Bom dia!
O juiz Sérgio Moro vai levar para o Ministério da Justiça integrantes da força-tarefa da Operação Lava Jato. O magistrado já avalia nomes ligados à Polícia Federal, que voltará a ficar sob o comando da pasta, e à Receita Federal. Para colocar em prática a promessa de uma "agenda anticorrupção e anticrime", Moro terá o maior orçamento do ministério nesta década.
Redução
Logo na sua primeira semana após a eleição, Jair Bolsonaro anunciou uma redução drástica de ministérios na Esplanada. Na teoria, o que haverá são fusões de pastas. Mas o que se vê na prática é que, em muitos casos, há temas que não são prioridades do governo eleito.
Barreiras
Jair Bolsonaro propõe também a redução do número de deputados federais: Jair defende que é possível excluir as vagas de 113 deputados e manter 400. Mas, para fazer isso, é preciso aprovar uma mudança na Constituição no Congresso Nacional e convencer os parlamentares de que eles estão em excesso em Brasília.
Contra o tempo
O acordo comercial entre Mercosul e União Europeia ganhou um novo impulso após as declarações da equipe do presidente eleito Jair Bolsonaro de que o bloco sul-americano não será prioridade no novo governo. A intenção é tentar fechar algum tipo de entendimento comercial ainda durante o governo de Michel Temer.
Em busca de um novo modelo
O custo de produção e preço das terras sobem, mas o preço da soja no mercado internacional tende a não acompanhar esses aumentos, aumentando os riscos da atividade agrícola.
Para qualquer modelo de negócio, a produtividade é um dos termômetros utilizados para medir o sucesso de uma atividade, e no agro não é diferente. Embora a produtividade de muitas lavouras no país esteja acima da média nacional, que é de aproximadamente 3 toneladas por hectare, se faz necessário questionar o modelo atual de produtos e serviços na agricultura e entender que o aumento da produtividade é a solução mais plausível para a prosperidade do negócio rural.
Força motriz
Para entender o fenômeno do crescimento da direita no universo online, a Gazeta do Povo conversou com diversos analistas digitais e cientistas políticos, alguns dos quais já enxergavam a “onda Bolsonaro” e escreviam sobre ela no passado.
A internet, as redes sociais e os aplicativos de mensagens desempenharam um papel fundamental nestas eleições. Para alguns, já mudaram completamente o jogo; para outros, apenas embaralharam o cenário. Mas todos concordam que, em alguma medida, seu efeito foi subestimado, principalmente nos resultados das urnas para o Congresso.
Chance inédita
A eleição de Jair Bolsonaro (PSL) para a Presidência da República representará um experimento inédito para o país desde a redemocratização. Pela primeira vez, a pauta liberal em economia chega ao poder com amplo respaldo popular. Trata-se de um feito notável, já que alguns poucos anos atrás a plataforma da redução do Estado seria sinônimo de suicídio eleitoral. Essa é a opinião da Gazeta do Povo.
O Brasil não pode continuar amarrado pela cultura estatista, pela hiper-regulamentação, pelos privilégios que criam desigualdade e acabam com a competição, pelo protecionismo exacerbado que faz do Brasil um dos países mais fechados do planeta, pela irresponsabilidade fiscal. Os países mais prósperos são aqueles em que vigora ampla liberdade econômica e que se abrem para o mundo sem medo da concorrência.
Novo (velho) protagonismo
A chegada do deputado federal Jair Bolsonaro ao Palácio do Planalto não representa um risco à democracia, mas fará o Supremo Tribunal Federal (STF) ganhar um protagonismo ainda maior nas discussões do país. A expectativa é de que as eventuais “fricções” com outros Poderes devem aumentar na defesa de direitos de minorias e em temas como redução da maioridade penal, posse de armas e voto impresso.
De geração para geração
Não há provas de que a literatura traz benefícios para a vida prática, mas é inegável que ela pode ser um elemento para unir a família e ensinar valores. Daniel Willingham, Professor no Departamento de Psicologia da Universidade da Virgínia e autor de “Raising Kids Who Read” (“Educando crianças que leem”, em tradução livre), conversou com a Gazeta do Povo sobre como incentivar o hábito da leitura em crianças e adolescentes.
Muitos estudos mostram uma correlação positiva entre ler por hobby e sucesso na escola, mas penso que se “sucesso na escola” é o objetivo para o seu filho, é mais fácil simplesmente assegurar que eles se esforcem na escola. Quero que os meus filhos leiam porque eu amo ler: é um valor familiar.
Pelo mundo
Alerta. A China mandou o recado para o presidente eleito Jair Bolsonaro: se o país seguir a linha de Trump e romper acordos com Pequim, quem sofrerá será a economia brasileira. A mensagem foi publicada em editorial de um jornal estatal, que diz que as exportações brasileiras ajudaram a alimentar o crescimento dos dois países.
Diplomacia. “Vocês podem contar com o voto do Brasil também na ONU” – a frase de Bolsonaro foi manchete em Israel. Em entrevista ao jornal Israel Hayom, o futuro presidente disse que pretende transferir a embaixada brasileira no país de Tel Aviv para Jerusalém. A medida é polêmica, já que, na prática, reconhece que Jerusalém é capital de Israel.
Trinca. A Casa Branca anunciou uma série de medidas contra os regimes de Venezuela, Cuba e Nicarágua. Trump assinou uma ordem executiva que, entre outros, proíbe americanos de fazerem negócios com empresas ou pessoas envolvidas com a venda de ouro da Venezuela.
Tensão. A Coreia do Norte ameaçou retomar o desenvolvimento de armas nucleares caso os Estados Unidos não retirem sanções econômicas no país. O comunicado norte-coreano disse que “melhoria das relações e sanções são incompatíveis”.
No Paraná...
Esportes
Com uma equipe reserva, o Atlético foi derrotado pelo Internacional por 2 a 1, na noite deste domingo (4), no Beira-Rio, em Porto Alegre, pela 32ª rodada. Com isso o time perdeu a chance de entrar no G6 do Campeonato Brasileiro.
Já o Paraná ficou apenas no empate por 1 a 1 contra o Vitória. O jogo foi fraco tecnicamente e contou com apenas 931 pagantes, a menor marca da competição e do clube na temporada. No total, 1.238 pessoas foram ao Durival Britto.
Para relaxar
Sharon Abdalla (Haus) indica: “Greca assinará decreto para fortalecer o design em Curitiba durante a Semana D. O objetivo é tornar o design ainda mais atuante e representativo na capital paranaense. Confira a programação completa do evento que começa já nesta segunda-feira (5)”.
Isadora Rupp (Viver Bem) recomenda: “Prestes a completar 60 anos, o Convento Solitude da Congregação Nossa Senhora de Sion guarda histórias incríveis das irmãs que vivem em clausura no espaço. A repórter Flávia Schiochet foi visitar o local, que está aberto para visitação — ambiente perfeito para um retiro espiritual nas capelas rodeadas por um bosque”.
Andrea Torrente (Bom Gourmet) informa: “Chef Maurício Fontana, do Gordo & Magro, compete com outros cinco cozinheiros que disputam o título de melhor comida de boteco na Ana Maria Braga.”
Uma ótima semana!
Moraes eleva confusão de papéis ao ápice em investigação sobre suposto golpe
Indiciamento de Bolsonaro é novo teste para a democracia
Países da Europa estão se preparando para lidar com eventual avanço de Putin sobre o continente
Em rota contra Musk, Lula amplia laços com a China e fecha acordo com concorrente da Starlink
Deixe sua opinião