Bom dia!
A Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal (STF), não pela primeira vez, adiou o seu primeiro julgamento de um réu da Operação Lava Jato.
Após a declaração dos votos dos ministros do STF Edson Fachin e Celso de Mello, o deputado federal paranaense Nelson Meurer (PP), que é acusado pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro, ficou a um voto da condenação.
Uma das estratégias da defesa de Meurer é a alegação de que o deputado não seria um parlamentar muito expressivo ou simpático para que se possa considerar que ele tenha desempenhado um papel relevante no esquema de corrupção.
Todavia, o ministro Edson Fachin, relator da Lava Jato no STF, explicou a origem de uma parte do poder político do paranaense.
Greve!
O ministro da Fazenda, Eduardo Guardia, confirmou, na noite de terça-feira (22), que o governo firmou um acordo com o Congresso Nacional para zerar a Cide (Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico) sobre o diesel. No entanto, a medida, que tem o objetivo de acabar com a greve dos caminhoneiros autônomos pelo país, depende da boa vontade do Legislativo.
Comentando o cenário que levou à greve, o Editorial da Gazeta do Povo lamentou:
[N]ão há sinais de que as condições que criaram o atual impasse desapareçam no curto prazo. A alta dos preços de petróleo no mercado internacional não dá sinais de arrefecer, na medida em que os efeitos da saída dos Estados Unidos do Acordo Nuclear do Irã seguem indefinidos. [...]A produção na Venezuela segue em queda, os estoques da OCDE estão no menor nível em três anos e não há sinais de que a demanda vá diminuir.
“O mundo é cinza”
Em entrevista à Gazeta do Povo, o principal técnico do governo federal para os processos de desestatização, Fernando Soares, explicou por que a privatização dos Correios é impossível, mas que há uma série de possibilidades para melhorar os resultados e as atividades da estatal.
A longa lista
Quadrilhão, Odebrecht, Consist... São várias as acusações que pesam sobre a senadora Gleisi Hoffmann (PT). Kelli Kadanus explicou cada uma delas:
Ao todo, Gleisi responde a um processo no Supremo Tribunal Federal (STF), é alvo de duas denúncias do Ministério Público e de uma investigação da Polícia Federal.
Sem alívio
Em uma decisão liminar, a Organização das Nações Unidas (ONU) rejeitou o pedido de soltura do ex-presidente Lula (PT).
Sem alívio (x2)
Em decorrência do entendimento do Supremo Tribunal Federal (STF) sobre a possibilidade de prisão após a condenação em segunda instância, a Justiça mineira negou o último recurso do ex-governador Eduardo Azeredo (PSDB) e determinou a sua prisão.
Luto
Aos 86 anos, morreu o jornalista Alberto Dines. Descubra por que ele é considerado um dos mais importantes jornalistas da história recente do Brasil:
Em 1975, quando foi dirigir a sucursal da Folha de S.Paulo no Rio de Janeiro, lançou a coluna "Jornal dos Jornais", considerada precursora na crítica sistemática dos meios de comunicação no país.
Eleições de 2018
Bandeira branca, amor. O presidente Michel Temer (MDB) desistiu de concorrer à reeleição e anunciou o seu apoio ao ex-ministro da Fazenda Henrique Meirelles (MDB).
Bandeira vermelha, amor. Saiba quem são os artistas, os intelectuais e os políticos que assinaram um manifesto em favor da candidatura de Guilherme Boulos (PSOL), coordenador do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST), à Presidência da República.
Ordem e progresso. Por decreto da Presidência da República, as Forças Armadas poderão ser empregadas para a garantia da votação e da apuração das eleições de 2018.
Por fraudes
O Banco Central (BC) decretou a liquidação extrajudicial da Gradual Investimentos, que já foi uma das principais corretoras independentes do país. Entenda o caso.
Custo de oportunidade
Eles até podem ser os queridinhos dos investidores, mas os COEs, ou Certificados de Operações Estruturadas, por sua complexidade e pelos seus altos custos de estruturação, não estão entregando tudo o que poderiam.
