• Carregando...
STF
Plenário do Supremo Tribunal Federal (STF).| Foto: Carlos Alves Moura/STF

Esse conteúdo faz parte da newsletter Bom Dia, enviada por e-mail todas as manhãs para que você comece o dia bem informado. Quer recebê-la em primeira mão e sem nenhum custo? É só deixar seu e-mail abaixo:

O Supremo Tribunal Federal tem, à espera de conclusão, julgamentos que foram suspensos em 2023. Entre as ações estão a que pode liberar o aborto até a 12ª semana de gestação e a que trata da descriminalização do porte de maconha para consumo pessoal. É atribuição do presidente da Corte, Luís Roberto Barroso, marcar a data para a retomada de cada um desses julgamentos. Leia mais.

Nova ação. O PT, o PCdoB e o PV pediram ao STF que derrube a lei que estabeleceu o marco temporal para a demarcação de terras indígenas, publicada no Diário Oficial da União na terça (2). O ministro Gilmar Mendes será o relator do processo.

Mentor da política externa. O chanceler oficial do governo Lula é Mauro Vieira. Mas, nos bastidores, é Celso Amorim quem dita a estratégia internacional do governo petista, segundo especialistas. Amorim foi ministro de Relações Exteriores nos dois primeiros mandatos de Lula. Entenda qual é a influência dele.

Política, Economia e Mundo

Notícias falsas. O deputado Gustavo Gayer (PL-GO) protocolou um requerimento para a abertura de uma CPI que investigue a Mynd, uma agência responsável por 34 perfis de entretenimento e ativismo político. Entre eles estão usuários apontados como distribuidores de um conteúdo falso que levou à morte da jovem Jéssica Canedo.

Mercado de trabalho. O desemprego caiu em 2023, mas a tendência pode não continuar no ano novo: o desaquecimento da atividade econômica deve afetar o mercado de trabalho, principalmente a partir do segundo trimestre. Leia a análise de especialistas.

Giro pelo mundo. Israel acusou o Hamas de treinar e usar crianças para carregar armas na Faixa de Gaza. A Justiça da Argentina suspendeu temporariamente a reforma trabalhista decretada pelo presidente Javier Milei.

Opinião da Gazeta

Estradas precárias e o desafio das concessões. As festas de fim de ano recentemente encerradas e as férias de verão em andamento são duas oportunidades nas quais muitos brasileiros têm contato com uma deficiência nacional: o péssimo estado das rodovias brasileiras. Veja um trecho da opinião da Gazeta:

Governo federal e governos estaduais não têm os recursos necessários para manter a qualidade das rodovias sob sua administração. (...) Encontrar a modelagem ideal de concessão que seja financeiramente interessante às concessionárias e reverta nas obras necessárias à melhoria dos trechos é o grande desafio.

Leia o editorial na íntegra.

O que mais você precisa saber hoje

Congresso. Oposição ao governo Lula se mobilizará para derrubar vetos de Lula à LDO

Dados da ANP. Gasolina ficou 12,5% mais cara no primeiro ano do governo Lula 3

São Paulo. Tarcísio de Freitas planeja atrair R$ 100 bilhões em investimentos na B3 em 2024

Juíza investigada. Ludmila Lins Grilo anuncia que deixou o Brasil e diz estar em asilo político nos EUA

Colunas e artigos

Marco temporal e a Constituição. Apesar da promulgação da lei, o marco temporal das terras indígenas deve continuar em discussão no STF. Artigo do jurista Ives Gandra Martins comenta o texto a partir do que diz a Constituição.

Luiz Philippe de Orleans e Bragança analisa as condições para revoluções políticas.

Daniel Lopez fala sobre os terremotos no Japão.

Para inspirar e alegrar

Destaque na economia. O Paraná tem oito municípios na lista das 100 maiores economias do Brasil, segundo dados do IBGE referentes a 2021. O número é o maior entre os estados da região Sul. Veja quais são as cidades.

Tenha um ótimo dia!

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]