Bom dia!
Os candidatos à Presidência da República apostam em propostas de grande apelo, mas deixam de dizer que vão precisar do Congresso e de orçamento recheado para conseguir cumpri-las. Listamos algumas que não dependem apenas da vontade e da força política do futuro presidente.
Ainda sobre eleições...
João Amoêdo é um dos presidenciáveis que mais ganham seguidores nas redes sociais. Falta conquistar o eleitor “real”: a intenção de voto no empresário, medida pelas pesquisas, ainda é baixa. De todo modo, seu desempenho na internet – fundamental para quem mal terá tempo na tevê – chama atenção.
Pedalando?
Candidato a vice na chapa do PT à Presidência da República, o ex-prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, virou réu em ação de improbidade administrativa; o Ministério Público de São Paulo pede a condenação do petista pelo suposto prejuízo de R$ 5,2 milhões aos cofres da Prefeitura com a construção de uma ciclovia.
Crise sem fim
Os dados econômicos do Rio de Janeiro continuam a destoar. Enquanto o resto do Brasil já está há algum tempo no processo de recuperação econômica, no Rio isso não acontece. Ricardo Amorim, colunista da Gazeta do Povo, explica os motivos.
“Se pegarmos os dados de emprego com carteira nos últimos 12 meses, no Brasil foram criados mais de 180 mil empregos novos, que não existiam antes. Já no Rio, o número de empregos caiu em mais de 38 mil postos de trabalho.”
Não foi só o dólar
Após a moeda americana ultrapassar a casa dos R$4, o euro também está se fortalecendo, assustando ainda mais quem está com viagem marcada. Só no mês de agosto a moeda da União Europeia se valorizou mais de 6% frente ao real.
Em defesa da vida
Uma pesquisa do Instituto Datafolha mostra que 59% dos entrevistados não concordam com alterações nas leis atuais sobre o aborto.
“Isso demonstra que não deveríamos ter deslocado esse debate para o Supremo, e sem representatividade. Essa pesquisa pode auxiliar a demonstrar que a vontade política de muitos brasileiros seria frustrada nesse sentido”, afirma Angela Martins, doutora em Filosofia do Direito e professora visitante de Harvard.
Liberdade
Jack Philips, o confeiteiro que acaba de ser absolvido pela Suprema Corte dos EUA da acusação de crime de discriminação, enfrenta nova batalha jurídica: Autumn Scardina, mulher transgênero (homem biológico), pediu para a empresa de Philips um bolo em comemoração ao aniversário de sétimo ano de mudança de sexo.
“Parece que algumas pessoas do governo do Colorado estão empenhadas em punir Jack por viver de acordo com sua fé. Se isso não é hostilidade, o que é?”, afirma a Alliance Defending Freedom, organização cristã sem fins lucrativos que financiou a briga judicial anterior de Philips.
“Rouba, mas faz”
Apesar de todos os escândalos recentes, a mentalidade que aceita a corrupção desde que o político tenha realizações para mostrar continua no Brasil atual.
“Maluf cai, mas a herança do ‘rouba, mas faz’ persiste – agora encarnada em um certo ex-presidente da República que, apesar de cumprir pena por corrupção e lavagem de dinheiro, lidera pesquisas de opinião que apuram as intenções de voto para a Presidência da República”, diz o editorial da Gazeta do Povo desta quinta-feira (23).
Intolerância
Uma ativista dos direitos humanos na Arábia Saudita está ameaçada de ser condenada à morte por participar e liderar protestos pacíficos contra a discriminação de minorias religiosas na monarquia absolutista.
Negativa
Um dia após Trump sofrer um grande revés na Justiça americana, sendo implicado em um esquema para encobrir supostos casos extraconjugais por meio de pagamentos irregulares, a Casa Branca tentou limpar a barra do presidente: ele não cometeu crimes e não enfrenta qualquer acusação judicial, disse a porta-voz Sarah Sanders.
Complôs
As dúvidas sobre o suposto atentado contra o ditador venezuelano Nicolás Maduro ainda persistem. E Isabella Mayer de Moura e Vandré Kramer lembram três casos semelhantes que tiveram impactos históricos: o incêndio do Reichstag, na Alemanha, em 1933; o forjado Plano Cohen, em 1937, no Brasil e a Operação Ajax, no Irã, em 1953.
Paraná
Sandro Gabardo (Política Paraná) escreve:
O Ministério Público Eleitoral pediu a impugnação de 38 candidaturas para as eleições de outubro. Entre os ameaçados estão dois nomes bastante conhecidos dos paranaenses, o ex-governador Beto Richa (PSDB) e o deputado federal Ricardo Barros (PP). Ambos garantem que estarão aptos para o pleito. Veja o que eles dizem e quem mais está na mira do MPE.
Renovação? Entre os candidatos a deputado estadual e federal pelo Paraná, há diversos nomes de ‘herdeiros’ de famílias tradicionais da política no estado. A jornalista Catarina Scortecci traz uma lista com esses concorrentes ilustres.
Dia de pesquisa Ibope no Paraná. Saiba quem tem a preferência dos eleitores do estado para governador, senador e presidente da República. Veja os números e a análise do colunista Rogério Galindo.
- No Paraná, Ibope aponta empate triplo na briga para presidente
- Requião e Richa são os nomes preferidos do Paraná ao Senado, diz Ibope
- Ibope: Ratinho Junior lidera corrida para o governo do Paraná
- Eleição de Beto Richa para o Senado parece estar de fato ameaçada
- Osmar saiu, mas Ratinho continua patinando no mesmo teto de votos
Na capital
Fernanda Leitóles (Curitiba) escreve: “Dois supermercados serão inaugurados na região de Curitiba. Os novos empreendimentos devem gerar 550 empregos diretos e indiretos.”
A editora de Curitiba também recomenda: “Vai prestar vestibular e ainda está em dúvida sobre qual curso escolher? A dica é visitar a feira de cursos e profissões da Universidade Federal do Paraná do Paraná (UFPR). O evento terá início nesta quinta-feira (23) e segue até domingo (26).”
Talita Boros Voitch (Bom Gourmet) indica: “Novos pratos e combinações diferentes. O Zapata Mexican Bar renovou praticamente metade do seu cardápio após 11 anos sem nenhuma alteração significativa. Entre as novidades tem ceviche de salmão e de tilápia no abacate!”
Para inspirar
Luan Galani (Haus) recomenda: “Família que passa de geração em geração o saber do trabalho manual com vime e fibra natural realizou uma imersão experimental com 11 designers da nova geração e o Instituto Campana, projeto social dos Irmãos Campana. Batizadas de Resgate do Vime, as atividades integram o projeto social Mãos em ação. Confira na reportagem de Aléxia Saraiva!”
Fernanda Leitóles (Curitiba) escreve: “Crianças internadas em um hospital de Curitiba puderam vivenciar momentos alegres em meio à rotina de tratamentos e consultas: artistas de uma companhia de circo fizeram um mini espetáculo no saguão da instituição e encantaram pacientes e funcionários.”
Tenha um ótimo dia!
Brasil está mais perto de “estocar vento” (e sol): primeiro leilão é esperado para 2025
Janja manda recado vulgar para Elon Musk e comete grosseria contra mulher da plateia
Aliado de Bolsonaro, Santiago Abascal é eleito líder de partido conservador na Europa
Crédito consignado para aposentados em risco: bancos ameaçam reduzir operações