Ouça este conteúdo
Um programa lançado nesta quinta-feira (17) pelo governo federal pretende injetar cerca de R$ 164 bilhões na economia nos próximos seis meses. Intitulado Programa de Renda e Oportunidade, o conjunto de medidas propõe aumentar o poder de compra dos brasileiros, “especialmente os de menor renda”, com ações como liberação do saque do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), antecipação do 13º salário para aposentados e crédito para microempreendedores. Confira os detalhes do programa.
Previsão para o PIB. O Ministério da Economia divulgou uma nova projeção para o Produto Interno Bruto (PIB) de 2022. A previsão de crescimento baixou de 2,1% para 1,5%. Entenda os motivos.
Mais emprego, menos dinheiro. Apesar do aumento no número de pessoas ocupadas e da queda do desemprego em 2021, os rendimentos reais dos brasileiros estão no menor nível desde 2012. Saiba por quê.
Política, Economia e Utilidade pública
Guerra na Ucrânia. Os presidentes dos Estados Unidos, Joe Biden, e da China, Xi Jinping, conversarão nesta sexta (18) sobre o conflito na Ucrânia. O presidente russo, Vladimir Putin, fez um discurso com ecos do Stalinismo. E com o isolamento econômico da Rússia, qual o futuro dos Brics?
Reforma ministerial. O presidente Jair Bolsonaro define até o final do mês a nova reforma ministerial. Veja quem deve sair para disputa das eleições e quem deve entrar. Saiba também quais segmentos do eleitorado têm feito o presidente crescer nas pesquisas.
Julgamento no STF. O Supremo Tribunal Federal (STF) acolheu um recurso do Ministério Público Federal (MPF) e revalidou provas obtidas mediante interceptação telefônica em uma investigação autorizada por Sergio Moro. Entenda as consequências da decisão.
O que mais você precisa saber hoje
Ação no Supremo. PGR quer que STF obrigue Congresso a prever pena de prisão em contratação por cor da pele
Câmara dos Deputados. Lira cria grupo para iniciar discussão sobre adoção do semipresidencialismo no Brasil
Colunas e artigos
Bicentenário da Independência. A soberania voltou como um tema fundamental da política moderna. E, justamente nesse momento, o Brasil abandonou uma agenda estratégica: as comemorações do Bicentenário da Independência. Artigo de Eduardo Matos de Alencar analisa por que isso é importante.
J.R. Guzzo explica por que a pandemia vai assolar a educação brasileira por muitos e muitos anos.
Luís Ernesto Lacombe questiona as razões que levaram à criação de uma comissão para revisar a lei do impeachment.
Para inspirar
Aulas gratuitas de inglês. No fim de fevereiro, Hikmat Daoud Hanna, de 88 anos, foi a uma tradicional feira em Curitiba e exibiu um cartaz oferecendo aulas gratuitas de inglês. A imagem ganhou as redes sociais e mudou a vida do idoso. O Sempre Família conta como tudo começou. Tenha um ótimo dia e aproveite o fim de semana!