Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
E ainda: Gasolina mais barata

PEC dos precatórios é aprovada na Câmara. PF intima Bolsonaro a depor. STF começa a julgar passaporte da vacina

Plenário da Câmara dos Deputados aprovou em 1º turno PEC dos precatórios. (Foto: Marina Ramos/Câmara dos Deputados)

Ouça este conteúdo

Por 327 votos a 147, a Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira (14), em primeiro turno, a parte da PEC dos precatórios que havia sido alterada pelo Senado. Uma das mudanças feitas pelos senadores havia sido a vinculação de todo o espaço aberto com o subteto para o pagamento de precatórios ao Auxílio Brasil e à seguridade social. O objetivo é evitar que os recursos sejam utilizados com fins eleitoreiros ou emendas de relator. Saiba o que mais ficou definido.

Bolsonaro investigado. O presidente Jair Bolsonaro foi intimado pela Polícia Federal a prestar depoimento sobre o vazamento do inquérito sobre um ataque hacker ao TSE. Já o ministro Alexandre de Moraes, do STF, manteve o inquérito sobre a conduta do presidente em vincular vacinas contra Covid-19 à Aids.

Jurisprudência na pandemia. Desde o início da pandemia de Covid-19, o STF tem criado jurisprudências para se opor à gestão de Bolsonaro nessa área. Confira cinco decisões relevantes nesse sentido.

Política, Economia e Utilidade pública

Comprovante de vacinação. O plenário do STF começa a jugar nesta quarta (15) a liminar que exige a comprovação de vacina para entrada no país. O ministro Luís Roberto Barroso esclareceu que brasileiros vindos do exterior serão barrados caso não apresentem o comprovante.

Variante ômicron. Uma análise preliminar de pesquisadores da África do Sul indica que a variante ômicron do coronavírus é mais resistente à vacina, porém, parece causar casos menos graves da doença. E saiba qual doença registrou aumento no número de mortes devido aos lockdowns.

Gasolina mais barata. Depois de aumentos sucessivos, a Petrobras anunciou que vai reduzir o preço da gasolina para as distribuidoras a partir desta quarta-feira (15). Saiba de quanto será essa redução e qual a justificativa da estatal.

Giro pelo mundo. Um mês depois de anunciar um novo congelamento de preços, a Argentina registrou uma inflação de mais de 51% no ano. E entenda a relação delicada entre uma das gigantes da tecnologia, a Apple, e o governo da China.

Nossa visão  

STF e o “passaporte da vacina”. Desde a segunda-feira (13), os postos de fronteira brasileiros estão cobrando dos viajantes que pretendem ingressar no Brasil o comprovante de vacinação contra a Covid-19. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) enviou uma notificação sobre a exigência após decisão monocrática do ministro Luís Roberto Barroso, do STF. Veja um trecho da opinião da Gazeta sobre o assunto:

Se Barroso considera que as regras atuais apresentam “ambiguidades e imprecisões”, poderia pedir esclarecimentos ao governo, mas jamais decidir no lugar dele. Quando concede liminar determinando a exibição de comprovantes de vacinação, o Supremo – mais uma vez – atropela as competências de outros poderes.

O que mais você precisa saber hoje

Colunas e artigos

“Todo mundo vira conservador”. “Todo mundo vira conservador um dia”. A frase é do advogado e cientista político Fernando Conrado, convidado de Leda Nagle no Gazeta Entrevista. Na conversa ele falou sobre conservadorismo, eleições 2022 e por que não compactua com a esquerda.

Thaméa Danelon explica por que a anulação do processo de Sérgio Cabral é o início do fim da Lava Jato no Rio.

Para inspirar

Bolachas de Natal. Um quitute clássico de final de ano são as bolachas de Natal, decoradas com glacê, em formatos divertidos e açucaradas na medida certa. O Bom Gourmet ensina como preparar essas delícias, que podem ser um belo presente. Tenha um ótimo dia!

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.