Presidente Jair Bolsonaro questionou segurança das urnas eletrônicas.| Foto: Alan Santos/Presidência da República
Ouça este conteúdo
CARREGANDO :)

A terça-feira (19) foi de reações às suspeitas levantadas pelo presidente Jair Bolsonaro (PL) sobre a segurança do sistema eleitoral. O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luiz Fux, afirmou ter total confiança no processo e no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Deputados da oposição protocolaram no STF uma notícia-crime pedindo que Bolsonaro seja investigado. Quem também solicitou que a conduta do presidente seja apurada foram procuradores da República. Veja o que eles dizem.

Propostas dos militares. O TSE se manifestou sobre as propostas apresentadas pelas Forças Armadas e disse que elas foram devidamente analisadas. Saiba ainda quem são e como atuam os ministros do tribunal durante as eleições.

Publicidade

Base aliada. Parte dos aliados e estrategistas da pré-candidatura de Bolsonaro entendem que o discurso do presidente contra o sistema eleitoral não amplia os votos e pode até afastar apoios. Veja como foi a reação dos governistas.

Opinião da Gazeta

Voto, dúvida e desqualificação. A controvérsia sobre o voto eletrônico nas eleições de outubro já deveria estar devidamente encerrada há um bom tempo, mas os dois principais atores envolvidos na discussão têm se empenhado, cada um à sua maneira, em estabelecer uma verdadeira conversa de loucos. Veja um trecho da opinião da Gazeta:

A inquietação sobre possíveis vulnerabilidades tecnológicas ou falhas na governança do processo eleitoral é legítima, desde que exposta da forma mais precisa possível, apontando com clareza onde residem os problemas, para que eles possam ser analisados e levem a uma resposta que prime por essa mesma precisão.

Leia o editorial na íntegra

Política, Economia e Mundo

Mais queda nos combustíveis. A Petrobras anunciou que reduzirá, a partir desta quarta-feira (20), o preço médio da gasolina para as distribuidoras. Saiba de quanto é a redução. O governo ainda projeta para breve novas reduções nos preços do diesel e do etanol.

Publicidade

Propostas eleitorais. Com validade até 31 de dezembro deste ano, o Auxílio Brasil de R$ 600 deve ser tema da campanha eleitoral. Veja o que os presidenciáveis dizem sobre o assunto. Confira ainda o que a indústria propõe aos pré-candidatos para reduzir o custo da energia.

Giro pelo mundo. Mortes, incêndios e temperaturas recordes. Esse é o retrato do verão na Europa. A China prometeu medidas enérgicas caso Nancy Pelosi visite Taiwan. Crítica do desmatamento na Amazônia, a Alemanha é um grande vilão ambiental com suas usinas de carvão.

Opinião da Gazeta

O que mais você precisa saber hoje

Ministério da Saúde. Ação contra nota técnica no STF pode ser “cavalo de Troia” de grupos pró-aborto

Concursos. Cotas para transexuais da Defensoria Pública de SP são baseadas em estatística inflada

Publicidade

Impacto no bolso. Qual é o efeito da desaceleração da inflação no poder de compra do brasileiro

Ex-procurador. Área técnica do TCU isenta Deltan de irregularidades em gastos da Lava Jato

Colunas e artigos

A força mais autodestrutiva do mundo. Para Rich Lowry, do National Review, o movimento verde, obcecado pelo clima, é “a força de maior estupidez autodestrutiva no mundo de hoje, deixando um rastro de irracionalidade e desvario aonde quer que vá”. Entenda por que nesse artigo.

Thaméa Danelon mostra que, com as eleições em vista, há propostas importantes para serem votadas no Congresso.

Paulo Uebel questiona: por que focar nos meios se o que importa são os fins?

Publicidade

Para inspirar

Histórias de um narrador esportivo. Ogamar Linhares Júnior, ou simplesmente Linhares Júnior, tem uma história de 38 anos como narrador esportivo, 13 deles na Globo. Em entrevista ao UmDois Esportes, ele conta passagens divertidas com Galvão Bueno e Ayrton Senna e fala do desejo de retomar a atividade. Tenha um ótimo dia!

Infográficos Gazeta do Povo[Clique para ampliar]