• Carregando...
 |
| Foto:

Bom dia!

Foram muitos os derrotados nestas eleições, mas talvez nenhum maior que o PSDB, que viu sua bancada na Câmara cair de 49 para 29 deputados e não conseguiu eleger nem um governador no primeiro turno. Seis estão na disputa para o dia 28. A debacle do partido ficou clara na reunião da Executiva Nacional ocorrida em Brasília na tarde de ontem (9). Geraldo Alckmin, candidato derrotado à Presidência, e João Doria, candidato ao governo de São Paulo, trocaram acusações. Por trás do bate-boca, a disputa entre o velho PSDB e o Novo. Comentando o fiasco do partido no Paraná, o colunista João Frey recorda os elementos que já apontavam para o cenário de terra arrasada.

De fato, ontem foi um dia de balanço para a maioria dos partidos, que precisam se posicionar na disputa entre Jair Bolsonaro (PSL) e Fernando Haddad (PT). O PSDB acabou se declarando neutro na disputa, embora Doria já tenha afirmado que vai apoiar Bolsonaro. Quem também ficou neutro foi o Partido Novo, ainda que se diga “absolutamente” contrário ao PT, e o PP de Ana Amélia, a vice de Alckmin, que entretanto já declarou apoio a Bolsonaro. O PTB de Roberto Jefferson também declarou apoio ao capitão da reserva. Do lado de Haddad, ficaram o Psol, o PDT de Ciro Gomes, “com ressalvas”, e o PSB – cumprindo acordo que tinha feito com o PT antes do primeiro turno.

Quem ganhou

O desmoronamento do PSDB se explica em parte porque agora surge no Brasil um partido de direita conservadora. O PSL era uma agremiação até anteontem sem expressão política e sem grandes quadros técnicos e políticos. Por algum tempo, foi habitado pelo Livres, movimento de viés liberal surgido em 2016, mas em janeiro deste ano foi entregue de bandeja pelo presidente da sigla, Luciano Bivar, eleito deputado federal por Pernambuco, ao grupo político do presidenciável Jair Bolsonaro.

A aposta deu certo: o PSL elegeu 52 deputados federais no domingo (7), quatro a menos que o PT, e pode começar 2019 como a maior força política da Câmara, porque os eleitos por partidos que não passaram pela cláusula de barreira mitigada já estão sondando a migração para a sigla

Se o capitão da reserva chegar ao governo federal, precisará de quadros. Executivos da iniciativa privada, alguns até próximos do partido Novo e dos tucanos, já estão sendo considerados pelo grupo de Bolsonaro. Da mesma maneira, Bolsonaro já vai montando seu ministério dos sonhos. Evandro Éboli, que conhece a campanha como ninguém, faz uma lista dos nomes mais quentes para compor o governo. É esperar para ver.

Expectativa

No editorial de hoje, a Gazeta do Povo comenta a nova composição do Congresso, que tem surpreendido analistas e animado liberais e conservadores:

O Congresso que emergiu das urnas é, sem dúvida, menos ‘morno’, com posições mais firmes em temas morais e mais propenso a defender a liberdade econômica, e deveremos ver vários estreantes assumindo papéis de protagonismo ao promover, na tribuna, nas comissões e na imprensa, valores caros ao brasileiro e a construção de um clima que incentive o empreendedorismo de que o Brasil tanto precisa para sair da crise. As expectativas são altas: que os parlamentares não decepcionem o país.

Oposição

O senador eleito por São Paulo Major Olímpio (PSL), braço direito de Bolsonaro, é autor de um projeto de lei que extingue as torcidas organizadas de futebol. Ele pretende seguir com o projeto no Senado.

Esqueçam tudo

Desde segunda-feira (8), a campanha de Fernando Haddad (PT) investe em negar o passado. Agora comandada por Jaques Wagner, eleito senador pela Bahia, a ordem é se afastar de Lula – uma estratégia certamente ungida pelo próprio presidiário, com quem Haddad se encontrou na segunda-feira de manhã – e de José Dirceu. Mas o ex-dirigente petista condenado no Mensalão e na Lava Jato continua atuando nos bastidores.

E o colunista Pedro Fernando Nery elenca as mentiras mais absurdas contadas pelo economista do PT Marcio Pochmann, que várias vezes foi apontado como um dos autores do plano de governo do partido

O único recuo do plano de governo na área econômica feito por Haddad foi em relação ao regime de metas de inflação: defendido pelo candidato, mas rejeitado no seu próprio plano de governo. Nas próximas semanas veremos se Haddad caminhará ao centro ou manterá seu economista.

E...

Onyx Lorenzoni (DEM-RS), cotado para a Casa Civil de Bolsonaro, descarta votar a proposta de Reforma da Previdência de Michel Temer (MDB) em 2019. O texto é uma “grande porcaria”, segundo ele.

Olhos nos olhos

O segundo turno das eleições terá seis debates entre Jair Bolsonaro e Fernando Haddad. Confira todos os dias e horários. Isso, claro, se Bolsonaro comparecer.

Pé na estrada

Em Brasília, a Gazeta do Povo lança mais uma tradicional Expedição Safra. A expectativa em torno da soja é grande: os agricultores brasileiros devem colher 120,3 milhões de toneladas de soja em uma área de 36 milhões de hectares, o que tornaria o Brasil o maior produtor do mundo, superando os Estados Unidos.

Fica a dica

Alô, pessoal! Andrea Torrente (Bom Gourmet) recomenda: “A cozinha latina precisa de uma enciclopédia para catalogar todos os ingredientes. Essa é a ideia do Micha, chef do Maido, no Peru, considerado o 7º melhor restaurante do mundo em 2018. Ele conversou com o Bom Gourmet em sua passagem pelo Brasil. Confira!

