• Carregando...
Alexandre de Moraes
O ministro Alexandre de Moraes, do STF| Foto: Joedson Alves/EFE

Esse conteúdo faz parte da newsletter Bom Dia. Quer receber diretamente em seu e-mail, sem nenhum custo? É só clicar aqui e se inscrever.

A Polícia Federal cumpriu um mandado de busca e apreensão em dois endereços de Roberto Mantovani e de sua esposa, Andréia, em Santa Bárbara D'Oeste (SP). Ambos são investigados por supostas agressões ao ministro Alexandre de Moraes, do STF, no aeroporto de Roma. Moraes teria sido xingado, e um de seus filhos teria levado um tapa. O casal nega que tenha hostilizado o ministro.

Corrida eleitoral. O Instituto Gerp divulgou uma pesquisa sobre a eleição para a prefeitura de São Paulo em 2024. Segundo o levantamento, o deputado federal Guilherme Boulos (PSOL) lidera a disputa, com 26% das intenções de voto. Veja os números completos.

Dados de usuários. Após encaminhar para o STF um pedido de acesso a dados de seguidores de Jair Bolsonaro nas redes sociais, a PGR disse não investigar os usuários. Segundo o subprocurador Carlos Frederico Santos, o objetivo do pedido é "obter informações que permitam avaliar o conteúdo e a dimensão alcançada pelas publicações do ex-presidente em relação aos fatos de 8 de janeiro".

Política, Economia e Mundo

Reclamação contra Gabriela Hardt. O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) abriu um procedimento para apurar uma reclamação disciplinar contra a juíza Gabriela Hardt, que atuou na 13ª Vara Federal de Curitiba – responsável pelos processos da Lava Jato. A reclamação foi instaurada após um pedido ajuizado pelo empresário e ex-deputado Tony Garcia, que alega que a juíza teria agido com parcialidade.

Reforma tributária. Aprovado na Câmara dos Deputados, o texto pode triplicar a carga de impostos sobre serviços digitais. Com isso, preços de plataformas de streaming e de aplicativos – como Netflix, Spotify, Uber e iFood – podem aumentar. A reforma ainda precisa ser votada no Senado. Leia mais sobre o impacto da reforma em serviços digitais.

Giro pelo mundo. O ex-presidente dos EUA, Donald Trump, diz que foi notificado sobre a investigação criminal que pode tirá-lo das eleições de 2024. A Rússia afirmou que a continuação de exportações de grãos ucranianos sem a sua participação resultaria em "determinados riscos de segurança".

Opinião da Gazeta

Acompanhar políticos nas redes agora é "crime". Neste país onde já não se pode fazer afirmações – mesmo privadamente, em grupos reservados – que em outros lugares seriam o puro e simples exercício da liberdade de expressão, agora até mesmo o ato de seguir o político “errado” em uma rede social pode gerar problemas futuros. É a mensagem que a Procuradoria-Geral da República acaba de enviar. Leia um trecho da opinião da Gazeta:

Se a PGR é incapaz de explicar com clareza como o envio desses dados ajudará a investigação, não existe nenhum motivo para que o STF autorize uma violação massiva da privacidade de inúmeras pessoas que não são investigadas por nada.

Leia o editorial na íntegra.

O que mais você precisa saber hoje

Por receber doações. Moraes manda bloquear contas bancárias da filha de Oswaldo Eustáquio

Impasse. Megaembaixada chinesa barrada por vereadores acirra queda de braço entre Londres e Pequim

Cúpula Celac-UE. Polêmica sobre guerra frustra tentativa da Europa de cortejar Brasil e América Latina

Salário de até R$ 21 mil. Governo anuncia mais de 3 mil vagas em concursos públicos

Colunas e artigos

Direita é inimiga de si mesma. Em artigo publicado na Gazeta, Agustín Laje, licenciado em Ciências Políticas, afirma que a direita abandonou a luta pelas ideias após a Guerra Fria, tornando-se inimiga de si mesma. Laje defende que é preciso que a direita não tenha vergonha e seja, por definição, politicamente incorreta. Leia a íntegra do texto.

Marcio Antonio Campos comenta o acordo entre o Vaticano e a China.

Francisco Razzo fala sobre as consequências do governo Lula para a democracia brasileira.

Para inspirar

Água demais faz mal. O excesso de chuva varre os nutrientes para longe das plantas, prejudicando os jardins. Não há como controlar a quantidade de água que cai do céu, mas dicas elaboradas por HAUS te ajudam a minimizar os danos.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]