Ouça este conteúdo
Uma proposta de reforma trabalhista elaborada por especialistas a pedido do governo federal prevê uma série de alterações que estão gerando controvérsias. O estudo propõe, entre outras mudanças, um regime alternativo à CLT, a liberação de trabalho aos domingos, a legalização do locaute – a "greve de patrões" – e a blindagem de bens pessoais de sócios da execução de dívidas trabalhistas. Reportagem de Célio Yano traz detalhes da proposta.
Eleições. Em busca de viabilizar sua candidatura na chamada terceira via, o ex-ministro Sergio Moro (Podemos) deve ganhar um aliado de peso em breve. O União Brasil, novo partido fruto da fusão entre DEM e PSL, já sinaliza que pode fechar apoio à candidatura de Moro para presidente da República.
Covid-19. Senadores da oposição protocolaram um requerimento pedindo a convocação do ministro da Saúde, Marcelo Queiroga , para prestar esclarecimentos à Comissão Representativa do Congresso Nacional sobre os planos do governo federal para o combate da pandemia neste ano. Os parlamentares pedem que o ministro explique temas como a vacinação de crianças de 5 a 11 anos de idade no país, entre outras questões.
Política, Economia e Utilidade Pública
Crianças, adultos, idosos: como será vacinação contra a Covid em 2022 para todos os públicos. O governo federal anunciou como será a vacinação de crianças de 5 a 11 anos contra a Covid-19 em 2022: começa ainda em janeiro, não haverá necessidade de receita médica e o intervalo recomendado para a segunda dose será de dois meses. Com isso, o plano de imunização para todas as faixas etárias deste ano está definido.
PSOL quer descriminalizar o furto no Brasil. Antes precisa olhar para a Califórnia. A deputada federal Talíria Petrone, líder da bancada do PSOL na Câmara Federal, quer descriminalizar o furto "insignificante" ou "por necessidade" no Brasil. Antes de prosseguir com o projeto, seria bom a deputada olhar para a progressista Califórnia e tomar conhecimento do que está acontecendo por lá.
Vozes na Gazeta e podcast
Luciano Trigo relembra: O dia em que o Brasil descarrilou de vez
Flavio Gordon comenta: A utopia globalista
Podcast 15 Minutos: Das crianças à quarta dose: como fica a vacinação contra a Covid-19
Nossa opinião
A segunda dose do veneno que derrubou o país em 2015 e 2016. O jornal paulista Folha de S.Paulo resolveu convidar economistas que representem as plataformas econômicas dos principais pré-candidatos à Presidência da República e participem de grupos que assessoram os pré-candidatos, para que escrevam artigos detalhando suas propostas. Na terça-feira, dia 4, o país teve uma amostra do que virá caso o ex-presidente, ex-presidiário e ex-condenado Lula volte ao Planalto. Veja um trecho da opinião da Gazeta e leia o texto completo:
Que Mantega tenha recebido a oportunidade de um revival, quando deveria estar relegado à galeria dos piores ministros da Fazenda da história do país, é mais um sinal de que Lula está longe de ser o “moderado” que intelectuais e setores da imprensa pintam
O que mais você precisa saber hoje
EUA. Biden culpa Trump por invasão ao Capitólio e por espalhar “rede de mentiras”
Boa notícia. OMS diz que mortes por Covid-19 continuam caindo, apesar da ômicron
China. Hospital de cidade chinesa em lockdown recusa entrada de mulher grávida, que perde o bebê
Para inspirar
A melhor maneira de livrar-se de maus hábitos. É um novo ano e muitas pessoas nesta época sentem o desejo de começar do zero. Mas em fevereiro, 80% das pessoas terão desistido. Então, o que podemos aprender com os 20% que conseguem?
Tenha um ótimo dia!