Arthur Lira reage a interferências do Executivo no Orçamento em discurso no Congresso| Foto: TV Senado
Ouça este conteúdo

Esse conteúdo faz parte da newsletter Bom Dia, enviada por e-mail todas as manhãs para que você comece o dia bem informado. Quer recebê-la em primeira mão e sem nenhum custo? É só deixar seu e-mail abaixo:

CARREGANDO :)
Infográficos Gazeta do Povo[Clique para ampliar]

O discurso duro de Arthur Lira contra o governo no início da semana fez o Executivo sentir o golpe. Uma reunião com parlamentares foi cancelada e o clima de tensão se intensificou entre os poderes. Pelos lados da oposição, deputados dizem esperar que o discurso do presidente da Câmara não seja “bravata” e aguardam ações concretas.

Publicidade

Pacheco com o governo. Já no Senado, o presidente Rodrigo Pacheco tende a atender o pedido do governo e postergar a análise do veto às emendas parlamentares.

As razões de Toffoli. A decisão do ministro Dias Toffoli, do STF, de investigar a Transparência Internacional foi motivada por acusações feitas pela J&F e pelo deputado petista Rui Falcão.

Política, Economia e Mundo

Investigação do STF na fila. O Senado aprovou urgência para o projeto que extingue as “saidinhas” de presos. Na Câmara, a fila de CPIs pode travar o pedido para investigar abusos do STF.

Estatais no vermelho. No primeiro ano do governo Lula, as estatais voltaram a registrar déficit. Mais que isso, apresentaram o pior resultado desde 2017.

Giro pelo mundo. O presidente Lula irá ao Egito, onde espera influenciar um acordo de cessar-fogo em Gaza. Em meio à violência e com o ex-primeiro-ministro na prisão, o Paquistão vai às urnas.

Publicidade

Opinião da Gazeta

Copom aposta na constância. O Copom já antecipou que, ao menos em março e abril, haverá reduções na mesma intensidade na taxa de juros. Veja um trecho da opinião da Gazeta:

Enquanto o Copom “reafirma a importância da firme persecução” das “metas fiscais já estabelecidas”, o petismo, capitaneado pelo presidente Lula, ainda não desistiu de mudar a meta de zerar o déficit primário em 2024.

Leia o editorial na íntegra

O que mais você precisa saber hoje

Importunação de baleia. No litoral de SP, Bolsonaro diz que Lula quer censurar mídias e tornar adversários inelegíveis

Instituições estaduais. STF vai julgar se professores das universidades podem ganhar mais do que o teto estadual

Publicidade

Governo de São Paulo. Com 13 leilões à vista, Tarcísio vai a Europa em busca de investidores internacionais

Musk vs. Mickey. Elon Musk declara guerra à Disney e patrocina processo judicial de atriz demitida da franquia Star Wars

Colunas e artigos

Um freio nos carros elétricos. Os últimos meses foram difíceis para os entusiastas de veículos elétricos. Em artigo, Mark P. Mills diz por que é hora de pôr um freio nessa tendência.

Luiz Philippe de Orleans e Bragança questiona: 2024 é um ano vendido?

Lúcio Vaz revela como o presidente do TCU passa quatro meses fora do país em viagens pelo mundo.

Publicidade

Para inspirar e alegrar

Novidades para decorar a casa. Nossa equipe esteve na ABCasa Fair, maior feira de artigos para casa da América Latina, e de lá apresenta 12 destaques em mobiliário e decoração.

Tenha um ótimo dia!