Presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Dias Toffoli foi o "grande convidado" para um evento da Força Sindical, na sede do Sindicato dos Metalúrgicos de SP. Lá ele falou [mal] das mídias sociais, como Twitter e Facebook: "colocam em risco valores democráticos".
Tão utilizadas por influenciadores digitais que têm como segunda profissão postos no Legislativo, as palavras de Toffoli, publicadas aqui, surgem em meio a cruzada dele e de Alexandre Moraes no chamado inquérito das fake news. E antes de começar a semana, veja ainda:
- Para economizar, o Exército dará folga às tropas todas as segundas-feiras de setembro. Entenda a estratégia de guerra de defesa ao orçamento;
- Giulia Fontes foi a Foz do Iguaçu e trouxe a notícia: após quase 50 anos, Itaipu está perto de quitar a dívida da construção da usina;
- De tanto o dono da Havan, Luciano Hang, utilizar a bandeira brasileira na firma, o Ministério Público achou que valeria a pena utilizar tempo para notificar o empresário. Veja os motivos. Terno verde-amarelo acho que ainda pode.
Opinião da Gazeta
Em editorial, a Gazeta do Povo mostra sua opinião sobre as supostas mensagens trocadas entre autoridades e divulgadas pelo site The Intercept e parceiros. Confira o conteúdo na íntegra. Segue um trecho:
Mesmo quando as matérias mostram os supostos bastidores das estratégias da força-tarefa, seja na investigação, seja para a mobilização da opinião pública, tem sido impossível identificar ali qualquer ilícito – em alguns casos, é até possível perceber que os supostos interlocutores agem com muita prudência. Ainda menos relevantes são outras publicações recentes. Que interesse público há, por exemplo, em saber que Dallagnol teria imaginado um monumento em homenagem à Lava Jato e conversado sobre o tema com Moro?
Aprofunde-se
Sharon Abdalla descobriu que nas próximas viagens você pode ganhar um dinheirinho. Ou pelo menos abater parte do seu custo. Conheça a startup paga para você levar encomendas internacionais.
Lá fora
Alistar-se nas forças armadas norte-americanas não representa risco apenas de combate. É risco de treinamento mesmo: entenda como para cada morte em combate, quatro morrem em treinamentos. E ainda:
- Argentina restringe compra de dólares e altera regras para exportador liquidar dívidas;
- Evo Morales lidera pesquisas na Bolívia, mas perde em segundo turno.
Recomendações de nossos jornalistas
A Equipe de Haus apresenta a você a experiência de trabalhar na batcaverna ou em um bunker. As salas secretas são a nova tendência de escritórios. E Maria Fernanda Takahashi mostra três transtornos mentais enfrentados por obesos.
Aproveitas as leituras e tenha uma ótima semana!
Impasse sobre apoio a Lula provoca racha na bancada evangélica
Símbolo da autonomia do BC, Campos Neto se despede com expectativa de aceleração nos juros
Eleição de novo líder divide a bancada evangélica; ouça o podcast
Eleição para juízes na Bolívia deve manter Justiça nas mãos da esquerda, avalia especialista