• Carregando...

Passados 10 anos da entrada em vigor, a Lei da Ficha Limpa já retirou das eleições ao menos 4.630 políticos, segundo os dados disponíveis do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Nesse grupo estão candidatos condenados em órgãos colegiados por crimes eleitorais ou crimes comuns graves (como corrupção), gestores que tiveram contas julgadas irregulares ou que foram condenados por improbidade administrativa (com intenção de lesar os cofres públicos) e também agentes públicos que deixaram seus cargos em processos disciplinares. Essas são algumas das situações criadas pela Lei Complementar 135, de 2010, que ampliou o rol de inelegibilidades e antecipou a retirada de políticos das eleições. A lei foi fruto de iniciativa popular, com apoio de mais de 1,6 milhão de cidadãos. E foi aprovada em maio de 2010 no Congresso com ampla adesão: na Câmara, foram 412 votos a favor e 3 abstenções; no Senado, foram 76 votos favoráveis e nenhum contrário. O então presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sancionou o projeto sem vetos. A expectativa era que a aplicação fosse imediata, mas o Supremo Tribunal Federal (STF) adiou a vigência para 2012. Acesse a reportagem para ler as críticas que Lula tem feito a lei e como o Partido dos Trabalhadores pretende mudá-la.

A veiculação da propaganda eleitoral gratuita na televisão e no rádio começa na sexta-feira (26). Serão dois blocos diários, com 25 minutos cada. Os candidatos a presidente, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Bolsonaro (PL) são os que possuem o maior tempo. Na televisão, o primeiro bloco vai ao ar das 13h às 13h25; e o segundo, das 20h30 às 20h55. Já no rádio a veiculação começa mais cedo: das 7h às 7h25 e das 12h às 12h25. Os programas são divididos de acordo com o cargo em disputa. Às terças, quintas e sábados serão veiculadas as propagandas para presidente e deputado federal. Candidatos a senador, deputado estadual ou distrital e governador terão as propagandas veiculadas às segundas, quartas e sextas. Os candidatos também têm direito a inserções ao longo da programação, entre as 5h e a 0h. As emissoras devem veicular 28 inserções de presidenciáveis por dia, totalizando 14 minutos. No primeiro turno, a propaganda vai ao ar até o dia 29 de setembro. Se houver segundo turno, a transmissão ocorre entre 7 e 28 de outubro.

A entrevista do empresário Luciano Hang, que falou com a Gazeta do Povo sobre a operação da Polícia Federal.

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, disse ao Conselho de Segurança da ONU que o futuro do mundo está sendo decidido no país e advertiu que, se a Rússia vencer o conflito, levará a guerra para outros países. Em um discurso por videoconferência durante uma reunião que coincidiu com seis meses do início da invasão russa a territórios ucranianos e com o aniversário de 31 anos da independência do país ele disse que a independência da Ucrânia é a segurança do mundo inteiro. O político insistiu que a Rússia deve retirar as tropas de seu país e ser responsabilizada pela ofensiva militar. Zelensky enfatizou o impacto internacional da guerra, tanto para o futuro, devido ao precedente que poderia criar, como para o presente, por causa dos efeitos sobre a crise mundial de alimentos e energia e o risco de um desastre nuclear.

A opinião de Ilona Becskeházy, que aponta 4 fundamentos para uma política educacional eficaz.

E como se tornar um investidor de sucesso. O segredo é ter disciplina e bons hábitos financeiros. Assim como conhecer e estudar o mercado financeiro, ter ideias inovadoras e um planejamento alinhado são essenciais para investir do zero.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]