Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
E mais: o voto de Gilmar Mendes sobre o 8 de janeiro

PF não divulgou operação sobre facada em Bolsonaro. Ministério e polícias cumprem mandados contra suspeitos de ameaças a escolas

Adélio Bispo
Adélio Bispo teria tido a defesa paga pelo PCC segundo nova linha de investigação para facada em Bolsonaro, em 2018. (Foto: Polícia Federal/divulgação)

Ouça este conteúdo

Esse conteúdo faz parte da newsletter Bom Dia. Quer receber diretamente em seu e-mail, sem nenhum custo? É só clicar aqui e se inscrever.

Uma nova linha de investigação sobre a facada sofrida por Jair Bolsonaro em 2018, apontando uma suposta ligação entre a defesa de Adélio Bispo e o PCC, não foi divulgada pela Polícia Federal. Segundo documentos obtidos pela Folha de S. Paulo, a operação teria cumprido mandados de busca e apreensão em novembro do ano passado. Leia mais sobre o caso.

8 de janeiro. O general da reserva Marco Edson Gonçalves Dias, que era ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional, pediu demissão nesta quarta (19). A decisão ocorreu após a divulgação de imagens mostrando o ministro e outros integrantes do GSI dentro do Palácio do Planalto durante os atos de 8 de janeiro. Eles não aparecem atuando para conter os manifestantes, que depredaram não só o Planalto, mas também outros prédios públicos. Veja outras repercussões das imagens para o governo.

Substituto. Lula convidou o secretário executivo do Ministério da Justiça, Ricardo Cappelli, para assumir interinamente o GSI. Além de dar argumentos para oposicionistas, que questionam a atuação do governo nos atos de vandalismo de 8 de janeiro, o vazamento das imagens favoreceu alas da própria gestão que defendem que o GSI não deve ser chefiado por um militar.

Política, Economia e Mundo

Ataques em escolas. O Ministério da Justiça e polícias de cinco estados cumpriram, nesta quarta (19), dez mandados de internação provisória contra jovens suspeitos de ameaçarem atacar escolas. Os casos foram identificados em Santa Catarina, no Rio de Janeiro, em São Paulo, em Pernambuco e no Paraná.

Julgamento no STF. O ministro Gilmar Mendes votou, na noite desta quarta (19), para tornar réus 100 dos denunciados por envolvimento nos atos de 8 de janeiro. O voto de Mendes foi o quinto do plenário virtual. Falta apenas um para que a Corte forme maioria.

Giro pelo mundo O Parlamento Europeu aprovou uma lei para impedir que importações de matérias-primas e produtos como carne e soja gerem desmatamento em outros países. Os EUA aplicaram sanções a três juízes da Nicarágua que tiraram a cidadania de mais de 300 opositores à ditadura de Daniel Ortega.

Opinião da Gazeta

O vale-tudo ainda não terminou. O ex-juiz e senador Sergio Moro (União Brasil-PR) volta a entrar na mira de quem quer enterrar de vez a Lava Jato e seu legado. Veja um trecho da opinião da Gazeta:

É inaceitável que a PGR se preste ao papel de perseguidora por meio de uma denúncia completamente inepta, que erra na forma, erra no conteúdo e erra ao pleitear até mesmo uma perda de mandato, de forma completamente desproporcional.

O que mais você precisa saber hoje

Colunas e artigos

O futuro da humanidade é digital. Em um mundo digital, a área de inovação e tecnologia é, cada vez mais, crucial para o desenvolvimento de um país. Artigo de Elizeu Barroso Alves, professor da Uninter, avalia a atuação do governo Lula nesse setor.

Rodrigo Constantino fala sobre a divulgação das imagens do 8 de janeiro.

Daniel Lopez comenta a diplomacia brasileira.

Para inspirar

Design brasileiro ganha o mundo. De marcas consagradas a designers estreantes, projetos brasileiros dominam as programações do Salone del Mobile.Milano e do Fuorisalone, em Milão, na Itália. Conheça o trabalho dos expositores na reportagem de Sharon Abdalla e Fernanda Massarotto.

Tenha um ótimo dia!

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.