Interlocutores da área jurídica do presidente Lula já discutem sobre perfis e nomes que o petista deve escolher para as duas vagas de ministro do STF que serão abertas neste ano. Os ministros Ricardo Lewandowski e Rosa Weber completam 75 anos em 2023 e têm de deixar a Corte por causa da aposentadoria compulsória.
Aborto. A ministra da Saúde Nísia Trindade revogou portaria que previa que os médicos avisassem autoridades policiais nos casos de aborto decorrente de estupro. A portaria cancelada estabelecia que os profissionais da saúde deveriam “preservar possíveis evidências materiais do crime de estupro a serem entregues imediatamente à autoridade policial”.
Impostos. O vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, afirmou que a próxima meta do governo é zerar o Imposto sobre Produtos Industrializados com a implantação da reforma tributária. Segundo Alckmin, apenas a reforma fará com que o PIB do Brasil cresça e traga maior eficiência para a indústria.
Opinião da Gazeta
Macarthismo à brasileira:
Está se fomentando a perseguição ostensiva a qualquer coisa que remeta a “bolsonarismo” ou a qualquer pessoa que, em algum momento, tenha manifestado apoio ao ex-presidente ou a suas pautas, transformando tudo e todos em cúmplices do “terrorismo do 8 de janeiro
Política, Economia e Mundo
Risco de União perder mais de R$ 1,2 trilhão na Justiça ronda início do governo Lula. O presidente Lula deverá redobrar esforços para não perder recursos do Orçamento em outra frente: na Justiça.
Vale até apagar obituários: como a China esconde os números reais da Covid. Diferentes países e instituições manifestaram desconfiança em relação aos dados revelados.
O que mais você precisa saber hoje
Processo no CNJ. Inseminação caseira: procedimento sem amparo jurídico traz riscos à mulher e ao bebê
Câmara. Deputados que negarem atos de vandalismo serão “chamados à responsabilidade”, diz Lira
8 de janeiro. PGR denuncia 39 suspeitos de vandalismo e pede bloqueio de R$40 milhões
Colunas e artigos
Alexandre Garcia: Glenn Greenwald percebeu o que acontece no Brasil e está mostrando para o mundo
Samia Marsili: Verdadeira amizade
Para Inspirar
Quer começar o ano de casa renovada? Mudar as cores é uma das formas mais fáceis - e baratas - de dar cara nova aos ambientes de casa ou do escritório. Clique aqui e veja as cores do ano para 2023.
Itamaraty de Lula lidera lobby pró-aborto na ONU com radicalismo inédito
“Desastre de proporções bíblicas”: democratas fazem autoanálise e projetam futuro após derrota
Bolsonaro diz que Congresso é mais importante que STF e pode reverter inelegibilidade
Copom eleva juros e dá bronca no governo mais uma vez
Deixe sua opinião