Montagem com fotos da confusão em Roma envolvendo a família de Moraes que constam no relatório da Polícia Federal| Foto: Reprodução / Relatório da Polícia Federal
Ouça este conteúdo

Esse conteúdo faz parte da newsletter Bom Dia, enviada por e-mail todas as manhãs para que você comece o dia bem informado. Quer recebê-la em primeira mão e sem nenhum custo? É só deixar seu e-mail abaixo:

CARREGANDO :)
Infográficos Gazeta do Povo[Clique para ampliar]

Um relatório da PF aponta Andreia Munarão, mulher do empresário Roberto Mantovani, como a responsável pelo início da confusão envolvendo o ministro Alexandre de Moraes em Roma. Segundo o documento, Andreia teve postura "visivelmente hostil" ao ministro. Mas, em depoimento, ela e o marido afirmaram que foram ofendidos pelo filho de Moraes. Um vídeo divulgado ontem mostra o ministro chamando Mantovani de "bandido".

Publicidade

Assassinatos. Três médicos foram executados a tiros em um quiosque na orla da Barra da Tijuca, no Rio, na madrugada desta quinta. Um deles era Diego Ralf Bomfim, irmão da deputada Sâmia Bomfim. Veja qual é a principal linha de investigação sobre o crime.

Verba federal. Nesta semana, o ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, anunciou um investimento de R$ 247 milhões para combater facções criminosas no Rio. O plano, porém, é um mero paliativo: o valor corresponde a apenas 16% do que foi aplicado na intervenção federal de 2018.

Política, Economia e Mundo

Crítica à Lava Jato. A Itaipu Binacional é uma das principais patrocinadoras de um evento que propõe um "balanço crítico" da Operação Lava Jato. Leia qual é a justificativa para o investimento.

Contra ativismo judicial. Nas últimas semanas, o Senado iniciou uma inédita reação para conter o STF. O movimento tem relação direta com a mudança de postura do presidente da Casa, Rodrigo Pacheco, que era um fiel aliado da Suprema Corte. Entenda o que aconteceu.

Giro pelo mundo. Na Ucrânia, um ataque russo matou ao menos 51 civis durante um velório. Depois dos ratos, Paris enfrenta uma infestação de percevejos.

Publicidade
Infográficos Gazeta do Povo[Clique para ampliar]

Opinião da Gazeta

O marco temporal no STF e a resposta do Congresso. Ao derrubar o marco temporal para demarcação de terras indígenas, o STF criou mais um tipo de insegurança, a fundiária. Veja um trecho da opinião da Gazeta:

O Congresso, no entanto, reagiu. (...) A solução encontrada pelo Legislativo restaura a segurança fundiária ao mesmo tempo em que reconhece a existência de casos em que indígenas foram violentamente retirados de terras que são suas por direito.

Leia o editorial na íntegra.

O que mais você precisa saber hoje

35 anos da Constituição. Moraes diz que Brasil tem “desafio diário” contra “cupins da democracia”

Publicidade

Por abuso de poder político. Benedito Gonçalves libera três ações contra Bolsonaro para julgamento no TSE

Paraná. Fogo amigo: pedágio politizado une direita e esquerda nas críticas à dobradinha “Lula-Ratinho”

Liberdade de expressão. “O Debate Essencial”: censura ressurge no Brasil sob disfarce e contra regra expressa da Constituição

Colunas e artigos

Direitos inegociáveis. A Constituição garante direitos como a livre expressão, mas não é uma obra acabada. Marilena Winter, presidente da OAB Paraná, comenta os 35 anos da Carta.

Deltan Dallagnol comenta sua filiação ao partido Novo.

Publicidade

Paulo Polzonoff Jr. fala sobre a execução dos médicos no Rio.

Para inspirar e alegrar

"Só sei que foi assim". Lançado em 2000, "O Auto da Compadecida" levou mais de dois milhões de espectadores aos cinemas. Chicó e João Grilo vão voltar na sequência do filme, que está sendo gravada em 2023. Veja o que esperar do longa.

Tenha um ótimo dia e um excelente final de semana!