Os candidatos a presidente Jair Bolsonaro (PL) e Luiz Inácio Lula da Silva (PT)| Foto: EFE/Joédson Alves; Sérgio Dutti/PSB
Ouça este conteúdo
CARREGANDO :)

Esse conteúdo faz parte da newsletter Bom Dia. Quer receber diretamente em seu e-mail, sem nenhum custo? É só clicar aqui e se inscrever.

Os candidatos à Presidência entraram na última semana de campanha eleitoral do primeiro turno com estratégias traçadas para tentar conquistar os votos derradeiros. O presidente Jair Bolsonaro (PL) e seu comitê vão com uma aposta bem definida sobre as regiões que irão privilegiar, os temas dos próximos discursos e as abordagens a serem feitas nas últimas propagandas e inserções no horário eleitoral e nas redes sociais. Saiba como será.

Publicidade

E o Lula? Já o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) busca garantir o engajamento pelo chamado voto útil e a redução da abstenção do eleitorado diante da polarização com Bolsonaro. Veja como ele pretende fazer isso.

Terceira via e pesquisa Ipec. Enquanto isso, os candidatos que tentam furar a polarização vão em busca de votos na Região Sudeste. Nesta segunda-feira (26) foi divulgada uma nova rodada da pesquisa Ipec. Confira os números.

Política, Economia e Mundo

Violência na campanha. Dois possíveis casos de violência política no fim de semana estão sendo investigados, um deles no Ceará e outro em Santa Catarina. Para tentar prevenir violência no dia da eleição, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) está dialogando com órgãos de segurança.

Abusos do STF. Um grupo de delegados aposentados da Polícia Federal apresentou uma notícia-crime contra o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), por “abuso de autoridade”. Veja como abusos do STF repercutem em outros tribunais e alastram o ativismo judicial.

Giro pelo mundo. Em referendo, Cuba aprovou o Código das Famílias, que inclui o casamento gay e a “barriga de aluguel”. Entenda por que Vladimir Putin está pagando o preço pela guerra na Ucrânia e como pode ser a reação a um eventual ataque nuclear russo.

Publicidade
Infográficos Gazeta do Povo[Clique para ampliar]

Opinião da Gazeta

A liberdade de culto relativizada no STF. O ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal, restabeleceu em caráter liminar o mandato do vereador Renato Freitas (PT), de Curitiba, que havia sido cassado pela Câmara Municipal por quebra de decoro após protagonizar a invasão de uma igreja católica. Veja um trecho da opinião da Gazeta:

Por mais nobre que a luta antirracista seja, nem ela, nem nenhuma outra reivindicação justifica o atropelo a outros direitos como a liberdade de culto, nem a hostilização de grupos religiosos, mesmo aqueles que têm posição política mais definida – o que não é o caso da Igreja Católica.

Leia o editorial na íntegra

O que mais você precisa saber hoje

Promessas de campanha. Presidenciáveis prometem benefícios generosos sem indicar fontes de recursos

Publicidade

Meio ambiente. Amazônia do mundo ou do Brasil? O que os presidenciáveis propõem para o maior bioma do país

Eleição. Debate da Gazeta do Povo: candidatos ao Senado pelo Paraná elevam o tom

Exposição precoce. O ataque sexual às crianças: como a infância está sendo destruída

Colunas e artigos

A utopia socialista do altruísmo. Na utopia socialista, os problemas do mundo seriam resolvidos com altruísmo, mesmo que a justiça seja sacrificada. Uma sociedade assim poderia sobreviver? Artigo de Richard Fulmer usa uma leitura de Adam Smith para mostrar que não.

J.R. Guzzo analisa as instruções ambientais de uma Europa energeticamente falida.

Publicidade

Guilherme Fiuza mostra como o TSE garante o direito ao vexame.

Para inspirar

Clube de leitura resgata dignidade. Em 2020, a assistente social Andressa Cândido teve a ideia de acompanhar menores infratores de um centro socioeducativo por meio de um Clube da Leitura. Hoje já são 28 unidades envolvidas. Conheça o projeto que busca resgatar a dignidade de jovens.

Tenha um ótimo dia!

Infográficos Gazeta do Povo[Clique para ampliar]