O Ministério da Economia publicou, nesta quinta-feira (30), uma nota informativa que aponta como a dívida pública brasileira tem ficado abaixo das projeções do mercado desde o início do governo, em 2019.
A divulgação é parte de um esforço da equipe de Paulo Guedes para mostrar que a situação atual e as perspectivas para as contas públicas do país são melhores que as apontadas por muitos economistas.
O documento é publicado no momento em que o Congresso discute, a menos de 100 dias das eleições, uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) para reconhecer estado de emergência no país e permitir despesas de quase R$ 39 bilhões fora do teto de gastos, principal regra fiscal do país.
Articulada com o Executivo, a PEC eleva em 50% o valor do Auxílio Brasil, dobra o vale-gás e cria um voucher mensal de R$ 1 mil para caminhoneiros autônomos.
Agro - Um projeto de modernização da lei de defesa agropecuária brasileira, construído em cooperação do governo com o setor privado, está prestes a ser aprovado pelo Congresso Nacional. E tem o potencial de incrementar a geração de empregos num segmento que já é responsável por mais de 27,5% do PIB.
Pelo PL 1.293/2021, de iniciativa do Executivo, já aprovado na Câmara e na Comissão de Agricultura do Senado, as agroindústrias deverão seguir um código de autocontrole da qualidade de seus produtos de origem animal e vegetal, como já acontece em boa parte dos países que competem com o agronegócio brasileiro.
Se aprovada, a lei deve desencadear a criação de 20 mil empregos represados somente nas cadeias de carne suína e de aves, em que o Brasil é 4º e o 1º exportador mundial, respectivamente.
O projeto cria, ainda, o Programa de Incentivo à Conformidade em Defesa Agropecuária, que vai exigir dos estabelecimentos o compartilhamento em tempo real de dados operacionais e de qualidade com a fiscalização agropecuária.
CPI do MEC - O podcast 15 Minutos quer saber: quais são as chances de instalação da CPI do MEC no Senado e quais seriam os senadores “escalados” para investigar as denúncias envolvendo o ex-ministro da Educação, Milton Ribeiro.
As assinaturas necessárias pra criação do grupo já foram coletadas e agora só depende do presidente da Casa, senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG). Para falar sobre esse tema, Márcio Miranda recebe o repórter da Gazeta do Povo em Brasília, Wesley Oliveira.
Na fila - Apesar da pressão da oposição para que o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), instale rapidamente a Comissão Parlamentar de Inquérito do MEC na Casa, existem outros quatro pedidos para criação de comissões aguardando na fila. E que, em princípio, teriam preferência.
Por isso, a base aliada ao presidente Jair Bolsonaro (PL) defende que a CPI que pretende investigar possíveis irregularidades no Ministério da Educação só tenha início após o "esvaziamento" da lista de outros pedidos já apresentados. Saiba mais acessando a editoria de República da Gazeta.
Filhos da pandemia - No Sempre Família, você confere uma lista com 5 dicas para reduzir atrasos de crianças nascidas durante a pandemia. Segundo especialistas, é normal que uma em cada seis crianças apresente atrasos no desenvolvimento de habilidades sociais e comunicativas. Bebês que vieram ao mundo de 2020 para cá, no entanto, têm as chances dobradas. Confira!
Moraes eleva confusão de papéis ao ápice em investigação sobre suposto golpe
Indiciamento de Bolsonaro é novo teste para a democracia
Países da Europa estão se preparando para lidar com eventual avanço de Putin sobre o continente
Em rota contra Musk, Lula amplia laços com a China e fecha acordo com concorrente da Starlink