Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
E mais: Trégua no conflito do Oriente Médio

PGR contra viagem de Bolsonaro aos EUA. Trump pode impor tarifas ao Brasil. A derrota da fiscalização do Pix

PGR considerou que a viagem de Bolsonaro para posse de Trump nos EUA não é “imprescindível”, pois “pretende satisfazer interesse privado”. (Foto: Joédson Alves/EFE) (Foto: )

Ouça este conteúdo

Esse conteúdo faz parte da newsletter Bom Dia, enviada por e-mail todas as manhãs para que você comece o dia bem informado. Quer recebê-la em primeira mão e sem nenhum custo? É só deixar seu e-mail abaixo:

A PGR encaminhou a Alexandre de Moraes, nesta quarta-feira (15), um parecer em que se diz contrária à devolução do passaporte de Bolsonaro, para que ele possa participar da posse de Trump, na próxima segunda-feira. Entre as alegações está que não é de interesse público que ele esteja no evento. Veja o que mais disse a PGR.

Lawfare. Trump considera impor tarifas comerciais contra países que têm usado o sistema judicial a favor da esquerda, para perseguir adversários políticos, e isso inclui o Brasil. 

Enorme derrota. Mesmo apelando para o apoio de influenciadores e da própria EBC, o governo Lula não conseguiu conter a enxurrada de críticas nas redes sociais sobre a ampliação da fiscalização sobre o Pix. É que o barulho da oposição nas redes sociais foi grande, e a derrota do governo, também.

Política, Economia e Mundo 

Big Brother tributário

Ainda que bastante festejada nas redes sociais e pela oposição, a revogação da fiscalização do Pix não vai impedir o aumento e aprimoramento da fiscalização por parte da Receita Federal.

Papel da AGU?

Após a Meta anunciar a desativação da ferramenta de checagem de fatos, a Advocacia Geral da União notificou a empresa para que ela explicasse a mudança feita. O problema é que a AGU não tem competência para adotar medidas judiciais.

Conflito no Oriente Médio

Israel e Hamas aceitaram um acordo de trégua na Faixa de Gaza que, entre outras coisas, estabelece a libertação de dezenas de reféns mantidos em cativeiro pelo grupo terrorista palestino há mais de 15 meses.

Opinião da Gazeta 

Mesmo com vetos, Propag ainda é ótimo negócio para estados endividados. Governadores do Rio Grande do Sul, de Minas Gerais e do Rio de Janeiro, alguns dos estados mais endividados do país, reclamaram bastante dos vetos presidenciais a trechos de uma lei aprovada no Congresso Nacional, para a renegociação das dívidas dos estados, o Propag. Veja um trecho da opinião da Gazeta: 

Sem uma proibição legal dos velhos vícios, quem haverá de acreditar que o Propag terá resultado diferente de tantos outros programas de renegociação semelhantes, e que falharam no passado?.

O que mais você precisa saber hoje 

Colunas e artigos 

Los Angeles: os líderes não podem mais se ocultar atrás da mídia. Imagens assustadoras e poderosas [dos incêndios florestais], antes propriedade da mídia impressa e televisiva, agora circulam livremente em plataformas de mídia social como X, Facebook e Instagram. Leia o artigo de Soledad Ursúa, do City Journal.

Sergio Moro avalia a sensação de mal-estar com que o Brasil iniciou o ano, com a desconfiança no futuro do país e na capacidade do governo Lula em resolver os problemas do presente.

Jocelaine Santos diz que as pessoas não precisam, e nem podem precisar, que alguém determine o que elas podem ou não ver e ler nas redes sociais.

Para inspirar e alegrar 

Muito além das férias escolares: atividades precisam unir crianças e família. O recesso escolar, ainda que essencial para o descanso das crianças, interrompe a principal rede de apoio do século XXI: a escola. Nesse cenário, é fundamental planejar experiências e atividades que sejam enriquecedoras e compatíveis com a rotina familiar no período. Confira algumas dicas.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.