Esse conteúdo faz parte da newsletter Bom Dia. Quer receber diretamente em seu e-mail, sem nenhum custo? É só clicar aqui e se inscrever.
O senador Marcelo Castro (MDB-PI), relator do Orçamento para 2023, protocolou nesta segunda-feira (28) a proposta de emenda à Constituição que visa bancar o Bolsa Família de R$ 600, a PEC fura-teto. A novidade em relação ao texto apresentado pela equipe de transição do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) está na definição do prazo de quatro anos para manter o custeio do benefício fora do teto de gastos. Confira os detalhes da proposta.
PT vai com Lira. O PT deve anunciar nesta terça-feira (29) o apoio à candidatura à reeleição do presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL). Entenda por que essa decisão pode ser o ponto de partida de uma nova etapa das relações de poder no Legislativo.
Copa do Mundo 2022
Brasil nas oitavas. Não foi fácil, mas o Brasil garantiu vaga antecipada nas oitavas de final da Copa do Mundo do Catar. Em um jogo truncado, a equipe brasileira venceu a Suíça por 1 a 0. Nesta terça começa a última e decisiva rodada. Veja quem entra em campo.
Política, Economia e Mundo
O silêncio da OAB. Advogados de todo o país têm cobrado providências do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) em relação a decisões abusivas do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Mesmo assim, a entidade mantém o silêncio.
Alta na inflação. Pela quinta vez consecutiva, o boletim Focus do Banco Central aponta alta na estimativa de inflação para 2022. Entenda os motivos. Em um relatório sobre as perspectivas para o país nos próximos dois anos, a OCDE recomendou reformas para aumentar o investimento.
Giro pelo mundo. Para captar divisas, o governo argentino restabeleceu o chamado “dólar soja” e, com isso, despertou críticas dos ruralistas do país. Na China, protestos contra a política Covid Zero ganharam força e escancaram a insatisfação popular.
Opinião da Gazeta
Uma CPI fundamental para o país. A iniciativa de deputados indignados com o “apagão” da liberdade de expressão que toma conta do Brasil já há alguns anos pode dar ao país uma oportunidade que tem lhe sido negada tanto pelos protagonistas desse apagão quanto por aqueles que teriam o dever de se colocar como contrapeso a eles. Veja um trecho da opinião da Gazeta:
Se essa CPI pode abrir os olhos daqueles que ignoraram as ameaças antidemocráticas em nome do antibolsonarismo, ela também pode reacender a esperança de todos aqueles que, sim, perceberam os abusos em curso, mas julgavam ser impossível frear os impulsos autoritários do STF e do TSE, ou já haviam perdido a fé nos seus representantes eleitos.
O que mais você precisa saber hoje
Saúde. OMS muda nome da varíola dos macacos para mpox, “para evitar comentários racistas”
Malware. Brasil segue como maior alvo de ciberataques na América Latina e aumento da pirataria preocupa
Colunas e artigos
Pelo fim da vacina obrigatória. Um ano atrás, órgãos governamentais norte-americanos ordenaram a vacinação obrigatória contra Covid-19 para profissionais de saúde. Agora, estados querem a revogação dessas medidas, como mostra o artigo de Joel Zinberg.
J.R. Guzzo mostra como traficantes e corruptos se tornaram as classes favorecidas por decisões do STF.
Em sua crônica, Paulo Polzonoff Jr. diz como Eduardo Bolsonaro curte a Copa do Mundo e tranquiliza o Brasil.
Para inspirar
Para cada país, um tempero. Para os apaixonados por cozinha, Copa do Mundo também é momento de descobrir ou revisitar os sabores de diversos países. Conheça os temperos típicos de alguns dos participantes do Mundial de Futebol.
Tenha um ótimo dia!
Governo pressiona STF a mudar Marco Civil da Internet e big techs temem retrocessos na liberdade de expressão
Clã Bolsonaro conta com retaliações de Argentina e EUA para enfraquecer Moraes
Yamandú Orsi, de centro-esquerda, é o novo presidente do Uruguai
Por que Trump não pode se candidatar novamente à presidência – e Lula pode