Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
E ainda: Precedente de Lula para Bolsonaro

PF e Abin vão investigar apagão. Gasolina volta a subir. Depoimento reforça tese de omissão governista

Energia elétrica
Apagão desta terça-feira (15) afetou 26 estados e o Distrito Federal. (Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil)

Ouça este conteúdo

Esse conteúdo faz parte da newsletter Bom Dia. Quer receber diretamente em seu e-mail, sem nenhum custo? É só clicar aqui e se inscrever.

Vinte e cinco estados mais o Distrito Federal foram afetados por um apagão na manhã desta terça-feira (15). Segundo o Operador Nacional do Sistema, uma ocorrência na rede de operação interrompeu a transmissão de 16 mil MW de carga. O Ministério de Minas e Energia informou que vai acionar a Polícia Federal e a Abin para investigar as causas e que nenhuma hipótese está descartada.

Rede menos robusta. Diante desse apagão, um dado importante: em 2023, a robustez da rede elétrica do país caiu ao menor nível em sete anos.

Precedente pró-Bolsonaro. O motivo que levou o STF a anular as condenações de Lula poderia, em tese, invalidar as investigações sobre as joias recebidas por Jair Bolsonaro. Entenda.

Política, Economia e Mundo

Nova alta na gasolina. Após segurar os preços e ameaçar o abastecimento, a Petrobras anunciou um novo aumento na gasolina e no diesel. A nova alta vai voltar a levar para cima as expectativas de inflação.

Omissão, desvios e agressões. O depoimento de um fotógrafo na CPMI do 8/1 reforçou a tese de omissão do governo Lula. Na CPI do MST, João Pedro Stédile foi confrontado sobre denúncias de desvios e agressões.

Eleição na Argentina. Mais votado nas primárias, Javier Milei propõe a dolarização da Argentina. Saiba como isso seria feito e entenda como as ideias do candidato refletem em suas propostas.

Opinião da Gazeta

Chantagem institucionalizada. A PGR defendeu a possibilidade de realizar acordos de não persecução penal com 1.156 réus do 8 de janeiro. Veja um trecho da opinião da Gazeta:

A confissão dos réus, estabelecida como condição para a não persecução penal, subitamente passaria uma borracha em todo o arbítrio, entregando de bandeja aos acusadores mais que uma saída honrosa: eles teriam o controle total da narrativa.

O que mais você precisa saber hoje

Colunas e artigos

A nova era da tirania. Estamos em um estado de guerra, onde o objetivo é que 1% domine a mente e a alma dos outros 99%. É o que sustenta o artigo de Cristina Martín Jiménez.

Rodrigo Constantino mostra que o Brasil voltou... e o apagão também.

Para inspirar e alegrar

Acessibilidade no campo. O primeiro trator agrícola acessível do mundo produzido por uma montadora foi lançado no Brasil. Conheça o equipamento destinado a pessoas com deficiência.

Tenha um ótimo dia!

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.