Grupo de CSAs
Ou Comunidade que Sustenta a Agricultura é uma nova forma de interação entre agricultores e consumidores da cidade. A proposta, que tem suas origens no Japão, está baseada na preocupação com o meio ambiente e com a qualidade dos alimentos que vão para as mesas das famílias.
Pena capital
Segundo os dados de um levantamento realizado pela Anistia Internacional, há uma evidente diminuição no número dos países que aplicam a pena de morte. Quais são os principais motivos para essa mudança de postura dos governos?
Ainda há dezenas de países onde a pena de morte permanece fortemente enraizada, como a China, o Irã, a Arábia Saudita, o Iraque e o Paquistão. Estes são os países que mais a aplicam.
Meditação e serrotes
A educação da geração millennial ainda é um desafio para os pais e para as instituições de ensino. A Gazeta do Povo, para contribuir com o debate público, trouxe nove exemplos inovadores de maneiras de ensino.
Contudo, engana-se quem pensa que inovação tem a ver, obrigatoriamente, com tecnologia. Para ela, há diferentes maneiras de provocar os alunos e fazer com que eles comecem a pensar “fora da caixinha”.
Na Itália
Já foi definido pela coalisão formada entre a Liga e o Movimento 5 Estrelas quem será o próximo residente do Palácio Chigi. Giuseppe Conte será o próximo primeiro-ministro da Itália. Conheça esse ilustre desconhecido da política italiana e os prováveis motivos da sua escolha.
Nos Estados Unidos
Ontem, o secretário de Estado dos Estados Unidos, Mike Pompeo, anunciou assertivamente a nova estratégia do país para o Irã. No entanto, a postura que será assumida pela União Europeia pode ser decisiva para o sucesso dos planos de Washington.
Na Venezuela
Sob a acusação de participação em conspirações econômicas, militares e políticas, o governo do ditador Nicolás Maduro expulsou diplomatas dos Estados Unidos.
Quer entender? Saiba quais são os erros que fizeram a Venezuela mergulhar em uma crise sem fim.
No Paraná
Será? Depois de dois anos sem reajuste, o funcionalismo paranaense deve receber pelo menos a reposição da inflação deste ano. O governo do estado e os sindicatos que representam a categoria estão em negociação.
Impasse. Outra negociação que até agora não seguiu muito tranquila é a que está acontecendo entre o governo Cida Borghetti (PP) e o Sindicato dos Permissionários das Centrais de Abastecimento do Paraná (Ceasa).
Em áudio. Eduardo Carmona, sócio da Gestor Político de Sistemas, afirmou que a empresa teria colaborado para as campanhas do ex-governador Beto Richa (PSDB) e do prefeito de Curitiba, Rafael Greca (PMN), por meio da disseminação de notícias falsas.
Em Curitiba
Agora vai? Um mutirão promete auxiliar os cidadãos que precisam corrigir erros em documentos. Confira as datas e condições do atendimento.
Sem esmorecer. O frio está mudando a rotina dos apoiadores do ex-presidente Lula (PT) que estão acampados no bairro Santa Cândida. O grupo está inclusive aceitando doações de roupas.
Por falar nisso. São várias as campanhas que estão arrecadando roupas e cobertores na capital paranaense para encarar o frio. Não deixe de contribuir.
Culpa de quem? É dura a conclusão de uma reunião entre os donos de bares e restaurantes de Curitiba e o secretário da Fazenda do Paraná, José Luiz Bovo: 70% dos vinhos e destilados consumidos em Curitiba são contrabandeados.
Um bom dia!
Moraes eleva confusão de papéis ao ápice em investigação sobre suposto golpe
Indiciamento de Bolsonaro é novo teste para a democracia
Países da Europa estão se preparando para lidar com eventual avanço de Putin sobre o continente
Em rota contra Musk, Lula amplia laços com a China e fecha acordo com concorrente da Starlink
Deixe sua opinião