• Carregando...
crescimento
Geração de emprego é um dos desafios presentes em diferentes regiões do país.| Foto: AEN

Esse conteúdo faz parte da newsletter Bom Dia. Quer receber diretamente em seu e-mail, sem nenhum custo? É só clicar aqui e se inscrever.

Falta de infraestrutura, desemprego, violência, educação e saúde são questões que afetam o Brasil como um todo e, por consequência, estão na pauta dos candidatos à Presidência. No entanto, há desafios mais acentuados conforme a realidade de cada uma das regiões brasileiras. Confira a seguir os temas que estão em alta nas diferentes regiões e quais são as propostas dos presidenciáveis relacionadas a eles.

Contagem pública de votos. Técnicos contratados pelo PL estão fazendo uma auditoria no sistema eleitoral. Saiba o que eles já levantaram. Um grupo de apoiadores do presidente Jair Bolsonaro vai defender nos atos de 7 de setembro a contagem pública de votos.

7 de setembro decisivo. Pelos lados do PT, a campanha de Luiz Inácio Lula da Silva vê a data como decisiva para a disputa presidencial. Veja como os opositores de Bolsonaro avaliam os possíveis efeitos eleitorais das manifestações.

Política, Economia e Mundo

Campanha presidencial. Em entrevista à Gazeta do Povo, Soraya Thronicke (União Brasil) se disse “enganada e decepcionada” com Bolsonaro. Entenda como a melhora da economia mexe com a campanha à reeleição do presidente e veja os números da nova pesquisa do Ipec.

Restrições a armas. Alegando risco de violência política motivada pelo início da campanha eleitoral, o ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF), suspendeu trechos de decretos do governo federal que tratam sobre armas. Veja o que muda.

Giro pelo mundo. Ministra das Relações Exteriores, Liz Truss foi eleita a nova primeira-ministra do Reino Unido. Saiba quem é a nova premiê. Mesmo depois da derrota no plebiscito, o presidente do Chile, Gabriel Boric, não desistirá de uma Constituição à esquerda.

Opinião da Gazeta

Chilenos rejeitam a nova Constituição. A rejeição do povo chileno ao texto destinado a ser a nova Constituição do país foi inequívoca: em um referendo no qual o voto foi obrigatório, quase 25 pontos porcentuais separaram o “rejeito” do “aprovo”, interrompendo o que seria a “brasileirização” do texto constitucional chileno. Veja um trecho da opinião da Gazeta:

A esquerda chilena desenhou uma Constituição à sua imagem e semelhança, com uma coleção infindável de direitos sem explicar ao certo como o Estado chileno seria capaz de cumpri-los – um roteiro que o Brasil conhece desde 1988 – e repleta de pautas identitárias, incluindo a legalização do aborto.

Leia o editorial na íntegra

O que mais você precisa saber hoje

Infraestrutura. Brasil tem de quintuplicar investimento em transporte. Quais as soluções dos candidatos

Pesquisa. Vacinação contra Covid-19 aumenta risco de inflamação cardíaca em adolescentes do sexo masculino, diz estudo

Benefício. Saiba o que muda com a nova lei do auxílio-alimentação

Gratuito para assinantes. Gazeta do Povo lança três ebooks contando a história da Independência do Brasil

Colunas e artigos

Leopoldina e a Independência. Quando Dom Pedro I proclamou que o Brasil deixava de manter qualquer vínculo com Portugal, Leopoldina se tornou a primeira imperatriz do Brasil. Tiago Cordeiro conta um pouco de sua história e diz por que ela foi decisiva para a Independência.

J.R. Guzzo questiona por que a enfermagem não pode ter piso salarial, mas na gastança do Judiciário ninguém mexe.

Guilherme Fiuza retoma o debate sobre os efeitos adversos da vacina contra a Covid-19.

Para inspirar

Transformação a distância. Conseguir uma boa formação profissional sempre foi um desafio para professores que vivem longe dos grandes centros. Mas, para muitos deles, a educação a distância mudou essa realidade. Conheça alguns casos.

Tenha um ótimo dia!

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]