Esse conteúdo faz parte da newsletter Bom Dia, enviada por e-mail todas as manhãs para que você comece o dia bem informado. Quer recebê-la em primeira mão e sem nenhum custo? É só deixar seu e-mail abaixo:
Após ter acesso a cópias de 73% das atas de votação da eleição presidencial na Venezuela, a Plataforma Unitária Democrática (PUD), principal bloco de oposição ao chavismo, disponibilizou um site em que é possível consultar os resultados por seção eleitoral. A Gazeta do Povo colheu na página uma amostragem de dados de dez locais de votação. Veja mais sobre o que dizem as atas de votação.
Nada de anormal. Depois de dias de silêncio, Lula fez um pronunciamento a respeito das eleições na Venezuela, afirmando que está “convencido” de que foi tudo “normal” e “tranquilo”.
Eleição legítima. O ministro da Defesa da Venezuela, Vladimir Padrino López, disse que a reeleição de Maduro foi legítima, e que protestos são uma tentativa de “golpe de Estado”.
Política, Economia e Mundo
Eleições na Venezuela. Em conversa por telefone com o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, Lula disse que o governo brasileiro atua pela “normalização do processo político” na Venezuela. E ainda que o Estatuto do PT diga que o partido defende a “democracia” não faltam exemplos de vezes em que a sigla apoiou ditaduras de esquerda pelo mundo.
Tributação. A bancada do PSOL na Câmara dos Deputados vai aproveitar a discussão de uma das propostas de regulamentação da reforma tributária para apresentar uma emenda visando instituir o Imposto sobre Grandes Fortunas (IGF).
Oriente Médio. Fuad Shukr, líder e comandante do grupo terrorista libanês Hezbollah, foi morto em um ataque aéreo promovido por Israel em Beirute, de acordo com as Forças de Defesa de Israel.
Opinião da Gazeta
A imunidade parlamentar e a liberdade de crítica esmagadas novamente. A captura dos órgãos de investigação e acusação pelo petismo, para fins de perseguição política, segue em curso. Agora, Nikolas Ferreira (PL-MG) foi denunciado pela Procuradoria-Geral da República ao Supremo Tribunal Federal, por um suposto crime de injúria que teria sido cometido contra o presidente Lula, a quem ele chamou de “ladrão que deveria estar na prisão”.
Veja um trecho da opinião da Gazeta:
A imunidade garantida aos parlamentares por “quaisquer de suas opiniões, palavras e votos”, já está há tempos na lista de garantias constitucionais que o STF aboliu, ao lado da liberdade de expressão, da ampla defesa e do devido processo legal, sempre que se trata de reprimir e punir adversários do atual governo.
O que mais você precisa saber hoje
Eleições na Venezuela. Boulos é o único candidato à prefeitura de São Paulo que não condenou resultado de Maduro
Paris 2024. Quadro de medalhas da lacração: França ganha ouro com provocação a cristãos
Obrigados a votar. Ong faz campanha para localizar estudantes desaparecidos após rejeitarem apoio a Maduro
Educação domiciliar. MP de Minas Gerais processa famílias que praticam homeschooling
Colunas e artigos
Violação eleitoral na Venezuela também é um problema nosso: a postura do Brasil em relação à eleição venezuelana legitima um regime ditatorial e socialista e mina os princípios democráticos que deveríamos defender. É a opinião de Anne Dias, diretora do LOLA Internacional (Ladies of Liberty Alliance), em seu artigo.
Rodrigo Constantino explica como a eleição na Venezuela expõe a farsa tucanopetista no Brasil.
Luciano Trigo comenta sobre como a perseguição a cristãos chegou até Paris nessas Olimpíadas.
Para inspirar e alegrar
Maior rede de cooperativas do país projeta R$ 500 bi em faturamento anual até 2030. É no estado do Paraná que se concentram 225 empresas filiadas ao Sistema Ocepar (Organização das Cooperativas do Estado do Paraná) e que respondem por quase um terço da movimentação econômica nacional no setor.
Oposição diminui ênfase no STF e retoma pautas usuais do Congresso
Pesquisa mostra consolidação da direita nos estados e indefinição no antagonismo a Lula em 2026
Reforma tributária: Relator corta desconto a saneamento e inclui refrigerantes no “imposto do pecado”
Vínculo empregatício com APPs deixaria 905 mil sem trabalho e tiraria R$ 33 bi do PIB, diz estudo