Ouça este conteúdo
Esse conteúdo faz parte da newsletter Bom Dia, enviada por e-mail todas as manhãs para que você comece o dia bem informado. Quer recebê-la em primeira mão e sem nenhum custo? É só deixar seu e-mail abaixo:
Tem eleição que o candidato perde nas urnas, mas ganha tanto em popularidade que dá para dizer que saiu vencedor. Nas eleições municipais deste ano, exemplos não faltaram. A começar pelo primeiro turno, quando Pablo Marçal (PRTB) se catapultou na política.
Neste segundo turno, dá para escolher um representante da Direita e um da Esquerda em que eles perderam, mas saíram ganhando.
Em Curitiba, Cristina Graeml (PMB) não tinha tempo de TV, e não era apontada para avançar na disputa. Surpreendeu. A jornalista conservadora afirmou que os eleitores colocaram a candidatura dela como “antissistema”. Leia a matéria completa para saber como Cristina Graeml fez história em Curitiba.
Esquerda. Do outro lado, apesar da lavada que levou para Ricardo Nunes (MDB), não dá para dizer exatamente que Guilherme Boulos (Psol) sofreu uma grande derrota na carreira. Na falta de outros nomes, ele segue em alta na esquerda. Entenda por que Boulos não saiu de cabeça baixa.
Com o Rei na Barriga. Gilberto Kassab é outro que saiu ganhando. Isto sem nem ter concorrido. O "patrão" do PSD certamente dormiu com um sorriso de orelha a orelha após encerrar o segundo turno com cinco capitais sob gestão, ao lado do MDB.
Já o PL de Bolsonaro levou quatro e PT teve que se contentar com apenas uma - e quase perdeu.
Só que no total de prefeituras pelo Brasil, o PSD levou 887 prefeitos à cadeira, 22 a mais que o MDB. Agora, no segundo turno, estes foram os eleitos:
Colunas e artigos
Luciano Trigo analisa como o segundo turno confirma vitória do Centrão e crise da esquerda
Carlos Alberto Di Franco reflete que a eleição foi um não à agenda identitária
Luis Ernesto Lacombe aponta que o Brasil ainda procura um partido realmente conservador
Mais das eleições 2024
Perfil. Apoiado por Ratinho Jr: Quem é Eduardo Pimentel, o prefeito eleito de Curitiba. Também do PSD
Belo Horizonte. Outra capital na mão do PSD: como foi a reeleição de Faud Noman
Porto Alegre. Sebastião Melo vence Maria do Rosário por ampla margem
Goiânia. Em disputa à Direita, Sandro Mabel é eleito prefeito de Goiânia; candidato de Bolsonaro perde
Demais resultados. Acesse os resultados de todos os municípios com segundo turno
Frases da semana
Opinião da Gazeta
Opinião da Gazeta do Povo: A realidade arromba a porta, mas Lula insiste em não ver
"Difícil acreditar em cortes substanciais no gasto público, muito menos em reformas macroeconômicas de efeito duradouro, enquanto Lula insiste em classificar todo gasto como “investimento”"
Para inspirar e se divertir
Os melhores filmes de Morgan Freeman. Aos 87 anos, Morgan Freeman é um ícone do cinema. André Barcinski, nosso crítico, sabe muito bem disso e fez uma seleção de filmes disponíveis no streaming para você ver, rever e homenagear este gênio das telas.
Ótimo dia e excelente semana!