Bom dia!
Depois de uns dias de gelo na relação, Sergio Moro e Jair Bolsonaro apareceram sorridentes lado a lado nesta quinta (29), no lançamento do principal projeto do ministro da Justiça para combater os crimes violentos no país. Kelli Kadanus mostra os afagos do presidente a Moro durante o evento e conta como o novo projeto vai funcionar.
- A reforma tributária é mesmo capaz de diminuir a carga de impostos no Brasil? Giulia Fontes analisa a questão.
- O relator da reforma da Previdência na CCJ do Senado, Tasso Jereissati (PSDB-CE), protocolou ontem o seu parecer. Jéssica Sant’Ana conta o que entrou e o que saiu do texto.
Opinião da Gazeta
No editorial desta sexta (30), a Gazeta do Povo comenta a conclusão para a qual caminha o STF em relação ao corte de gastos com servidores concursados: para a corte, demitir é aceitável, mas reduzir o salário é inadmissível:
Não são apenas os funcionários públicos, potenciais vítimas dessa decisão, que verão muita dificuldade em compreender essa lógica. É amplamente conhecida – e empregada no Direito – a frase “quem pode o mais pode o menos”. Ora, se o Estado tem a possibilidade de adotar a medida mais drástica, a que causa maior dano, que é a demissão, deveria também poder recorrer a uma solução menos prejudicial ao servidor, reduzindo seu salário e a jornada, mas preservando seu posto, e chega a ser surpreendente que seis dos ministros não tenham percebido algo tão evidente.
Para começar o dia inspirado
Curitiba será a primeira cidade brasileira com um centro de ensino especializado para acolher crianças com diagnóstico do Transtorno do Espectro Autista. Angieli Maros conta como a ideia surgiu e como o centro vai funcionar.
Imagem do dia
Lá fora
Veneza amanheceu em um dia de junho com lambe-lambes espalhados pelas paredes da cidade. Seria mais uma de Banksy? Não: as obras são do paranaense Estevan Reder, que conversou com Luan Galani sobre a proposta.
- Evo Morales ficou perdido por uma hora numa selva da Bolívia ao ajudar a combater queimadas. É isso mesmo.
Aprofunde-se
Amazônia além dos clichês: Madeleine Lackso conversou com o biólogo Renato Farias, filho de agricultores da região e diretor de uma ONG que faz um trabalho de preservação que leva em conta o desenvolvimento da população local. Ele fala da importância da sustentabilidade para o agro, do Fundo Amazônia e das falas de Bolsonaro sobre as ONGs da região.
As dicas que só a Gazeta traz
Você sabe o que é aquafaba? Esse líquido, fácil de obter, pode substituir a clara de ovo em drinks. Flávia Schiochet conta mais sobre esse achado da coquetelaria vegana.
- Bombados e inférteis? O uso abusivo de hormônios pode pôr a capacidade reprodutiva em jogo. Quem explica é Amanda Milléo.
Tenha um ótimo fim de semana!