Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
E ainda: o sucesso das escolas cívico-militares

O que dizem juristas sobre impeachment de Barroso. Dino tem plano contra adversários. Lula troca comando do Turismo

Luis Roberto Barroso
Declaração de Luis Roberto Barroso ocorreu após ser vaiado por grupo de estudantes em congresso da UNE em Brasíla. (Foto: Wilson Dias/Agência Brasil)

Ouça este conteúdo

Esse conteúdo faz parte da newsletter Bom Dia. Quer receber diretamente em seu e-mail, sem nenhum custo? É só clicar aqui e se inscrever.

Uma fala do ministro Luís Roberto Barroso, do STF, provocou polêmica nesta quinta (13). No Congresso da UNE, Barroso afirmou que "enfrentou e derrotou bolsonarismo". O STF defendeu o ministro, dizendo que ele falava sobre "o voto popular". Depois, Barroso se retratou. Parlamentares da oposição, porém, querem entrar com um pedido de impeachment do ministro, alegando que ele exerceu atividade político-partidária. Leia a opinião de juristas sobre um possível impeachment de Barroso.

Punição. As declarações de Barroso poderiam gerar sanções se integrantes do STF fossem fiscalizados pelo Conselho Nacional de Justiça. Levantamento feito pela Gazeta do Povo mostra que o órgão já processou, afastou das funções e calou nas redes magistrados que fizeram manifestações mais amenas.

Ministro quer combater a direita. Também no Congresso da UNE, o ministro da Justiça, Flávio Dino, disse que o governo quer regulamentar as redes sociais porque as plataformas são usadas para divulgar "ideias da direita e do poder econômico". “A segunda tarefa democrática fundamental é enfrentar o poder de quatro, cinco empresas que mandam na internet e veiculam extremismo”, afirmou. Saiba mais sobre o plano de Dino contra adversários políticos.

Política, Economia e Mundo

Fim da novela. O presidente Lula confirmou a demissão da ministra do Turismo, Daniela Carneiro. Quem assume o cargo é o deputado federal Celso Sabino, do União Brasil. A movimentação faz parte de esforços de Lula para ampliar a base governista.

Sucesso interrompido. As escolas cívico militares são avaliadas por pais, professores e diretores como casos de sucesso. Os resultados positivos estão no desempenho acadêmico, na disciplina e no envolvimento das famílias com a comunidade escolar. Nesta semana, o governo Lula decidiu encerrar o Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares.

Giro pelo mundo. Falhas na política migratória do governo de Joe Biden, nos EUA, estão sendo aproveitadas por agentes da ditadura da Nicarágua. No acumulado de 12 meses, a inflação na Argentina foi de 115,6%.

Opinião da Gazeta

Aras se orgulha do fim da Lava Jato. O procurador-geral da República, Augusto Aras, usou o Twitter no domingo para se gabar de ter tido “a disposição (...) para enfrentar e desestruturar as bases do lavajatismo”. Leia um trecho do editorial da Gazeta:

Ao apegar um "ismo" ao termo "Lava Jato”, Aras vai muito além da denúncia de eventuais erros: ele atribui à operação um ethos de “vale-tudo” com o único objetivo de levar a cabo uma perseguição abusiva contra o petismo. Mas isso é uma falsificação histórico-ideológica.

O que mais você precisa saber hoje

Colunas e artigos

STF precisa de novos ares. Artigo de Marcelo Figueiredo, advogado e consultor jurídico, discute possíveis mudanças estruturais no STF. Segundo o especialista, a alteração errática da jurisprudência e o comportamento ativista de ministros apontam que uma revisão profunda na Corte é necessária. Leia o texto completo.

Deltan Dallagnol fala sobre o sistema judicial e investigações que respingaram em Arthur Lira.

Para inspirar

O outro lado de Rambo. Estão disponíveis no Paramount+ oito episódios de "A Família Stallone" – um reality que mostra a intimidade do ator Sylvester Stallone. No programa, o eterno Rambo aparece fazendo brincadeiras com as filhas e até expõe seu lado ciumento. Vale maratonar no final de semana.

Tenha um ótimo dia e um excelente final de semana!

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.