Esse conteúdo faz parte da newsletter Bom Dia. Quer receber diretamente em seu e-mail, sem nenhum custo? É só clicar aqui e se inscrever.
Nesta terça (18), o ministro Alexandre de Moraes, do STF, votou para tornar réus cem denunciados pelos atos de 8 de janeiro. No mesmo voto, Moraes indicou que políticos de direita também podem ser responsabilizados criminalmente pelos atos. A conexão entre os denunciados e os políticos foi usada como justificativa para manter os casos no STF. De acordo com o voto, outras investigações em andamento na Corte averiguam se parlamentares instigaram manifestantes ou bancaram os custos da viagem e da estadia dos envolvidos em Brasília. Saiba quem são os políticos citados por Moraes.
Nova regra fiscal. O governo divulgou, nesta terça, a proposta do novo arcabouço fiscal, que substituirá o teto de gastos. O texto elenca 13 itens que poderão ficar de fora do limite de gastos do ano que vem. Veja quais despesas não seriam limitadas pela nova regra fiscal.
Impostos. Em busca de reforçar suas receitas, o governo federal pretende editar uma Medida Provisória para mudar uma parte da tributação que recai sobre empresas. A mudança, de acordo com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, poderia aumentar a arrecadação em até R$ 90 bilhões. Entenda o que deve mudar.
Política, Economia e Mundo
Nikolas Ferreira. O Ministério dos Direitos Humanos publicou uma nota técnica em que defende a investigação e possível cassação do deputado Nikolas Ferreira. O documento se refere a um discurso feito pelo parlamentar no dia 8 de março, em que o deputado colocou uma peruca loira e disse ser a "deputada Nikole". Por outro lado, ofensas homofóbicas ditas por André Janones, aliado de Lula, foram ignoradas.
Tributação de encomendas internacionais. O governo voltou atrás e desistiu de acabar com a isenção de impostos de compras internacionais de até US$ 50 feitas entre pessoas físicas. A justificativa era de que o benefício era usado indevidamente por varejistas chinesas, como Shopee e Shein, para sonegar impostos.
Giro pelo mundo. A Fox News vai indenizar a Dominion Voting Systems, que fabrica urnas eletrônicas, por comentários apontando uma suposta fraude eleitoral em favor de Joe Biden. O presidente da Rússia, Vladimir Putin, visitou regiões ucranianas anexadas por referendos considerados irregulares.
Opinião da Gazeta
A “paz” que Lula imagina é a Ucrânia subjugada. Em sua megalomania característica, Lula continua se achando capaz de conseguir colocar um fim no conflito entre Rússia e Ucrânia e, quem sabe, aumentar a relevância brasileira no cenário internacional – se na esteira disso vier um Nobel da Paz, obviamente o petista não reclamaria nem um pouco. Veja um trecho da opinião da Gazeta:
Ao criticar Zelensky e os ucranianos, que estão lutando pela própria sobrevivência, por 'não tomar a iniciativa de parar', Lula deixa claro que seu conceito de paz é a paz dos valentões, o mero apaziguamento.
O que mais você precisa saber hoje
Legislativo. Bancada liberal no Congresso se divide entre flexibilização e oposição a Lula
Imprensa. Governo brasileiro impediu que jornalistas fizessem perguntas ao chanceler russo Sergei Lavrov
Pressão. Após cobrança dos EUA e da União Europeia, Lula condena violação do território da Ucrânia
Manifesto. 11 entidades ligadas à comunicação defendem aprovação do PL das fake news
Colunas e artigos
Segurança alimentar. Em meio a novas invasões de terras pelo MST, artigo de Angela Gandra Martins, ex-secretária nacional da Família no governo de Jair Bolsonaro, comenta a produção de alimentos e a segurança jurídica no Brasil.
Luiz Philippe de Orleans e Bragança fala sobre o futuro da direita.
Paulo Uebel comenta a impunidade no Brasil.
Para inspirar
Completando o café. Na edição de ontem da newsletter Bom Dia te indicamos como preparar o cafezinho perfeito. Hoje, completamos a dica: o Bom Gourmet te conta como fazer um bolo de cenoura sem defeitos. Deu até água na boca!
Tenha um ótimo dia!
Lula vai trabalhar crise dos deportados internamente sem afrontar Trump
Delação de Mauro Cid coloca Michelle e Eduardo Bolsonaro na mira de Alexandre de Moraes
Crise do Pix, alta de alimentos e Pé-de-Meia mostram que desconfiança supera marketing de Lula
Tiro no “Pé-de-Meia”: programa pode levar ao impeachment de Lula; ouça o podcast