Plenário do Senado: aliados de Rodrigo Pacheco vão comandar comissões.| Foto: Roque de Sá / Agência Senado
Ouça este conteúdo

Esse conteúdo faz parte da newsletter Bom Dia. Quer receber diretamente em seu e-mail, sem nenhum custo? É só clicar aqui e se inscrever.

CARREGANDO :)

Senadores concluíram nesta quarta-feira (8) os acordos para definir quem irá comandar as comissões permanentes da Casa. Foram eleitos os presidentes e vice-presidentes de sete colegiados; em todos eles, quem saiu vencedor foi o grupo governista ligado ao presidente reeleito Rodrigo Pacheco (PSD-MG). Mesmo ocupando parte significativa das cadeiras, a oposição foi excluída. Veja como ficaram as comissões.

Michelle em ação. A ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro deu início ao processo para atrair lideranças femininas conservadoras e “turbinar” o PL.

Publicidade

O fim da frente ampla. Durou pouco a frente ampla que ajudou a eleger o presidente Lula. Em pouco mais de dois meses, ele já perdeu o apoio de grande parte da chamada terceira via.

Política, Economia e Mundo

Presentes internacionais. Em suas gestões anteriores, o presidente Lula ficou com mais de 400 presentes de líderes estrangeiros. No atual mandato, o petista já coleciona acenos a ditaduras.

Explicações ao CNJ. Após ser alvo de pedidos de afastamentos, o novo juiz da Lava Jato em Curitiba, Eduardo Appio, terá de se explicar ao Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Giro pelo mundo. O presidente da França, Emmanuel Macron, anunciou um projeto para incluir o aborto na Constituição. Na China, empresas e investidores começam a deixar o país.

Infográficos Gazeta do Povo[Clique para ampliar]
Publicidade

Opinião da Gazeta

A lista tríplice para a PGR, a lei e a hipocrisia. Diz a Constituição que o procurador-geral da República precisa ser integrante do Ministério Público e ter 35 anos – nada mais que isso. Veja um trecho da opinião da Gazeta:

A não ser que os petistas tenham passado por uma epifania, o seu silêncio diante da afirmação de Lula é apenas a comprovação de que, aos seus, o PT permite absolutamente tudo, enquanto aos outros não permite nem mesmo aquilo que é facultado pela lei.

Leia o editorial na íntegra

O que mais você precisa saber hoje

PPPs, concessões e privatizações. Universalização do saneamento provoca corrida nos estados por investimentos privados

Desenvolvimento sustentável. Cultivo de grãos esgota a água do Cerrado? Justamente o contrário, mostra pesquisa

Publicidade

Mídia. Repórteres do New York Times criticam o sindicato por apoiar as críticas sobre a cobertura de casos trans

Arquivos do WhatsApp. “Podemos fazer todos tremerem nas bases com a nova variante”: governo britânico fez uso do medo para controlar população na pandemia

Colunas e artigos

Ilegalidades no decreto de armas. Deputados pedem pressa na votação do decreto de armas do Executivo. Cristina Graeml conversou com o deputado Paulo Bilyinskyj (PL-SP), que expõe ilegalidades no texto.

Marcel van Hattem mostra que a Gazeta estava certa e que Lula apoia o ditador Daniel Ortega.

Luiz Phillippe de Orleans e Bragança fala da reforma tributária e diz: quem perde e quem ganha?

Publicidade

Para inspirar

Transformação pela tecnologia. Transformar a vida de mulheres por meio da tecnologia é um dos propósitos do Tech Girls, negócio social que já impactou mais de 580 pessoas. Conheça a iniciativa.

Tenha um ótimo dia!