Cuide-se

Você sofre com isto? Isadora Rupp (Viver Bem) recomenda: “Quase metade dos brasileiros sofre com algum sintoma de azia e má digestão. É o que apontou levantamento publicado pela Federação Brasileira de Gastroenterologia. Além dos dados, a entidade pontuou ainda os impactos das doenças no dia a dia dos brasileiros.” 

Do Rio a Londres

Luan Galani (Haus) indica: “O Rio de Janeiro acaba de perder o projeto de um edifício incrível da arquiteta mais importante do mundo. Graças à demora na liberação da construção pela prefeitura, não será agora que a América do Sul vai receber o primeiro prédio de Zaha Hadid.” E mais uma: “Londres vai receber instalação gigante de varinhas mágicas do universo de Harry Potter. Veja até quando a novidade estará em exibição na cidade!” 

Volta ao mundo em 1 minuto

Por esta você não esperava. Vandré Kramer (Mundo) escreve:

Surpresa. Um convite bem inusitado. A ateia Coreia do Norte está convidando o papa Francisco a visitar o país. O pedido será entregue na semana que vem pelo presidente sul-coreano Moon Jae-in ao pontífice. Não é a primeira vez que um convite destes é feito: em 2000, Kim Jong-il, pai do atual ditador Kim Jong-un, convidou o papa João Paulo 2º a visitar o país, o que nunca se concretizou.

Renúncia. Um dos principais nomes da diplomacia americana, a embaixadora nas Nações Unidas, Nikki Haley, renunciou, alegando que é momento para outra pessoa assumir o cargo. Haley destacou-se como uma feroz defensora das políticas de governo de Trump. 

Críticas pesadas. A morte do vereador Fernando Albán nas instalações da polícia política venezuelana ampliou a reprecussão negativa do regime chavista. A OEA diz que a morte é culpa do regime ‘torturador e homicida’ do ditador Nicolás Maduro. Brasil, Espanha, União Europeia e ONU estão pedindo explicações.

Falsas promessas. E por falar em ditadura: coreanos étnicos que foram convidados a trocar o Japão pela Coreia do Norte entre os anos 60 e 80 estão processando o regime da dinastia Kim na justiça japonesa por terem sido enganados por falsas promessas.”

Imagem do dia:

Foguete Soyuz é preparado para lançamento no cosmódromo de Baikonur, no Cazaquistão. No dia 11, ele partirá em direção à Estação Espacial Internacional.Bill IngalsNASA


Paraná 

Um balanço das eleições no estado. Sandro Gabardo (Política Paraná) escreve: 

Outra vez. O diretor jurídico da Paranaprevidência, Mauro Ribeiro Borges, foi exonerado nesta terça-feira (9). Segundo informações apuradas pelo repórter Euclides Lucas Garcia, ele teria se posicionado contra a intenção do governo do estado de antecipar o resgate de R$ 1 bilhão da Paranaprevidência para aplicar em outros investimentos por meio de uma corretora privada.

Pito. O Tribunal de Justiça do Paraná terá de remanejar seus funcionários para cumprir a legislação. Por decisão do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), o Judiciário estadual terá 90 dias para elaborar um cronograma visando o equilíbrio do número de servidores entre o primeiro e o segundo graus. Não está descartada a contratação de 696 profissionais. A repórter Katia Brembatti conta os detalhes dessa confusão.

Ainda não acabou. No Paraná, levantamento mostra que o número de mulheres eleitas aumentou, mas ainda é muito baixo. Apenas 10,2% dos cargos no legislativo, por exemplo, são ocupados por elas. Tem mais. O campeão de votos para deputado estadual, Delegado Francischini (PSL), espécie de porta-voz do presidenciável Jair Bolsonaro no Paraná, esteve na Gazeta do Povo para conversar sobre o cenário político nacional e estadual. Veja como foi o bate-papo. Nas urnas, o apoio dos municípios paranaenses foi todo para Bolsonaro.

Balanço. O jornalista João Frey também mirou a eleição. Além de mostrar como o PSDB ficou em ruínas após as derrotas nas urnas, ele ainda destacou o fracasso retumbante do principal símbolo tucano no estado, Beto Richa. Já em Guaratuba a bronca foi outra, mas mostrou um lado todo especial da política. O prefeito Roberto Justus não gostou do baixo número de votos para o pai (Nelson Justus) e prometeu demitir todos os comissionados. Voltou atrás. Para Frey, claro reflexo do papel que os gestores esperam desses servidores.” 

Curitiba

Uma história inspirada para começar seu dia. Confira a seleção dos nossos editores:

Fica uma. Andrea Torrente (Bom Gourmet) informa: “Uma das cafeterias mais famosas de Curitiba fechou as portas. O New York Café do Alto da XV encerrou as atividades, mas outra unidade da marca continua funcionando.” 

Cara nova. Luan Galani (Haus) recomenda: “Até 2019 Curitiba vai ganhar sua primeira fazenda urbana. Veja qual bairro vai receber a mega área verde com animais e diversos hortifrutigranjeiros.” 

É logo ali. Gilson Garrett Jr (Guia) recomenda: “Dia das Crianças não precisa ser só bonecas, carrinhos e outros presentes convencionais. Que tal presentear o seu pequeno de forma criativa? Selecionamos passeios incríveis para a diversão de toda a família.”

Inspiração. Fernanda Leitóles (Curitiba) indica: “Um app criado por um curitibano auxilia pessoas com algum tipo de dificuldade de locomoção a apontar os problemas de acessibilidade da cidade. Saiba mais sobre o funcionamento do Moovids!” 

Um ótimo dia a todos!

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]