronto! Você receberá nossos editoriais de segunda a sexta-feira.]
Choque (de opiniões)
Defendendo que o processo de eletrificação dos automóveis é uma demanda política e está se dando com pouco diálogo, o presidente mundial da Peugeot afirmou que muitas empresas do setor automobilístico correm o risco de fechar as portas.
Fique sabendo!
Desde ontem, as ligações de telefones fixos para móveis ficaram mais baratas. Confira os valores.
Para economizar mais
Não deixe de ler essa matéria sobre como economizar com tarifas bancarias.
Robôs na ordenha
Com potencial para substituir mais da metade da mão de obra empregada na ordenha, o aceleramento da mecanização nas fazendas de leite norte-americanas é uma resposta à política do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. O analista de pecuária de leite da Universidade de Wisconsin Mark Stephenson explica o que está acontecendo:
Você não quer acordar num belo dia e descobrir que tem mil vacas para ordenhar e ninguém para fazer o trabalho
Já que estamos nos Estados Unidos. De Arlington, na Virgínia, Giovani Ferreira nos conta que as projeções indicam 7,5 milhões de toneladas a menos de soja e milho nos EUA. Será que essa safra menor altera cenário de cotações deprimidas dos últimos anos? O nosso envido especial explica.
A Pax Capitalista
Enquanto Marco den Ouden defende que os libertários devem continuar a apoiar uma política de exportação de valores liberais de direitos individuais, paz, capitalismo e livre comércio para todo o mundo, Murilo Basso analisa se haverá algum legado olímpico para as relações diplomáticas entre as duas Coreias.
Uma atitude enfim
Tentando viabilizar a chegada de uma ajuda humanitária para 5,6 milhões de pessoas que estão em “sérias necessidades”, o Conselho de Segurança das Nações Unidas acabou de aprovar um cessar-fogo de 30 dias na Síria.
Por fim, temos uma resposta ao drama vivido pelos sírios. Até a última quinta, mais de 400 pessoas já haviam morrido enquanto o mundo assistia sem fazer nada.
O “pátria” poder
Suponhamos que você tenha um filho, um bebê de 18 meses, que está há um ano em coma em um hospital e que um grupo de médicos de outro país afirma que poderia realizar exames e tentar ajudar no caso. O que você faria? Pois bem, é isso que está acontecendo no Reino Unido, mas o hospital em questão preferiu pedir a um tribunal inglês que declare que o melhor para a criança é simplesmente dar um fim à sua vida. A pergunta que fizemos (“O que você faria?”) está cada vez mais sem sentido em um mundo no qual o estado quer roubar o poder de decisão dos pais.
Pegue o lápis
Na era dos laptops e smartphones, especialistas indicam que a escrita à mão tem benefícios insubstituíveis.
Mais alguma coisa?
O Bom Gourmet nos traz o debate: Como o wi-fi gratuito afeta cafés e restaurantes nos EUA?
Para olhar pela janela
O Haus apresenta o projeto de um hotel na Noruega que, com forma de nave espacial e autossuficiente em energia, terá uma vista incrível da aurora boreal.
Vuelvo al sur
Você sabia que o Brasil foi o segundo país que mais mandou turistas para o Uruguai em 2017? O Viver Bem explica alguns dos motivos para o movimento.
Caso Carli
Katia Brembatti explica por que independente do resultado do júri que analisa o seu envolvimento na morte de Gilmar Yared e Carlos Murilo de Almeida, em 2009, o ex-deputado estadual Luiz Fernando Ribas Carli Filho não sairá preso do tribunal.
Depois da curva
Quais serão os próximos passos da Operação Integração, fase da Operação Lava Jato que apura o pagamento de propina de concessionária de rodovia a agentes públicos?
Atrás do Lápis
É a nova exposição da SOMA Galeria que trás obras do premiado designer curitibano Ronald Sasson.
Festival Bom Gourmet
Vem ai a sétima edição do festival que reune 55 restaurantes que oferecerão opções de entrada, prato principal e sobremesa com preços fixos. Confira a lista de estabelecimentos participantes.
Patrimônio imaterial
O Viver Bem conta a história da costureira mais antiga de Curitiba que, por meio da sua escola, já formou cerca de 25 mil alunos.
Uma boa semana a todos!
Prejuízo recorde ressalta uso político e má gestão das empresas estatais sob Lula 3
Moraes enfrenta dilema com convite de Trump a Bolsonaro, e enrolação pode ser recurso
Carta sobre inflação é mau começo para Galípolo no BC
Como obsessão woke e negligência contribuíram para que o fogo se alastrasse na Califórnia