Após a tentativa de golpe de estado que culminou na deposição e prisão do agora ex-presidente do Peru, Pedro Castillo, teve início nas redes sociais e na imprensa brasileira um movimento buscando alinhar o líder socialista ao conservadorismo. De um lado, antigos apoiadores brasileiros de esquerda, como o PT, apagaram materiais que os associavam ao golpista ou escolheram o silêncio.
Marxista, mas nem tanto
De outro, na TV, o comentarista Ariel Palacios disse que o Peru Livre, partido do ex-presidente, é marxista, mas Castillo, por se opor ao aborto e ao casamento gay, seria uma “fotocópia do presidente Jair Bolsonaro”. Quando o peruano venceu as eleições no ano passado, no entanto, a comemoração não veio do grupo de Bolsonaro. O próprio presidente eleito do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, disse, em 10 de junho de 2021, que “o resultado das urnas peruanas é simbólico e representa mais um avanço na luta popular em nossa querida América Latina”.
Quem é Fernando Haddad
Ex-ministro da Educação e ex-prefeito de São Paulo, Fernando Haddad foi o escolhido por Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para comandar o Ministério da Fazenda a partir de 2023, confirmando as especulações em torno da indicação dele. O presidente eleito foi questionado por jornalistas sobre qual será o perfil do ministro do Planejamento, que ainda será indicado e ele disse ser preciso que as pastas de Planejamento e Fazenda trabalhem juntas, que os ministros pensem juntos, para que não haja muita divergência ente os dois ministérios. Lula afirmou ainda não acreditar que a PEC fura-teto – chamada de PEC da Transição pelo gabinete do governo eleito – vá enfrentar dificuldades na Câmara dos Deputados, que nessa semana deve analisar o texto aprovado pelos senadores. Ele disse que fará "quantas conversas forem necessárias" para garantir uma maioria ampla, como a obtida no Senado.
IPCA subiu em novembro, segundo IBGE
O Índice Geral de Preços ao Consumidor (IPCA) subiu pelo segundo mês consecutivo e ficou em 0,41% em novembro, puxado pelos preços do setor de transportes, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). No acumulado de 2022, a inflação é de 5,13% e, nos últimos 12 meses, a alta do IPCA está em 5,9%. A alta de novembro foi menor do que a de outubro, quando o IPCA ficou em 0,59%, após três meses de deflação. O impacto veio, principalmente, do setor de transportes, que registrou alta de 0,83%, e dos alimentos e bebidas, cujos preços subiram 0,53% no mês. Segundo o IBGE, esses dois grupos representam 71% do IPCA de novembro. Dentro do segmento de transportes, a inflação foi influenciada pelo aumento dos preços do etanol (7,57%), da gasolina (2,99%) e do óleo diesel (0,11%). Também ficou mais caro comprar um carro novo (0,5%), contratar seguro de veículo (0,97%) e solicitar emplacamento e licença (1,72%). Por outro lado, as passagens áreas ficaram mais baratas em 9,8%, após duas altas nos meses anteriores, de 8,22% e 27,38%.
Imprensa livre ameaçada na AL
O diretor da Sociedade Interamericana de Imprensa (SIP), Michael Greenspon, alertou para a deterioração da liberdade de imprensa na América nos últimos sete anos e denunciou em entrevista à Agência EFE a situação em vários países da América Latina, especialmente Cuba, Venezuela e Nicarágua, onde "a única liberdade de expressão é a permitida pelo governo". Segundo ele até 2015, houve uma melhora da democracia e um relaxamento com a liberdade de imprensa, mas nos últimos cinco ou sete anos aumentou o autoritarismo no continente americano e pessoas que manipulam e fecham veículos de comunicação quando podem.
A opinião de Deltan Dallagnol, que afirma que é preciso discutir como impedir que mensalão e petrolão se repitam.
E o Bom Gourmet te ensina como calcular a quantidade de comida e bebia pra ceia. Confira.
Com Ramagem como único com foro no inquérito do golpe, juristas questionam julgamento no STF
Lira sobe o tom contra “tentativa de criminalizar” discursos de deputados e pressiona PGR
Podcast analisa o julgamento sobre o Marco Civil da Internet no STF
A maior ambição do pacote de improvisos do governo está na eleição de 2026
Deixe sua opinião