Atos de 8 janeiro: oposição quer apurar omissão do governo federal.| Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Ouça este conteúdo

Esse conteúdo faz parte da newsletter Bom Dia. Quer receber diretamente em seu e-mail, sem nenhum custo? É só clicar aqui e se inscrever.

CARREGANDO :)

A CPMI do 8 de janeiro retoma os trabalhos nesta terça-feira (1º) com o depoimento de Saulo Moura da Cunha, ex-diretor da Abin. O pedido foi feito pela oposição, que pretende questioná-lo sobre os alertas emitidos nos dias que antecederam os atos de vandalismo em Brasília. Além disso, os parlamentares vão intensificar a cobrança por informações que indicam omissões do governo.

Agenda intensa. Arcabouço fiscal, regulação de redes sociais e reformas. Esses são alguns temas que vão movimentar o segundo semestre na Câmara dos Deputados.

Publicidade

Blindagem do STF. Parlamentares entregaram à ONU denúncias sobre abusos do STF nas prisões do 8 de janeiro. Porém, isso tende a ter pouco efeito. Entenda por quê.

Política, Economia e Mundo

Militância e criminalidade. A morte de um policial da Rota em São Paulo expõe o duplo padrão de militantes ideológicos. Já o PCC, que planejou matar Sergio Moro, avança sobre fronteiras e conexões criminosas.

Investigados se dão bem. Os indicadores comprovam: sob ataque de Lula, Roberto Campos Neto agiu certo. O governo pretende regular preços de commodities agrícolas, porém, o efeito deve ser irrisório.

Giro pelo mundo. O regime chinês começou a exigir que igrejas exibam placas pró-comunismo. Na Colômbia, o governo de Gustavo Petro está prestes a completar um ano abalado por escândalos.

Opinião da Gazeta

Impostos do atraso. O PT e o ministro Fernando Haddad vêm falando em aumentar o imposto sobre herança e criar o Imposto sobre Grandes Fortunas. Veja um trecho da opinião da Gazeta:

Publicidade

O argumento de que a elevação de impostos e a criação de tributos novos vão na linha da justiça social é falso, a começar por não haver qualquer garantia de que o dinheiro irá efetivamente para os pobres.

Leia o editorial na íntegra

O que mais você precisa saber hoje

Terras indígenas. Demarcação de terras no Brasil: cada indígena tem direito a uma área equivalente a 99 campos de futebol

Negativados. Quatro estados e o DF têm mais da metade da população com “nome sujo”

Uso político. Conselho Nacional de Saúde defende aborto e tratamento para mudança de sexo aos 14 anos

Publicidade

Novos estudos. Direita x Esquerda: estudos dizem que Facebook não gerou polarização política em eleições dos EUA

Colunas e artigos

Territórios sem lei. Artigo de Robert Cherry mostra como mudanças no sistema de justiça criminal tem feito com que cidades norte-americanas se tornem territórios sem lei.

J.R. Guzzo mostra qual é o tipo de personagem que a ministra do Planejamento decidiu ser.

Paulo Polzonoff Jr. faz uma crônica em que revela tudo sobre o casamento de Randolfe Rodrigues.

Para inspirar

O Tinder dos negócios. Uma plataforma que conecta profissionais gabaritados e empresas em busca de novos talentos. Conheça o “Tinder dos negócios”.

Publicidade

Tenha um ótimo dia!