Bom dia!
Um levantamento realizado pelo Paraná Pesquisa indicou um empate técnico na preferência do eleitorado paulista. O ex-presidente Lula (PT), o governador Geraldo Alckmin (PSDB) e o deputado federal Jair Bolsonaro (PSC) estão em primeiro lugar nas intenções de voto em São Paulo. Confira os outros cenários que fizeram parte da pesquisa: sem Lula, possíveis candidatos petistas têm um mau desempenho.
Em espera. O ex-presidente Lula, condenado no caso do tríplex do Guarujá, vai ter que aguardar mais um pouco para ver analisado o seu pedido de habeas corpus pelo Superior Tribunal de Justiça. Com o objetivo de evitar a prisão do petista, a ação deve ser julgada em 06 de março.
Em viagem. Jair Bolsonaro não para de atualizar o seu eleitorado pelas redes sociais. Na fronteira das duas Coreias, o deputado federal atacou o socialismo e, em Tóquio, mostrou o “luxuoso” quarto de hotel em que está hospedado.
O pré-candidato à presidência também não deixou de responder as provocações do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso: ‘cérebro dele se deslocou para o intestino grosso’.
Para aumentar a incerteza. Descubra quem é Paulo Preto, o homem-bomba que pode implodir o PSDB.
7 medidas emergenciais
Contra o crime foram anunciadas pelo novo ministro da Segurança Pública. Veja a explicação (e as controvérsias) de cada uma delas.
Viva o rei!
Reunido em Brasília, o Movimento Monarquistas pretende, com um ciclo de palestras, divulgar as suas propostas e pedir a restauração da Monarquia no Brasil.
Discurso alinhado
Cada vez está mais organizada a “defesa” do auxílio moradia pela magistratura. Também o Ministério Público Federal entrou, ao lado dos juízes, na briga pelos seus privilégios. O Editorial da Gazeta do Povo lamenta:
Não é só para o Judiciário que o brasileiro olha com esperança no combate à corrupção: também o Ministério Público tem dado sua contribuição valiosa – sem a qual, aliás, o Judiciário não poderia fazer a sua parte. Mas juízes, promotores e procuradores parecem estar cegos pelo corporativismo quando passam a colocar tanto esforço na manutenção de privilégios imorais e de legalidade mais que questionável.
[Você pode receber nossos editoriais em áudio pelo WhatsApp. Para isso, clique aqui para adicionar o nosso contato (05541999573379) na sua agenda. Depois nos mande uma mensagem com a palavra EDITORIAL. Pronto! Você receberá nossos editoriais de segunda a sexta-feira.]
Atenção poupadores!
Guido Orgis explicou como algumas das propostas que têm sido apresentadas pelos pré-candidatos ao Palácio do Planalto podem acabar com a renda fixa e o Tesouro Direto.
E por falar em contas públicas... O cenário das contas do governo em janeiro de 2018 indicou uma melhora que, no entanto, é temporária e insuficiente para enterrar a necessidade por reformas e redução dos gastos públicos. É a análise de Ricardo Amorim.
Contra as fake news
O Whatsapp está testando um recurso que avisará quando uma mensagem for reencaminhada de uma mesma conversa ou de conversas diferentes.
“Uber da medicina”
O Conselho Federal de Medicina (CFM) publicou uma série de regras que regulamenta o funcionamento de aplicativos que conectam pacientes e médicos para a realização de consultas domiciliares.
Gigante no agro
Nascida da fusão entre as duas maiores companhias químicas do mundo, a Corteva, braço responsável pela área agrícola do grupo econômico, já nasceu multibilionária.
Cabeça nas nuvens
No oeste norte-americano, consideráveis investimentos têm sido realizados em pesquisas para o desenvolvimento da semeadura de nuvens. Há fazendeiros, no entanto, que defendem que a escassez de chuva em algumas localidades tem sido causada pelas “máquinas de fabricar nuvens”.
Código Florestal
Ontem, o Supremo Tribunal Federal decidiu pela constitucionalidade da maioria dos pontos do novo Código Florestal.
Em artigo, Rodrigo C. A. Lima já havia defendido a importância do STF combater a interminável insegurança jurídica que historicamente marcou as leis florestais.
Oscar sem lacre
A Gazeta do Povo realizará uma cobertura especial para o Oscar 2018. Os blogueiros Alexandre Borges e Rodrigo Constantino discutirão ao vivo a maior premiação do cinema.
Pela lei islâmica
Cristãos foram flagelados na Indonésia por participar de jogo infantil.
Maconha em casa
O Superior Tribunal de Justiça firmou o entendimento de que o cheiro de maconha e o nervosismo do suspeito constituem indícios suficientes para que policiais realizem uma busca na sua residência.
A força da vocação
Conheça a história do professor do interior de Gana que, sem computador, desenhou uma tela do Word no quadro para ensinar aos seus alunos. Confira as fotos!
Smart City Expo Curitiba
O Haus montou um consolidado do primeiro dia do Smart City Expo Curitiba e trouxe a programação do último dia do evento.
Não perca a entrevista exclusiva do arquiteto e engenheiro Carlo Ratti. O diretor do Senseable City Lab do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) afirmou que vai construir um pavilhão na Praça do Duomo, em Milão, durante a Semana de Design da cidade, e que pretende reproduzir as quatro estações do ano dentro de um mesmo espaço:
A intenção é trazer a natureza para a cidade e também poder criar microclimas, de ter a possibilidade de controlar a luz e o calor. Porque será cada vez mais importante, com a mudança climática, dominar essas habilidades. Mas como fazer isso usando apenas a energia do sol? É o desafio que vou mostrar.
A condenação de Carli
Considerado culpado pelo duplo homicídio com dolo eventual (quando se assume o risco de matar) de Carlos Murilo de Almeida e Gilmar Rafael Yared, o ex-deputado estadual Luiz Fernando Ribas Carli Filho foi condenado pelo Tribunal do Júri de Curitiba.
A pena foi estipulada em 9 anos e 4 meses de prisão (a sentença do juiz Daniel Surdi de Avelar pode ser ouvida na íntegra), mas, como Kátia Brembatti explica, o caso ainda vai se arrastar na Justiça por anos, antes de um desfecho.
A própria defesa do ex-deputado estadual já deixou claro que deve recorrer ao Tribunal de Justiça do Paraná. Já os advogados das famílias das vítimas afirmaram que consideram a pena imposta ao réu justa e que não pretendem recorrer.
Só ela
Conheça a deputada paranaense que é a única mulher entre as lideranças da Câmara dos Deputados Federais.
Preservação da memória?
Insegura e suja, a praça Tiradentes está perdendo sua força como um ponto turístico curitibano.
Campeãs no turismo
O Viver Bem fez uma matéria especial sobre Pontal do Paraná que, segundo o Ministério do Turismo, é a terceira cidade paranaense que melhor promoveu atividades turísticas em todo o estado. Confira quais são as duas primeiras!
Corrida de graça
O Guia Gazeta do Povo selecionou os circuitos que não cobram pelas inscrições em Curitiba.
Um bom dia!
Deixe sua opinião