Ouça este conteúdo
Esse conteúdo faz parte da newsletter Bom Dia. Quer receber diretamente em seu e-mail, sem nenhum custo? É só clicar aqui e se inscrever.
O ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, compareceu nesta terça-feira (28) à Comissão de Constituição de Justiça da Câmara dos Deputados, onde foi questionado sobre três assuntos: os atos de vandalismo de 8 de janeiro, a visita ao Complexo da Maré e as restrições na política de controle de armas. Deputados da oposição não aliviaram, fazendo críticas e cobranças ao ministro.
Judiciário como empecilho. Pelo menos três decisões do STF prejudicaram o combate às facções criminosas no Brasil. Saiba quais foram.
A volta de Moro. Após ser alvo de um plano criminoso e de ser atacado pelo presidente Lula, Sergio Moro resgatou a projeção nacional. Já há quem fale em candidatura à presidência.
Política, Economia e Mundo
Liberdade de expressão em debate. Durante audiência pública, o STF defendeu ampliar o controle de conteúdo nas redes sociais. Já a iniciativa do governo para combater fake news ignora as mentiras de Lula.
Lira e Pacheco se entendem. Arthur Lira e Rodrigo Pacheco chegaram a um entendimento para retomar as comissões mistas para análise de MPs. Veja o que ficou acordado.
Giro pelo mundo. E-mails revelam que o governo Joe Biden tentou levar censura ao WhatsApp na pandemia. E você sabe qual foi conflito mais mortífero em 2022? Não foi o da Ucrânia.
Opinião da Gazeta
A bola está com o governo. O Copom divulgou a ata de sua reunião da semana passada, em que aprofunda os argumentos para manutenção da taxa Selic em 13,75% ao ano. Veja um trecho da opinião da Gazeta:
Por mais que Lula e seus aliados continuem esperneando contra o Banco Central, está claro que a bola está com o governo: boa parte da atual incerteza deriva do fato de que não se sabe que âncora fiscal o país terá nos próximos anos.
O que mais você precisa saber hoje
Reforma tributária. Agro aponta efeito colateral de novo imposto: alimentos básicos até 21% mais caros
Política monetária. BC “joga a bola” para Lula e diz que arcabouço fiscal pode ajudar a controlar inflação
Segurança pública. Turistas são vítimas de sequestro-relâmpago e de casos de extorsão na fronteira com o Paraguai
Colunas e artigos
Matar por “compaixão”. O Canadá expandiu o suicídio assistido evocando a virtude da compaixão como justificativa. Artigo de Eric Hutchinson diz por que isso também é errado.
Paulo Uebel fala dos dois pesos e duas medidas no tratamento de invasores do MST e presos do 8 de janeiro.
Thaméa Danelon aborda o atentado na Escola Thomazia Montoro e suas implicações jurídicas.
Para inspirar
Peixe Saint Peter: quem é ele? Você já deve ter visto pratos com o peixe Saint Peter. Mas o que parece ser uma nova espécie, na verdade, já é bem conhecido. Saiba mais e aprenda uma receita com ele.
Tenha um ótimo dia!