Esse conteúdo faz parte da newsletter Bom Dia. Quer receber diretamente em seu e-mail, sem nenhum custo? É só clicar aqui e se inscrever.
A economia brasileira segue em ritmo de crescimento. O IBGE anunciou nesta quinta-feira (1º) o resultado do Produto Interno Bruto (PIB) do segundo trimestre. O crescimento foi de 1,2% em relação aos três primeiros meses do ano, chegando assim ao quarto movimento de alta consecutivo. E mais: na comparação com outros 24 países, entre eles as maiores economias globais, o Brasil tem o quinto maior crescimento. Entenda o que motivou mais um resultado positivo.
Nova redução na gasolina. A Petrobras anunciou uma nova redução no preço da gasolina para as distribuidoras a partir desta sexta-feira (2), a quarta nos últimos dois meses. Veja de quanto será a queda.
Fim do teto de gastos? Instituído em 2016, durante o governo de Michel Temer (MDB), o teto de gastos públicos, principal âncora fiscal do país, parece estar com os dias contados. Veja como os principais candidatos à Presidência planejam acabar com o dispositivo.
Política, Economia e Mundo
Campanha presidencial. O TSE barrou a candidatura de Roberto Jefferson à Presidência pelo PTB. No lugar, o partido anunciou uma chapa com um padre e um pastor. Já a campanha do ex-presidente Lula (PT) decidiu repensar estratégias. Saiba o que muda. Veja ainda os números da nova pesquisa Datafolha.
Sem celular na votação. Já estava definido que o eleitor não poderá estar de posse do celular na cabine de votação. Agora, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu que, caso o eleitor se recuse a deixar o aparelho com o mesário, será impedido de votar.
Giro pelo mundo. Um brasileiro foi preso em Buenos Aires ao tentar atirar na vice-presidente argentina Cristina Kirchner. Entenda os motivos pelos quais a China odeia Mikhail Gorbachev e estuda seu governo até hoje.
Opinião da Gazeta
PIB continua avançando. Depois de um primeiro trimestre ainda marcado por ondas fortes de contágio da Covid-19, a normalização da atividade econômica mostrou que a indústria e os serviços estão ganhando força. Os dois setores foram os “puxadores” do crescimento de 1,2% no Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro neste segundo trimestre. Veja um trecho da opinião da Gazeta:
O resultado é animador, pois vem sobre uma base de comparação que já não é tão deprimida quanto as de tempos atrás, quando os efeitos da pandemia e das medidas restritivas ainda eram intensos, e avanços significativos acabavam não passando de um retorno a patamares anteriores ao caos econômico.
O que mais você precisa saber hoje
Pessoa física. Quem são os principais financiadores de campanhas até agora e para quem doaram
Covid-19. Universidades públicas continuam a perseguir quem não tomou todas as doses da vacina
Manifestações. Secretaria do DF detalha esquema de segurança para o dia 7 de setembro em Brasília
Entrevista. “A democracia morre nas sombras”: como a ditadura chinesa acabou com o jornal mais popular de Hong Kong
Colunas e artigos
A ruína do Estado Democrático de Direito. O advogado Murilo Varasquim faz parte da equipe jurídica que defende o empresário Luciano Hang, acusado de planejar um suposto “golpe contra a democracia”. Em entrevista a Cristina Graeml, ele fala sobre como o Estado Democrático de Direito está ruindo.
J.R. Guzzo mostra como o desprezo de Alexandre de Moraes pelo Ministério Público é cada vez mais evidente.
Leonardo Coutinho explica por que a alegação de Lula de que seu governo foi o que mais preservou a Amazônia é puro mito.
Para inspirar
Entre o remoto e o presencial. Após as mudanças causadas pela pandemia, o modelo híbrido — que não abandona o digital, mas considera o presencial — parece ser a preferência de muitos trabalhadores. Nesse cenário, veja como os escritórios se tornaram trunfo para as empresas.
Tenha um ótimo dia e um excelente fim de semana!
Milei x Lula: G20 promete confronto de visões que testará pragmatismo entre Brasil e Argentina
Efeito Milei: como as maiores empresas argentinas cresceram 130% no último ano
Ministro de Lula endossa xingamento de Janja a Musk: “Estava preso nas nossas gargantas”
A tática do PCC para evitar vazamento de informação no mundo do crime