Multidão se reúne em torno do carro de som onde Bolsonaro discursava, na Avenida Paulista, neste 7 de setembro. FOTO: Luisa Purchio/Gazeta do Povo| Foto: Luisa Purchio/Gazeta do Povo
Ouça este conteúdo

Esse conteúdo faz parte da newsletter Bom Dia, enviada por e-mail todas as manhãs para que você comece o dia bem informado. Quer recebê-la em primeira mão e sem nenhum custo? É só deixar seu e-mail abaixo:

CARREGANDO :)
Infográficos Gazeta do Povo[Clique para ampliar]

Enquanto acontecia a manifestação na Paulista no sábado (7), Dia da Independência, em que milhares pediram o impeachment de Alexandre de Moraes, a anistia aos condenados do 8 de janeiro e a defesa da liberdade de expressão, o presidente Lula e convidados ironizaram o protesto em um churrasco com ministros do STF no Palácio do Alvorada. 

Enquanto isso, a oposição se articulou e vai aproveitar o clamor das ruas para começar a semana no Congresso com a apresentação do pedido de impeachment contra Alexandre de Moraes e também espera avançar com a pauta da anistia aos presos do 8 de janeiro de 2023. Veja como fica a agenda do Congresso nas semanas que antecedem as eleições 2024.

Publicidade

Outros assuntos. Além do novo e mais robusto pedido de impeachment do ministro Alexandre de Moraes, endereçado já nesta segunda (9), governo e oposição vão medir forças em uma semana decisiva no Congresso antes da eleição. Pode ter bate-boca na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) com outros pedidos para reduzir os poderes do Supremo e muito mais. Temperatura está quente em Brasília; confira nossa cobertura completa.

Colunas e artigos

Roberto Motta defende que a Liberdade se escreve com X

Luís Ernesto Lacombe reflete sobre ninguém ser obrigado a cumprir ordem ilegal

Frases da semana

Geraldo Alckmin: "A democracia brasileira tem dívida de gratidão com Alexandre de Moraes"| Foto: Balão de diálogo adicionado sobre imagem de Fernando Frazão/Agência Brasil

Veja nossa seleção de frases da semana

Publicidade

Política, Economia e Mundo

Repercussão internacional. STF e Moraes estão imersos na política “até o pescoço”, diz Wall Street Journal

Ordem injusta. Desobediência civil: quando é legítimo contrariar uma ordem do Estado?

Bolsonaro x Marçal.“Lamentável”: Bolsonaro reclama de participação tardia de Marçal no 7/9

América do Sul. Desvendando a diferença: por que a renda per capita da Argentina é maior que a do Brasil

Opinião da Gazeta

Opinião da Gazeta sobre os brasileiros nas ruas pelo impeachment de Moraes.

Publicidade

"Chamar de “golpista” ou “antidemocrática” tal mobilização popular não passaria de um truque – este, sim, antidemocrático – para calar parte da sociedade e impedi-la de fazer uma reivindicação perfeitamente legítima."

Leia e íntegra do editorial da Gazeta

Para inspirar e divertir

30 anos de um clássico. O crítico André Barcinski avisou o time de Cultura da Gazeta que “Pulp Fiction” completou 30 anos. Em homenagem, Barcinski mostra como a obra-prima de Quentin Tarantino sobrevive como o exemplo perfeito de um tipo de cinema feito por um tipo específico de cineasta: o rato de videolocadora. Entenda e confira a homenagem.

Ótimo dia e excelente semana!